4 fatos que você precisa saber antes de fazer uma pesquisa por e-mail

Pedro D'Angelo
4 fatos que você precisa saber antes de fazer uma pesquisa por e mail

Se você quer saber a opinião dos seus clientes, prospects, colaboradores, pessoas que participaram do seu evento ou de algum outro público específico que você possui o mailing, pode fazer uma pesquisa por e-mail de forma simples e rápida.

Mas antes de disparar a sua pesquisa por email, veja algumas informações e dicas que você precisa saber:

1. A qualidade do seu mailing influencia os seus resultados

Ao adicionar uma lista de contatos que você já possui, é preciso conferir a qualidade daquele mailing. Mesmo tendo milhares de contatos, você precisa se certificar que eles não são endereços antigos ou inválidos. Não adianta gastar os seus envios de e-mail via Opinion Box se a maioria dos e-mails vão voltar. Também vale lembrar que a taxa de retorno de e-mails de pesquisa varia entre 1 e 5%.

2. O perfil do seu mailing também influencia seus insights

Como os respondentes da sua pesquisa fazem parte da sua própria base de contatos, você tem um conhecimento prévio das características daquele grupo de pessoas, o que pode te ajudar a ter insights mais precisos. Por outro lado, essa característica também tem seu lado negativo, que implica em algumas cuidados ao disparar a pesquisa.

Se o seu mailing é composto por amigos seus, por exemplo, as respostas que você vai conseguir serão muito parecidas e podem refletir muito o que você mesmo pensa. Assim, para pesquisas que devem refletir o pensamento da população de uma certa região e gerar uma amostra mais neutra, é melhor utilizar o nosso painel de respondentes – que consiste em pessoas de diferentes localidades, idades, rendas, etc.

Recomendado para você: Pesquisas de mercado e e-mail marketing: como garantir o sucesso unindo as duas coisas

3. Mensagem personalizada

Na hora de enviar a pesquisa por e-mail, você pode personalizar sua mensagem de abertura. A abordagem, nesse caso, pode ser mais pessoal, feita de acordo com o quanto você conhece e o que espera dos respondentes do seu mailing. Com isso, você pode aumentar a taxa de retorno e deixar o seu e-mail mais atrativo.

4. Reforçando o convite

Sua pesquisa está com poucas respostas? Mande um lembrete aos seus contatos. Enviando o questionário por e-mail, na plataforma Opinion Box você consegue reenviar o convite para quem ainda não respondeu. Os contatos são seus, a mensagem é personalizada com o que você quer dizer, mas o envio dos e-mails é feito pelo Opinion Box. Para saber como reforçar o convite por email, acesse nossa Central de Ajuda.

Também poderá gostar de:

Como criar um questionário de pesquisa infalível Seja em uma pesquisa por email, por link ou em um painel de respondentes, é muito importante ter atenção na hora de elab...
9 erros imperdoáveis na hora de fazer uma pesquisa de mercado Fazer uma pesquisa de mercado é bem mais simples do que você imagina! Descubra quais são os erros de pesquisa de mercado...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.