As perguntas essenciais em um questionário de pesquisa de mercado

Daniela Schermann
As perguntas essenciais em um questionário de pesquisa de mercado

Ao fazer uma pesquisa de mercado, é possível saber o que as pessoas pensam sobre sua marca, produto ou serviço. Você pode enviar seu questionário de pesquisa para seus clientes, seu público interno ou os consumidores em geral. Isso vai depender de quais são os objetivos da sua pesquisa.

Em qualquer um dos casos, você vai precisar criar um questionário de pesquisa de mercado. O tamanho do questionário e as perguntas dependem muito dos objetivos da sua pesquisa, mas existem algumas informações que são importantes em qualquer um dos casos.

Veja a seguir quais são as perguntas que não podem faltar em um questionário de pesquisa de mercado:

Informações de perfil

É preciso saber quem são as pessoas que estão respondendo à sua pesquisa. Não estamos falando de informações pessoais, como nome e número de documentos, mas sim o perfil dessas pessoas.

São pessoas mais velhas ou mais jovens? De classes mais altas ou mais baixas? No caso de uma pesquisa com os colaboradores da empresa, em quais setores elas trabalham? Essas informações podem ser muito importantes na hora de analisar os resultados e entender as respostas dos entrevistados.

É importante ter em mente que não é preciso incluir todas as perguntas de perfil em um mesmo questionário de pesquisa. As informações que você precisa vão depender do tipo de pesquisa. Por exemplo, em alguns casos, não faz a menor diferença se os seus entrevistados são homens ou mulheres. Mas, se o seu produto destina-se a algum desses públicos, essa informação faz toda a diferença.

Por isso, procure entender quais são as informações de perfil mais importantes para a sua pesquisa e não deixe de incluí-las no seu questionário. Eu recomendaria que não se gastasse mais do que três ou quatro perguntas com informações de perfil.

É interessante também que, ao analisar os dados da sua pesquisa de mercado, você também segmente os resultados pelas informações de perfil. Observe se as mulheres responderam às pesquisas diferentemente dos homens, ou se os mais jovens tem uma opinião oposta à dos mais velhos.

Vale lembrar também que, ao fazer uma pesquisa de mercado no Painel de Respondentes do Opinion Box, nós já entregamos juntamente com os resultados as informações de gênero, idade, região e renda.

Perguntas de escala

Um questionário de pesquisa de mercado tem como objetivo ouvir a opinião das pessoas. Para isso, é preciso que o questionário seja objetivo e imparcial. Quem está respondendo tem que se sentir à vontade para dar sua opinião.

Por isso, deve-se ter cuidado para não incluir perguntas tendenciosas em sua pesquisa de mercado.

Uma boa forma de não mostrar sua opinião sobre é utilizar perguntas de escala no questionário. Ao invés de criar alternativas de resposta, que podem trazer algum tipo de subjetividade, crie uma escala de 1 a 5 e peça para a pessoa avaliar.

Dessa forma é possível entender a opinião dos entrevistados e medir a intensidade de sua opinião. As perguntas de escala podem ser utilizadas em diferentes casos: Como foi o atendimento na loja? O que você achou do produto? Com qual frequência você costuma ir ao shopping? Você gosta de trabalhar nesta empresa?

São inúmeras situações em que a pergunta de escala se aplica. Lembre-se de incluir um texto que identifique o que os extremos da escala representam. Por exemplo: “Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 não gosto nem um pouco e 5 gosto muito, o quanto você gosta do blog do Opinion Box?”.

Entendendo as motivações

É importante entender quais motivações levaram o entrevistado a uma determinada resposta. Assim, se na pergunta de escala é possível entender a opinião do respondente, agora é hora de pensar em formas de explorar essa opinião.

É preciso saber por que o cliente não ficou satisfeito, por que ele prefere pagar suas compras com cartão de crédito ou por que ele não gostou daquela ideia de um novo produto.

Normalmente, essas são as respostas que vão fornecer os melhores insights, por isso, é preciso ter muita atenção em como formular essas questões.

Para entender as motivações, muitas vezes recorremos à pergunta: “Por que você deu essa nota na questão anterior?”. Esta é uma forma válida de aprofundar o tema, mas não é a única.

Se você quer entender os motivos que levam uma pessoa a não comprar em uma loja, pode criar uma lista com os principais motivos e pedir para ela escolher um. Lembre-se, nesse caso, de incluir a opção “Outros”.

Existem diversas formas de entender mais a fundo as respostas dos seus entrevistados. Se optar pelas perguntas abertas, lembre-se apenas que elas são mais difíceis de serem analisadas.

Outras dicas para seu questionário de pesquisa de mercado

Criar o questionário é uma das etapas mais importante da sua pesquisa de mercado. Por isso, tenha calma e cuidado ao criar as questões da sua pesquisa.

Tenha certeza que os enunciados das perguntas estão claros e que as alternativas de resposta estão cobrindo todas as opções possíveis. Nunca lance uma pesquisa de mercado em antes testar o questionário. O ideal, inclusive, é que uma outra pessoa, que não tenha participado do processo de criação, responda às questões.

Aqui no Opinion Box, o nosso time de especialistas pode revisar ou ajudar você a criar suas perguntas. Basta entrar em contato com a gente.

Por fim, não deixe também de baixar o nosso kit com tudo o que você precisa saber para criar um questionário de pesquisa.

As perguntas essenciais em um questionário de pesquisa de mercado  

Também poderá gostar de: