Canais de comunicação: o que são e como definir os seus?

Danielle Salgado
Canais de comunicação: o que são e como definir os seus?

Seja qual for o seu tipo de negócio, definir os canais de comunicação é uma das principais etapas do planejamento estratégico. Afinal de contas, é a partir deles que grande parte dos seus clientes terão o primeiro contato com sua empresa.

No entanto, é importante que a definição dos canais de comunicação de uma empresa não seja feita sem basear-se em dados e estudos sobre as possibilidades existentes.

Pensando nisso, eu reuni neste post tudo que você precisa saber sobre os canais de comunicação de uma empresa e qual a maneira mais adequada de escolher os seus. Vamos lá?

O que são canais de comunicação?

Os canais de comunicação são os meios que as empresas utilizam para construir um relacionamento com os seus clientes. Nesse sentido, muitos consumidores iniciam a jornada do cliente a partir de um desses canais.

Nesse sentido, com a evolução da tecnologia nos últimos anos, surgiu a necessidade das empresas se tornarem omnichannel, ou seja, de terem todos os canais integrados para, assim, oferecer uma melhor experiência ao consumidor.

Existem os canais de comunicação tradicionais, como o telefone, por exemplo, mas existem também os canais digitais, que normalmente possibilitam o alcance de mais pessoas.

Na estratégia omnichannel, tanto os canais físicos quanto digitais tornam-se integrados e acabam se complementando.

Sendo assim, é importante avaliar quais são os canais de comunicação que mais se adequam ao seu negócio e ao seu público e, assim, escolher aqueles em que a empresa irá atuar. 

Qual a importância de definir os canais de comunicação?

Definir os canais de comunicação é basicamente mostrar para o seu público onde a sua empresa está presente.

Nesse sentido, escolher um canal de comunicação no qual o seu público não costuma acessar significa restringir o relacionamento com os seus potenciais consumidores e assim, dificultar o contato entre a empresa e o cliente.

Por exemplo, você tem uma marca em que o público-alvo é majoritariamente jovem e domina as atuais tecnologias. Não faz sentido escolher o telefone como o principal canal de comunicação da empresa uma vez que o seu público estará mais presente nos meios digitais.

Sendo assim, é muito importante entender quais são os canais de comunicação efetivos em que a sua empresa deve atuar. No entanto, vale ressaltar que os canais que você considera como efetivos podem não atingir o seu público na prática. 

Nesse sentido, é importante contar com a ajuda dos dados para facilitar a sua tomada de decisão. 

Como definir os canais de comunicação da sua empresa?

Bom, até aqui você já sabe que definir os canais de comunicação do seu negócio baseando-se somente em achismos não é o ideal, certo? Mas então, como fazer essa definição de uma maneira mais assertiva?

A seguir, você verá algumas ferramentas e práticas que auxiliarão na escolha dos melhores canais de comunicação para o seu negócio. Confira!

Faça uma análise do seu mercado

Primeiramente, é muito importante que você tenha domínio do seu segmento de atuação e, claro, do seu negócio como um todo.

Para isso, uma boa estratégia é fazer um benchmarking da concorrência. Assim, você poderá analisar em quais canais de comunicação os seus principais concorrentes estão atuando e entender se eles também serão viáveis para a sua empresa.

Além disso, outra forma de entender como o seu mercado de atuação está fluindo é analisar em quais canais de comunicação os principais influenciadores do seu segmento estão presentes. A partir disso, você terá mais uma comprovação de onde o seu público-alvo está.

Um exemplo disso na prática: caso o seu produto seja uma maquiagem, você poderá analisar onde as influenciadoras de maquiagem estão mais presentes: em quais redes sociais, programas de televisão, meios de comunicação impressa, entre outros.

Ao concluir que esse tipo de influenciadora está mais presente no Instagram, em revistas teen ou outros canais de comunicação, perceberá que há grandes chances do seu público também estar presente nesses canais.

Ainda assim, vale ressaltar que o benchmarking e a análise dos influenciadores da área são complementos para estudos mais aprofundados e concretos.

Conheça o seu público

Não tem como escolher um canal em que você irá se comunicar com o seu público sem conhecê-lo, não é mesmo?

Parece algo simples, mas conhecer o seu público de forma aprofundada não somente ajudará a escolher os melhores canais de atuação em que o seu negócio irá atuar, como também contribuirá para o planejamento estratégico da empresa como um todo.

Afinal de contas, você só conseguirá vender um produto ou serviço se conhecer o seu público e direcionar as suas estratégias para ele, não é mesmo?

Sendo assim, para entender melhor o seu público, é importante definir a buyer persona, público-alvo e Ideal Customer Profile (ICP). Além disso, ferramentas como o mapa de empatia, por exemplo, ajudarão a entender a sua persona de uma forma mais aprofundada.

Aplique o método Bullseye Framework

O Bullseye Framework é uma metodologia de growth hacking que auxilia na escolha dos melhores canais que devem ser utilizados para atrair mais clientes.

Na prática, o método apresenta 19 possíveis canais que podem ser utilizados para atrair clientes, que são:

  • Acordos e parcerias
  • Assessoria de imprensa
  • Palestras
  • Trade shows
  • Eventos próprios
  • Jogadas publicitárias
  • Publicidade offline
  • Publicidade online
  • Programa de afiliados
  • Engenharia de produtos e serviços
  • Plataformas existentes
  • Marketing de Conteúdo
  • Blog corporativo
  • SEO
  • E-mail marketing
  • SEM
  • Marketing viral
  • Comunidade
  • Vendas

 A partir disso, eles serão divididos em um alvo com “todos os canais”, “canais interessantes” e “canais mais eficazes”, sendo que nesses canais eficazes estarão os três mais promissores.

A ideia é distribuir os canais em camadas até chegar naqueles que mais se adequam ao seu negócio.

Faça pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado será uma das ferramentas mais importantes para definir os canais de comunicação do seu negócio. Afinal de contas, por meio dela, você conseguirá entender melhor o seu público-alvo com base em dados concretos.

Você pode, por exemplo, perguntar diretamente ao seu público quais são os canais de comunicação em que ele está mais presente.

Além disso, com a pesquisa de mercado, você conseguirá entender de forma aprofundada como é o perfil, hábitos e comportamento dos seus consumidores.

O Opinion Box possui uma Plataforma de Pesquisa, na qual você pode fazer a sua própria pesquisa de mercado online com um questionário próprio e acompanhar os resultados em tempo real. 

Se preferir, também pode optar pelas nossas Pesquisas com Especialistas, que serão acompanhadas do início ao fim pelo nosso time de Insights.

Caso você queira saber mais sobre as nossas soluções, é só clicar no banner abaixo para falar com um de nossos consultores.

Também poderá gostar de: