Como fazer um teste de questionário infalível

Maria Luísa Andrade
Como fazer um teste de questionário infalível

Para que a sua pesquisa de mercado conquiste os resultados esperados e forneça os dados que você está precisando para tomar decisões com segurança, é muito importante que você teste o questionário antes de enviá-lo para os seus respondentes.

Confira então quais são os principais pontos que você precisa avaliar e testar antes de enviar um questionário:

1. Revisão de texto

Um questionário de pesquisa de mercado precisa transmitir credibilidade ao respondente. Assim, erros de português causam uma má impressão em qualquer leitor e comprometem a autoridade do autor.

Comece lendo o seu questionário do início ao fim, sem se preocupar com o formato de perguntas e alternativas. Leia como se estivesse lendo um texto qualquer e se atente aos erros de concordância, pontuação, digitação, acentuação, gramática etc.

Lembre-se também de, sempre que necessário, explicar termos em inglês ou técnicos.

2. Lógica

O recurso de lógica, ou de salto no questionário, serve para direcionar os respondentes para diferentes caminhos com base nas respostas que eles dão ao longo da pesquisa.

Se a sua pesquisa possui lógica, percorra todos os caminhos possíveis e verifique se não há nenhum erro de programação.

3. Objetividade e clareza dos enunciados

Agora releia mais uma vez a sua pesquisa, mas dessa vez leia apenas as perguntas de cada questão. Os enunciados estão claros? Os entrevistados vão entender o que você quis dizer com aquela pergunta? Há uma forma mais objetiva e direta de fazer a mesma pergunta?

E o mais importante: a pergunta é imparcial? Ao construir os enunciados do seu questionário de pesquisa, certifique-se de que você está deixando o respondente livre para expressar a sua opinião e não está sendo tendencioso de alguma forma.

Por último, verifique se a ordem das perguntas faz sentido. Uma boa estratégia é deixar sempre juntas todas as perguntas relacionadas a um mesmo tema, e só então passar para outro assunto.

4. Alternativas das respostas

Desta vez, você vai reler o questionário e se atentar às alternativas de resposta em cada pergunta. No caso de perguntas únicas, confira se você está dando todas as opções possíveis para aquela resposta. Quando as alternativas estão incompletas, o respondente se vê obrigado a marcar qualquer opção e isso gera uma distorção dos dados. Verifique se não é o caso de incluir alternativas como “outros”, “nenhum” ou “não sei”.

Outro erro comum, em perguntas únicas, é deixar o respondente com duas opções possíveis para marcar. Por exemplo, imagine que você quer saber há quanto tempo os funcionários trabalham na empresa. Se as alternativas são: “há menos de um mês”, “de um a três meses”, “de três a seis meses” e “mais de seis meses”, quem trabalha há três meses marcaria qual das opções?

Aproveite também para checar se você está utilizando o melhor tipo de pergunta para cada questão. Por exemplo, se você estiver utilizando uma questão aberta, questione-se se ela tem necessidade de ser mesmo aberta, ou se poderia ser fechada.

Para entender melhor sobre isso, não deixe de ler nosso post sobre questões abertas. Em questões em que as respostas são números ou datas, lembre-se de utilizar esse tipo de resposta.

Recomendado para você: Conheça os tipos de pergunta e quando usar cada um na sua pesquisa de mercado

5. Fotos e vídeos

Se seu questionário possui fotos e vídeos, teste o link do vídeo e assista-o até o fim, e veja se a foto está mesmo abrindo.

6. Respostas obrigatórias

Você pode selecionar quais questões do seu questionário serão obrigatórias e quais não serão. Os entrevistados poderão pular aquelas que não estiverem marcadas como obrigatórias, sem respondê-las. Verifique se a marcação de respostas obrigatórias está correta de acordo com a sua necessidade.

7. Texto de abertura

É sempre agradável quando o questionário começa convidando de forma amigável o respondente a dar sua opinião e contextualizando-o do tema da pesquisa. Verifique se o seu questionário tem um texto de abertura.

8. Personalização de questionário

Na Plataforma de Pesquisa, é possível personalizar o questionário com cores, logomarca e mensagem de encerramento customizada. Não se esqueça verificar se o seu questionário está do jeito que você gostaria.

9. Peça para outra pessoa testar

Esse, provavelmente, é o item mais importante do teste. Quando nós mesmos criamos alguma coisa – seja uma pesquisa, um texto ou uma peça gráfica – nosso olhar e nosso cérebro ficam “viciados” e não conseguem identificar os possíveis erros que ali estão.

Por isso, podemos reler diversas vezes a mesma frase e não vamos perceber o erro de digitação. Ou ainda, na nossa cabeça, aquele enunciado está totalmente claro, mas quando outra pessoa lê, não consegue entender exatamente o que está sendo dito.

Para garantir que não passe nenhum erro no seu questionário, peça para que alguém que não estava envolvido no processo de criação e que não conhece os objetivos da pesquisa teste o seu questionário.

Depois que estiver tudo certo, envie a sua pesquisa e aguarde. Em alguns instantes você irá começar a receber os primeiros resultados e poderá acompanhar a coleta em tempo real.

Importante saber

Sempre que você realizar uma pesquisa no Painel Opinion Box, seu questionário será revisado pelo nosso time de especialistas para garantir que ele está em conformidade com os termos de uso do nosso site.

Avaliaremos se algum dos conteúdos do questionário vai de encontro a nossa política de conteúdo e também a clareza e a relevância do questionário. Caso haja alguma forma de deixar o seu questionário mais eficaz, nós também poderemos ajudá-lo.

Se houver alguma necessidade de alteração, nosso time de especialistas entrará em contato com você por email. Caso contrário, seu questionário seguirá automaticamente para coleta.

Também poderá gostar de: