Boas práticas de email marketing: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Daniela Schermann
Boas práticas de email marketing: Pesquisa Opinion Box e Digitalks

Pelo segundo ano consecutivo, o Opinion Box e o Digitalks se uniram para avaliar como os profissionais de marketing de todo o Brasil estão executando suas estratégias de email marketing. O objetivo da pesquisa é entender se as boas práticas de email marketing estão sendo corretamente seguidas pelos profissionais da área.

Queda na utilização do email marketing

O primeiro dado surpreendente da pesquisa mostra a queda na utilização das campanhas de email marketing como parte da estratégia das empresas.

No ano passado, 73% dos profissionais entrevistados afirmavam utilizar a ferramenta. Em 2018 este número caiu para 58%, ou seja, uma queda de 15 pontos percentuais.

Além disso, o número de pessoas que já utilizou mas não utilizam mais passou de 17% para 26% e o número de pessoas que nunca utilizou aumentou de 10% para 16%.

Boas práticas de email marketing

E será que aqueles que utilizam o email marketing como parte da estratégia o fazem da forma correta? 9 em cada 10 responderam que conhecem e seguem as boas práticas de email marketing.

No entanto, assim como na edição da pesquisa de 2017, quando aprofundamos as perguntas, vemos que as respostas estão bem distantes do que de fato são consideradas boas práticas de email marketing.

Por exemplo, 78% dos entrevistados já enviaram emails em outros formatos sem ser HTML. Além disso, 67% enviam emails para listas sem autorização, 56% não descartam comprar mailing de terceiros e 42% já compraram.

A importância de seguir boas práticas de email marketing

As estratégias de email marketing podem ser muito eficientes para divulgar produtos, promoções e serviços, e para manter um bom relacionamento com o seu cliente. Para isso, no entanto, é preciso ter cautela, atenção e dedicação na hora de planejar e executar suas ações.

As boas práticas de email marketing incluem uma série de cuidados, como por exemplo utilizar conteúdo nas suas campanhas, e não apenas ofertas. A boa notícia é que 8 em cada 10 entrevistados afirmaram que utilizam conteúdo nas suas peças de email. Design e HTML responsivos também são fundamentais, já que muitos usuários acessam seus emails apenas pelo smartphone.

Uma boa forma de adotar as boas práticas de email marketing é se colocar no lugar do usuário. Ninguém gosta de acessar a caixa de emails e encontrar um monte de promoções que não te interessam, certo? Por isso, para não incomodar seus clientes, é preciso segmentar sua base de email de acordo com o tipo de peça que vai ser enviada.

De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados utilizam segmentações básicas da base, como gênero, idade e região. No entanto, nós sabemos que, muitas vezes, informações demográficas não são o suficiente para segmentar seus contatos. Apenas 51% dos entrevistados afirmam utilizar segmentações avançadas, por perfil, interesse e outras informações.

Dificuldades para seguir as boas práticas de email marketing

Será que é tão difícil assim seguir as boas práticas de email marketing? Para boa parte dos entrevistados, a dificuldade está na verba. 42% afirmam que não tem budget para melhorar suas estratégias e ferramentas.

25% dizem que a diretoria da empresa acaba dificultando a implantação das boas práticas. Além disso, 19% destacam que não possuem uma ferramenta de automação de marketing para ajudá-los nas ações.

Boas práticas de email marketing em pesquisa de mercado

Quem faz pesquisas de mercado por email precisa levar em conta as mesmas boas práticas de email marketing que qualquer ação de marketing.

Ao fazer uma pesquisa por email, é preciso ter atenção desde o preparo do mailing até a personalização da mensagem. Estes cuidados influenciam diretamente na taxa de retorno que você vai ter na sua pesquisa de mercado.

Outra forma de fazer a sua pesquisa de mercado é utilizando o Painel de Consumidores do Opinion Box. Nós temos mais de 150 mil usuários para responder à sua pesquisa e nos responsabilizamos por toda a gestão da pesquisa e os cuidados necessários com o envio dos emails.

Quer saber mais? Converse com a gente e obtenha dados exclusivos sobre o seu mercado, produto ou serviço.

Também poderá gostar de: