Se você acompanha nosso blog, sabe que nós compartilhamos muitas dicas para criar o seu questionário. São posts que vale a pena você ler antes de criar sua pesquisa, pois mostram os erros imperdoáveis que você não pode cometer, o que você não pode esquecer antes de lançar a sua pesquisa e muitas outras informações imperdíveis.
Mas se você está sem tempo para explorar todo o conteúdo que o blog oferece, nós preparamos um resumo com 20 dicas resumidas para você:
1. Problema de pesquisa
Antes de começar a criar o seu questionário, defina o seu problema de pesquisa, ou seja, aquilo que você está procurando saber com a sua pesquisa.
2. Tamanho do questionário
Quanto maior o questionário, maior a chance do entrevistado abandoná-lo antes de terminar de responder. Por isso, avalie a necessidade de cada uma das questões e certifique-se de que todas são realmente relevantes.
3. Perguntas imparciais
Ao construir as suas perguntas, certifique-se de que você está sendo imparcial. Por exemplo, se você quer saber se as pessoas gostam de refrigerante, o enunciado não pode ser: “o quanto você adora refrigerante?”, pois ele supõe que todo mundo adora refrigerante, o que não é verdade.
4. Enunciados objetivos
Além de tomar cuidado para não ser tendencioso, é preciso também ser objetivo e claro nos seus enunciados. Faça perguntas simples e diretas, que sejam fáceis do seu entrevistado compreender.
5. Erros de português
Não cometer erros de português não é apenas uma dica de pesquisa de mercado, mas uma dica pra vida. Erros gramaticais, de ortografia ou até mesmo de digitação causam uma péssima imagem e tiram a credibilidade do conteúdo que está sendo lido. Por isso, revise o texto do seu questionário e, na dúvida, recorra a outras pessoas, ao dicionário, à gramática ou ao Google.
6. Linguagem
Acertar a linguagem do seu questionário também é muito importante. O tom de uma pesquisa com jovens para falar sobre séries de TV é diferente do tom que você vai usar em uma pesquisa com o público interno de um escritório de advocacia. Por isso, tenha em mente o perfil dos respondentes da sua pesquisa na hora de criar um questionário.
7. Alternativas de resposta única ou múltipla
Ao utilizar perguntas com respostas únicas ou múltiplas no seu questionário, avalie bem as alternativas de resposta. Se você quer saber a renda mensal, por exemplo, verifique se todas as faixas salariais possíveis estão cobertas nas suas alternativas. Se quer saber com que frequência a pessoa faz compras pela internet, lembre-se de ter uma alternativa “não faço compras pela internet”. Opções como “outros”, “não se aplica” e “nenhuma das anteriores” são uma ótima opção para garantir que todos os cenários sejam cobertos. v
8. Perguntas abertas
As perguntas abertas são fundamentais quando queremos que o entrevistado dê uma resposta com suas palavras. Você pode, por exemplo, para ele justificar por que deu uma nota em uma pesquisa de avaliação. Por outro lado, as perguntas abertas são mais difíceis de serem analisadas e por isso devem ser usadas com parcimônia.
9. Tipos de pergunta
Além das perguntas abertas, únicas ou múltiplas, existem outros tipos de pergunta que você pode utilizar no seu questionário. Ao variar os tipos de pergunta você deixa seu questionário mais atrativo e interativo pra quem responde, aumentando a taxa de retorno, e ainda facilita a análise dos dados da sua pesquisa.
10. Textos entre as perguntas
Nos questionários do Opinion Box, é possível incluir pequenos textos entre as perguntas. Este recurso facilita para que você interaja com o seu entrevistado quando precisar dar uma explicação adicional ou introduzir um novo assunto no questionário.