Pesquisa de mercado, enquete e quiz: qual a diferença?

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado, enquete e quiz: qual a diferença?

Existem diversas formas de interagir e ouvir a opinião do seu público-alvo. Pedir para que eles respondam questionários online, por exemplo, é uma ótima forma de saber o que eles pensam e também de manter um bom relacionamento.

Mas existem diferentes formas de se fazer isso, e é importante entender como elas funcionam, qual o objetivo e quando usar cada uma delas.

Por isso, hoje vamos falar da diferença entre pesquisa de mercado, enquete e quiz.

Quiz

Mulheres que nasceram na década de 80 se lembram bem dos testes da revista Capricho. Eram questionários que a gente respondia para saber, no final, que tipo de namorada você era ou se sua melhor amiga era mesmo confiável.

Hoje, esse tipo de teste invade as nossas timelines a todo momento. São questionários que vão nos ajudar a descobrir qual cidade do mundo mais combina com a nossa personalidade, qual vilão de seriado seríamos e outras questões de suma importância.

Esses testes são também conhecidos como quiz e se diferenciam das pesquisas de mercado e das enquetes por apresentar algum resultado no final. Ou seja, de acordo com as respostas que você fornece, você se encaixa em um ou outro perfil. Existem também quiz que testam seu conhecimento sobre determinado assunto. Nesse caso, você tem que acertar o maior número de respostas para pontuar bem ao final do teste.

As pesquisas de mercado e as enquetes, por outro lado, não possuem resposta certa. São questionários que querem apenas saber a sua opinião e você pode respondê-los sem medo de errar.

Apesar de normalmente não ter validade científica ou qualquer metodologia por trás, os quiz são uma forma muito divertida e eficiente de interagir com seu público. Experimente, por exemplo, fazer um quiz com os seguidores das suas redes sociais.

Se você trabalha com turismo, pode fazer um quiz para indicar qual praia brasileira combina com o participante. Se é do segmento de moda, você pode testar os conhecimentos sobre as tendências de verão 2016/2017.

Os quiz costumam gerar engajamento alto pois, além de divertido, as pessoas compartilham os resultados e indicam para os amigos.

Enquetes

Enquetes são pesquisas curtas, normalmente com uma única questão. Seu objetivo é ter uma indicação da opinião das pessoas sobre determinado assunto.

Diferentemente da pesquisa de mercado, as enquetes também não possuem validade estatística nem qualquer metodologia por trás. Ou seja, você não pode tomar como verdade os resultados de uma enquete. Eles servem apenas para gerar engajamento ou para dar um norte do que as pessoas pensam sobre algum tema.

As enquetes são muito usadas por veículos de comunicação para colher a opinião das pessoas sobre um tema polêmico. Na maioria dos casos, ao responder a enquete, o entrevistado imediatamente tem acesso ao resultado geral.

Pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado também podem ser utilizadas para gerar engajamento. Mas o maior objetivo é ouvir a opinião do seu público-alvo e tomar uma decisão com base em informação.

As pesquisas de mercado são muito utilizadas por empresas em todo o mundo. Com elas, é possível avaliar a satisfação dos consumidores, entender seus hábitos de consumo e medir como está a imagem de sua marca, além de vários outros tipos de pesquisa.

Para fazer uma pesquisa de mercado, é necessário definir um problema de pesquisa e, em seguida planejar a sua pesquisa.

Outra diferença da pesquisa de mercado é que, neste caso, você define a amostra e o perfil dos participantes. Se você já leu algum post de resultados de pesquisa, pode reparar que a gente sempre descreve quem foram as pessoas que participaram. Essa é a descrição da amostra daquela pesquisa.

Nas pesquisas de mercado, não existem respostas certas e erradas. É importante que o entrevistado se sinta à vontade para emitir sua opinião livremente. Você também precisa estar preparado para lidar com as respostas, que podem ser contrárias às suas ou ainda conter avaliações negativas à sua marca ou produto.

Por trás de uma pesquisa de mercado, existem técnicas e metodologias para garantir a confiabilidade dos dados. Além da amostra, que elimina quem não atende o perfil, é possível medir se o entrevistado está dando respostas verdadeiras. No nosso Painel de Respondentes, por exemplo, nós verificamos os CPFs dos usuários cadastrados e utilizamos outros métodos de auditoria.

Fazer uma pesquisa de mercado certamente é mais complexo do que fazer uma enquete ou um quiz, mas nem por isso precisa ser complicado.

Aqui no blog nós temos diversos posts e materiais que ajudam você a criar a sua pesquisa sozinho, e também temos um time de especialistas em pesquisa de mercado pronto para te ajudar.

Também poderá gostar de: