Estudo de mercado: o que é e como funciona?

Estudo de mercado: o que é e como funciona?

Se você quer entender o nicho de atuação do seu negócio de forma concreta e precisa, o estudo de mercado será um grande aliado. Afinal de contas, por meio dele você conseguirá obter dados extremamente importantes para traçar poderosas estratégias.

Além disso, você também conseguirá identificar possíveis ameaças e pontos de atenção para o seu negócio com o estudo de mercado.

Sendo assim, uma empresa só consegue se consolidar no mercado quando ele é analisado da melhor forma possível, ajudando nas tomadas de decisões importantes. E, para isso, o estudo de mercado é fundamental.

No entanto, para fazer um estudo de mercado de forma correta, é preciso atentar-se a alguns detalhes. Saiba a seguir o que é, a importância e o passo-a-passo completo de como executar um estudo de mercado com excelência!

O que é um estudo de mercado?

O estudo de mercado nada mais é do que o conjunto de pesquisas, análises, insights e reflexões a respeito do mercado de atuação de uma empresa.

Seu principal objetivo é compreender melhor como funciona esse mercado, identificando gargalos e oportunidades para aprimorar as estratégias de determinado negócio..

Sendo assim, para que um estudo de mercado tenha êxito, é fundamental que ele se apoie dos dados provenientes de uma pesquisa de mercado.

Qual a importância de se fazer um estudo de mercado?

Com o estudo de mercado, você consegue obter várias vantagens para a sua empresa. Afinal de contas, quanto melhor você conhece o seu mercado de atuação, com mais facilidade poderá tomar decisões importantes para o seu negócio.

Além disso, quando você conhece a sua persona e o seu público-alvo de forma aprofundada, você consegue direcionar as campanhas de uma forma mais estratégica.

Outros benefícios de realizar um estudo de mercado são:

  • Garantir maior vantagem competitiva;
  • Maior alcance do público-alvo ideal para o seu negócio;
  • Melhoria no posicionamento da marca;
  • Proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.

Em suma, o estudo de mercado irá possibilitar que o seu negócio atinja patamares mais altos e se consolide no seu mercado de atuação.

Quanto custa um estudo de mercado?

A resposta correta para essa pergunta é: depende. O valor de um estudo de mercado varia muito entre os diferentes tipos e segmentos de empresas.

Por exemplo, caso o seu negócio faça parte de um nicho muito específico, possivelmente o valor será um pouco mais elevado do que os demais, afinal de contas, o público-alvo também será mais difícil de segmentar.

Outros aspectos que interferem no valor de um estudo de mercado são:

  • A quantidade de entrevistas;
  • Auxílio de especialistas;
  • Prazo para a coleta das entrevistas;
  • Quem irá responder a sua pesquisa.

No entanto, considere esses valores como um investimento, e não um gasto. Afinal de contas, esse estudo será muito importante para crescer com o seu negócio.

Além disso, é muito importante escolher uma empresa especializada em pesquisa de mercado com boas referências para executar o seu projeto da melhor forma possível.

Como fazer um estudo de mercado?

Para realizar um estudo de mercado completo e efetivo, é necessário seguir alguns passos importantes para que tudo dê certo. 

No entanto, caso seja um estudo mais complexo, recomendamos que você faça uma pesquisa com a ajuda de especialistas

Confira a seguir o passo-a-passo completo para fazer um estudo de mercado..

1- Defina o problema de pesquisa do seu estudo

O primeiro passo é definir qual o principal objetivo do seu estudo de mercado. Em outras palavras, qual é o problema do seu negócio que você deseja resolver com esse estudo?

Existe uma infinidade de possibilidades de respostas para essa pergunta. Alguns problemas de pesquisa que você pode solucionar com um estudo de mercado são, por exemplo:

  • Melhorar os indicadores de satisfação;
  • Reduzir o churn;
  • Aumentar o faturamento;
  • Fazer um rebranding da marca;

Sendo assim, é importante ressaltar que o problema de pesquisa é o motivo pelo qual você irá buscar uma solução com o estudo de mercado. É como se ele fosse o alicerce do seu projeto de pesquisa.

2- Crie o questionário da pesquisa

Agora é o momento de criar o questionário que terá como base o seu problema de pesquisa.

Vale lembrar que essa é a etapa mais importante do seu estudo de mercado, pois é preciso muita atenção para que as perguntas sejam elaboradas de forma clara, estratégica e objetiva.

