Como aumentar as respostas do seu questionário de pesquisa online – dicas para engajar e conquistar respondentes

Pedro D'Angelo
Como aumentar as respostas do seu questionário de pesquisa online   dicas para engajar e conquistar respondentes

Fazer uma pesquisa online é fácil, rápido e pode ser o caminho para conseguir informações riquíssimas sobre um público ou mercado. Com as ferramentas digitais, todo mundo pode criar o seu questionário de pesquisa e utilizar um Painel de Consumidores para conseguir suas respostas, por exemplo.

A ideia deste post é justamente te contar que recrutar pessoas para responder sua pesquisa não é difícil. 

É só continuar lendo para entender de uma vez por todas que fazer um questionário de pesquisa online é fácil e claro, como você vai encontrar as pessoas certas para responder sua pesquisa.

Por que fazer uma pesquisa online?

Antes de tomar qualquer decisão decisão, é importante ter dados e informações que vão te livrar de achismos e intuições equivocadas. Pesquisas de mercado e de opinião existem justamente para eliminar essas ideias e ajudar a concretizar as decisões ouvindo diretamente quem importa: seu público, seus clientes ou seu mercado.

Com um questionário de pesquisa online você consegue falar com uma infinidade de pessoas no Brasil, levantando respostas importantes para abrir um negócio, lançar um novo produto ou para ouvir o que seu consumidor pensa da sua empresa e quão satisfeito está com seus serviços.

Não é novidade nenhuma que a internet facilita a nossa vida em diversos aspectos. E quando falamos de pesquisa, pode acreditar que o meio digital também ajudou – e muito.

As ferramentas de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

Na prática, as pesquisas online são bem mais acessíveis que as pesquisas tradicionais. Além disso,  uma pesquisa de mercado online também é muito rápida de se fazer. Em poucos dias você consegue criar um questionário, enviá-lo para o público e consolidar os resultados!

Com quem você quer falar?

Antes de mais nada, preciso te perguntar: com quem você quer falar através do seu questionário de pesquisa online?

Definir o público-alvo é uma etapa inicial bem importante que vai definir a eficácia da sua pesquisa como um todo. Se você quer abrir um negócio voltado especificamente para mães, não adianta falar com homens ou com mulheres que não pretendam ter filhos. A respostas que seu questionário de pesquisa online levantar vão te guiar para a direção errada, caso se baseie na opinião de pessoas que não atendem aos critérios do seu projeto.

Por isso, antes mesmo de criar o questionário da pesquisa, tire um bom tempo para pensar no público-alvo que deve respondê-lo. Defina o problema da pesquisa e se pergunte: quem são as pessoas que vão me ajudar a resolvê-lo?

Como conseguir respostas para o questionário de pesquisa

Chegando até aqui, imagino que você tenha seu público-alvo bem definido e já esteja com o questionário de pesquisa online pronto. Agora é o momento de contratar um painel de respondentes para responder à sua pesquisa.

Contrate um painel de consumidores

Um Painel de Consumidores é base online de pessoas que se cadastram para participar de pesquisas de mercado. Caso sua pesquisa precise de resultados imparciais e representativos da sociedade ou de nichos e mercados específicos, essa é a melhor opção para conseguir respostas.

Imagine, por exemplo, quem vai testar uma novidade no mercado. Se você tem uma ideia genial e resolve testar a novidade com pessoas próximas, pode ser que elas se deixem influenciar pela sua opinião e deem opiniões enviesadas por isso. Afinal, seus amigos vão acreditar na sua ideia por gostarem de você e acreditarem no seu potencial, certo? Por isso, na maior parte das pesquisas, o ideal é entrevistas pessoas neutras no seu questionário de pesquisa online.

O Painel de Consumidores ainda permite que pessoas e empresas contratem pesquisas com públicos diversos. Pelo Painel conseguimos filtrar os respondentes por dados sociodemográficos, hábitos de compra/consumo, posse de itens e muito mais!

No Opinion Box, contamos com um Painel com mais de 150 mil consumidores prontos para responder pesquisas diversas. Eles estão em todo o Brasil e atendem a critérios sociodemográficos variados, além de terem hábitos próprios que podem ser desvendados por você!

Quer conhecer melhor o nosso Painel e tudo que você pode descobrir fazendo uma pesquisa por lá? Leia aqui para conhecer o público  responde às pesquisas do Opinion Box.

Se você pretende contratar um Painel de Consumidores para a sua pesquisa, nós temos a solução. Clique no Banner abaixo e se cadastre na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box. Nossa solução oferece tudo que você precisa para disparar e conseguir as respostas do seu questionário de pesquisa online. 

Também poderá gostar de: