O passo a passo para planejar sua pesquisa de mercado

Daniela Schermann
O passo a passo para planejar sua pesquisa de mercado

Se você acompanha o nosso blog, já sabe que fazer uma pesquisa de mercado online não é tão difícil quanto parece. Mas, assim como praticamente qualquer ação que você executa no dia a dia da sua empresa, o sucesso ou o fracasso da sua pesquisa vai depender principalmente de um item básico: o planejamento.

Criar uma pesquisa de mercado requer tempo, atenção e algum investimento. Mas todo o esforço terá sido em vão se você não tiver traçado um objetivo claro e elaborar um plano de ação para todas as etapas anteriores e posteriores à pesquisa propriamente dita.

Se isso está parecendo complicado para você, fique tranquilo. Você vai ver logo abaixo que é bem mais simples do que você imagina. Basta seguir as nossas dicas:

Definição do problema

Antes de começar a fazer a sua pesquisa de mercado, você precisa definir com clareza quais são os seus objetivos com aquela pesquisa. O problema é aquilo que você está procurando saber, uma necessidade real de informação, que normalmente pode ser resumida em uma pergunta, como por exemplo: “Por que as pessoas estão consumindo menos o meu produto?” ou “Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por isso?”.

Não comece a desenvolver uma pesquisa antes de definir o problema e tenha em mente que, caso você perceba nesta etapa do planejamento que existem muitos problemas que gostaria de investigar, talvez seja necessário realizar mais de uma pesquisa. Misturar diferentes temas e tentar responder todas as dúvidas sobre o seu negócio em uma única pesquisa costuma não gerar bons resultados. Foque no que é prioridade neste momento e deixe os demais assuntos para uma próxima ocasião.

Cronograma, equipe e orçamento

Agora que você já entendeu o que você quer saber, precisa definir como. E tudo bem se o seu prazo é quarenta e oito horas, sua equipe é você mesmo e seu orçamento é zero. O que importa é ter consciência disso para saber como você vai dimensionar os seus recursos.

Prazo e orçamento definem pontos importantes da sua pesquisa, como o tipo de coleta e a ferramenta que você irá utilizar. Aqui no Opinion Box, por exemplo, você pode fazer pesquisas gratuitas por email ou por link. Mas se você tiver uma verba um pouco maior e quiser contar com suporte do início ao fim do projeto, pode contar com o nosso time de especialistas.

É nesta etapa também que você irá definir como você vai apresentar os resultados após a coleta dos dados. Caso queira fazer uma apresentação diferenciada, com infográficos, vídeos ou conteúdo nas mídias sociais, é importante já prever isso no seu orçamento e cronograma, pois se deixar para a última hora, é mais difícil transformar a ideia em realidade.

Definição da metodologia

Chegou a hora de definir a melhor forma de realizar a sua pesquisa. É neste momento que você irá decidir se a sua pesquisa será quantitativa ou qualitativa, se será presencial, digital ou por telefone, e se será feita com seus contatos ou utilizando um painel de respondentes.

Além disso, é aqui também que você vai decidir se irá fazer a pesquisa sozinho, através de uma ferramenta online, ou se vai contratar uma empresa para ajudá-lo. Em qualquer um dos casos, certifique-se de verificar a credibilidade do seu fornecedor, e lembre-se, aqui no Opinion Box, você pode fazer as suas pesquisas online das duas formas: sozinho, na nossa plataforma online, ou com nosso time de especialistas.

Recomendado para você: Dúvidas de pesquisa: “Posso fazer uma pesquisa com meus contatos e com um Painel de Respondentes?”

Realização da pesquisa

Finalmente, chegou a hora de realizar a pesquisa de fato. Como você planejou tudo direitinho até aqui, esta etapa vai correr sem maiores transtornos, dentro do prazo e do orçamento previsto. Caso tenha optado por fazer uma pesquisa online, não se esqueça de seguir o nosso checklist antes de enviar a pesquisa.

Análise dos resultados

A análise dos resultados, na verdade, é uma das etapas da realização da pesquisa, mas destacamos ela aqui pois ela é muito importante para que sejam planejadas as ações decorrentes da pesquisa.

O processo de uma pesquisa de mercado não pode terminar em um relatório com gráficos. É preciso que os resultados, mais do que dados, tragam decisões e ações baseadas em inteligência. Este é o propósito todo da pesquisa.

Assim, se na primeira etapa do planejamento você definiu um problema, aqui na análise você precisa ser capaz de encontrar uma resposta para ele. É isto que irá determinar se a sua pesquisa teve sucesso ou não.

Próximos passos

Se você encontrou as respostas para o seu problema, você precisa ir além, e definir quais serão os próximos passos para implementar as ações estratégicas que a pesquisa de mercado apontou para você.

Se você realizou uma pesquisa de satisfação, por exemplo, precisa identificar quais os pontos de maior reclamação do seu cliente e traçar uma estratégia para melhorá-los.

Isso implica, claro, em um novo planejamento, com novos objetivos, cronograma, orçamento e plano de ações, afinal, como já dissemos no começo do texto, quase nada é feito sem um bom planejamento.

Também poderá gostar de:

Questionários online: 7 recursos que você deveria estar usando Existem inúmeras vantagens em realizar pesquisas de mercado online. Mas para que você possa explorar ao máximo as vantag...
Pesquisa de mercado para agências: os tipos de pesquisa que sua agênci... Um dos mercados que mais se beneficiou do surgimento das pesquisas de mercado online foi o das agências de publicidade. ...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.