Recomendado para você:  7 erros comuns na hora de criar um questionário de pesquisa - e como evitá-los

Perguntas que dão margem para dupla interpretação podem trazer resultados distorcidos no final da pesquisa. Sendo assim, é importante evitar questionários muito longos e que abordem muitos temas diferentes, pois poderão confundir os entrevistados.  

Estudo de mercado: o que é e como funciona?

Modelo de um questionário de avaliação de propaganda, feito na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box.

Além disso, também existem ferramentas que tornam um questionário de pesquisa mais interessante. A utilização de recursos visuais como fotos e vídeos, por exemplo, trazem um formato mais dinâmico para o seu formulário.

3- Defina o seu público-alvo

Agora é a hora de definir quem fará parte do seu estudo de mercado, ou seja, o seu público-alvo. Afinal de contas, é preciso perguntar para as pessoas certas para obter respostas certas.

Por exemplo, caso a sua empresa seja especializada em produtos para mulheres, você não fará essa pesquisa com homens, correto?

Sendo assim, o ideal é recorrer a um painel de consumidores no qual você poderá segmentar o seu público-alvo para direcionar a pesquisa.

4- Defina a metodologia da pesquisa

A metodologia da pesquisa é basicamente a forma em que as respostas serão coletadas. Nesse sentido, você poderá optar por dois caminhos:

  • Pesquisa Quantitativa: valida estatisticamente uma hipótese. Esse tipo de pesquisa envolve um maior número de coleta de dados numéricos, o que permite que os dados sejam mais facilmente visualizados e interpretados.
  • Pesquisa Qualitativa: esse tipo de pesquisa explora as informações de uma maneira mais subjetiva. Sendo assim, é levado em conta o contexto, as particularidades e outros elementos não mensuráveis que fazem parte do ambiente da pesquisa e dos entrevistados.
Recomendado para você:  Pesquisa quantitativa e qualitativa: como fazer e utilizar cada uma

5- Analise os resultados

Essa é uma das etapas mais importantes deste processo. Afinal de contas, a análise de dados é o momento em que você irá organizar os resultados da sua pesquisa que trarão insights e possivelmente responderão ao seu problema de pesquisa.

Em uma pesquisa quantitativa, por exemplo, é muito importante organizar os dados de forma que eles fiquem mais fáceis de serem visualizados. O data visualization é uma boa opção para otimizar a apresentação de dados de pesquisa.

Já em uma pesquisa qualitativa, a análise de dados será um processo mais cauteloso. Para isso, é importante fazer o cruzamento de informações, associações e a sugestão de soluções criativas, por exemplo.

6- Escolha uma empresa especializada em pesquisa de mercado

De nada irá adiantar colocar todo esse processo em prática se você não escolher uma empresa de pesquisa de mercado confiável. 

Quando o assunto é pesquisa de mercado online, por exemplo, ele pode gerar desconfiança. Afinal de contas, duvidar de informações da internet é normal, ainda mais quando se trata de um assunto tão importante quanto dados de pesquisa de mercado.

Ainda assim, se a sua pesquisa online é feita com uma empresa confiável que segue os critérios de credibilidade, com processos claros de auditoria e checagem, pode ter certeza de que ela será totalmente confiável.

Mas então, como escolher esse tipo de empresa? Para analisar se uma empresa de pesquisa de mercado é realmente confiável, atente-se aos seguintes pontos:

  • Quais clientes essa empresa atende;
  • Qual o perfil do painel de consumidores da empresa;
  • Tempo de coleta e cronograma da pesquisa;
  • Suporte e atendimento.

Aqui no Opinion Box, nós contamos com diferentes soluções especializadas em pesquisa de mercado e customer experience, todas pensadas para atender qualquer tipo de negócio da melhor forma.

Na nossa Plataforma de Pesquisa, por exemplo, você pode criar as suas próprias pesquisas utilizando o seu questionário ou um de nossos modelos editáveis existentes.

Além disso, caso seja um estudo mais aprofundado, você poderá contar com a ajuda de nossos especialistas com as nossas Pesquisas Customizadas.

Se você deseja proporcionar uma experiência melhor para os seus consumidores, poderá contar também com a nossa Plataforma de Customer Experience.

Dê agora o primeiro passo para realizar o seu estudo de mercado! Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre as nossas soluções disponíveis.

 

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.