Empresa de pesquisa de mercado: como escolher a melhor para contratar

Pedro D'Angelo
Empresa de pesquisa de mercado: como escolher a melhor para contratar

As soluções de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, fáceis e baratas. Hoje, qualquer empreendedor, profissional de marketing ou consultor pode criar a sua pesquisa de mercado sozinho, sem sair da frente do computador. Basta escolher uma empresa de pesquisa de mercado online e fazer a sua pesquisa.

Mas é claro que essa decisão não é tomada de uma hora para outra!

Por mais fácil que esse processo possa parecer, é preciso ficar atento a alguns pontos. Por isso, hoje vamos mostrar como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online com segurança.

O que faz uma empresa de pesquisa de mercado online

Antes de escolher uma empresa de pesquisa de mercado online, é preciso definir o tipo de pesquisa, que você quer fazer. Qual é a solução que você está buscando? E que tipo de pesquisa deseja fazer?

Existem diversas soluções para você criar o seu questionário de pesquisa, levantar os dados que precisa ou receber análises completas sobre seus projetos.

Existem empresas que oferecem metodologias específicas de pesquisa online. Existem algumas opções de Painel de Respondentes. E existem também algumas soluções que oferecem diferentes modalidades em uma única solução. Analise qual é a sua necessidade e procure quais são as empresas que oferecem a solução que você procura.

Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado

Agora, além dos diferenciais mais tradicionais, como preço e tempo de mercado, destacamos aqui alguns outros pontos que vale a pena você ficar atento para não errar na hora de escolher uma empresa de pesquisa de mercado online:

1. Metodologia de pesquisa

A metodologia de pesquisa certa é o primeiro passo para escolher a empresa de pesquisa de mercado certa.

Empresas diferentes prestam serviços distintos, cada um com sua metodologia. O principal exemplo disso é se você precisa de uma pesquisa quantitativa ou pesquisa qualitativa. Nem toda pesquisa que oferece uma dessas metodologias de pesquisa também trabalham com a outra. Por isso, comece sua pesquisa para escolher a empresa certa aqui!

2. Carteira de clientes e cases de pesquisa

A carteira de clientes de uma empresa é uma das melhores formas de entender a experiência e a credibilidade que essa empresa possui. Normalmente, as marcas expõem em seu site os principais clientes. Este é um ponto que vale a pena levar em consideração. Se, além das marcas, houver depoimentos, melhor ainda.

Veja se são clientes conhecidos e o que eles dizem sobre a empresa. Se for possível, entre em contato com uma ou duas das empresas citadas e busque referência.

Cases de sucesso também são frequentemente listados pelas próprias empresas para auxiliar futuros clientes a tomar a decisão de compra. Busque cases para se inspirar e, mais ainda, entender melhor o que aquela empresa consegue entregar de resultados para seus clientes.

Aqui no Opinion Box, nossos clientes contam um pouquinho do que construímos juntos com projetos de pesquisa de mercado online. Leia aqui os cases de sucesso de pesquisa!

3. O perfil do Painel de Respondentes ou Painel de Consumidores

Se você vai contratar um Painel de Consumidores, é fundamental buscar entender qual o perfil dos consumidores que compõem esse painel. De nada adianta a empresa de anunciar que possui um painel com mais de um milhão de respondentes, se ela mal sabe dizer quais são as características desses respondentes.

Ao escolher uma empresa de pesquisa de mercado online que tenha um Painel, é preciso entender como ela recruta e mantém engajado os respondentes para o painel. Se você quiser fazer uma pesquisa cujo perfil seja semelhante ao perfil dos internautas brasileiros, você não poderá fazê-la em um painel que tenha 70% de homens da classe AB, pois esse será o perfil predominante nas respostas.

4. Confiabilidade e processos de auditoria

Toda e qualquer empresa de pesquisa de mercado online depende de sua credibilidade para sobreviver. Por isso, os processos de auditoria e checagem das entrevistas são muito importantes para garantir a veracidade das respostas.

No Painel de Respondentes do Opinion Box, por exemplo, todos os cadastros são realizados via CPF, que são checados na Receita Federal. As informações cadastrais são confirmadas e atualizadas ao longo das pesquisas. Nosso sistema conta também com outros sistemas de auditoria, como checagem de IP, conferência de data e horário do cadastro, conferência do email cadastrado e outros. Por fim, contamos com um sistema de verificação do preenchimento correto ao longo das pesquisas, como atenção e velocidade, dentre outros.

5. Tempo de coleta e cronograma da pesquisa

Agilidade é um grande diferencial que as pesquisas de mercado online trazem para seus clientes. Por isso, antes de contratar uma empresa de pesquisa de mercado online, verifique como é o cronograma do seu projeto de pesquisa. Não deixe de perguntar quanto tempo a pesquisa demora para acontecer. Desconfie de empresas com painel de respondentes que estipulam prazos de coleta muito longos.

6. Suporte e atendimento

Muitos tipos de pesquisa online podem ser feitos sozinho, sem que o usuário precise da ajuda de ninguém. Mas e se surgir uma dúvida? E se houver algum problema?

Procure avaliar quais são os canais de atendimento que a empresa oferece e pergunte antes qual o tipo de suporte e atendimento que você poderá contar durante o projeto.

Ficou com alguma dúvida? Converse com o time de especialistas do Opinion Box. Nós podemos te ajudar.

7. Pesquisa de concorrentes

Por fim, não deixe de fazer uma análise de concorrentes detalhada para tomar a decisão de escolher uma empresa de pesquisa de mercado.

Todos os pontos até aqui, se seguidos corretamente, vão ajudar a preencher as lacunas da sua análise da concorrência. Por isso, registre tudo e compare as vantagens e desvantagens de cada empresa que você conheceu nesse processo.

Caso tenha optado por conhecer melhor o Opinion Box depois de levantar todas essas informações, que tal avançarmos nessa conversa? Você pode agendar uma consultoria gratuita com nosso time de especialistas e conhecer a fundo, sem compromisso, nossas soluções de pesquisa de mercado online e customer experience.

É só clicar no banner abaixo para marcarmos uma conversa! Venha descobrir como podemos obter dados confiáveis e decisivos para o seu negócio.

Também poderá gostar de: