Pesquisas de mercado e e-mail marketing: como garantir o sucesso unindo as duas coisas

Pedro D'Angelo
Pesquisas de mercado e e mail marketing: como garantir o sucesso unindo as duas coisas

Fazer marketing por e-mail é uma alternativa barata e eficaz de mostrar o seu trabalho e criar uma relação saudável e de permissão entre seu negócio e seu público-alvo. Essa estratégia de marketing, além de aproximar e fidelizar prospects e clientes, também apresenta uma possibilidade de lucro sobre investimento bastante favorável. A ação de coletar as respostas da sua pesquisa por e-mail se trata basicamente de uma campanha de e-mail marketing e, portanto, deve ser pensada dessa forma.

Diante de tantas vantagens, é claro que implantar essa estratégia e confiar nela para alcançar seus resultados não seria tarefa fácil. Pensando nisso, já escrevemos aqui no blog os 4 fatos que você precisa saber antes de fazer uma pesquisa por e-mail.

Agora, vamos ver algumas dicas essenciais para ter um bom retorno quando optar por convidar os seus contatos a responder sua pesquisa dessa forma:

1. Nunca compre listas de e-mail

Comprar um mailing nunca é uma boa opção. Além de não ser possível garantir a qualidade da lista, você deve se lembrar que aqueles contatos não te conhecem. Como as pessoas por trás dos e-mails não optaram por receber uma mensagem com a sua pesquisa, é bastante provável que elas não se interessarão em responder seu questionário.

A compra de um mailing, então, se torna não só um investimento ruim como também uma forma de manchar sua reputação e irritar desconhecidos que poderiam conhecer sua marca de forma mais amigável em outra oportunidade.

Além disso, usuários que recebem e-mails indesejados podem acabar marcando a mensagem como spam. No caso do Opinion Box, nosso sistema já segue as boas práticas para impedir que sua mensagem não será automaticamente deletada por filtros de lixo eletrônico, mas é sempre bom tomar precauções para que seu nome não seja associado à temida caixa de spam.

Se você não tem respondentes para a sua pesquisa, ao invés de investir em uma listagem de email, opte por fazer uma pesquisa em um painel de respondentes.

Recomendado para você:  Quando fazer sua pesquisa de mercado com um painel de respondentes

2. Personalização é tudo

Todo o processo da sua pesquisa de mercado deve se basear em uma mesma palavra: personalização. Lembre-se dela na hora de definir e segmentar seu público-alvo, ao elaborar as perguntas do questionário e quando for enviar o link com a pesquisa.

Nessa última etapa antes da análise dos resultados, é importante manter uma boa relação com quem vai separar alguns minutos para responder à sua pesquisa. Como já dissemos que não adianta mandar e-mails para quem não te conhece, vamos partir para o próximo passo e pensar na melhor forma de falar com os contatos que você já tem.

Escrever uma mensagem de e-mail simpática e que fale diretamente para seu público são dicas essenciais para tornar seu e-mail mais atraente. Hoje, a maioria dos serviços de envio e gerenciamento de campanhas de e-mail possui também uma forma de cadastrar contatos com nome e sobrenome, para que as mensagens possam ser ainda mais pessoais.

3. Saiba a frequência certa para enviar seus e-mails

Ninguém gosta de ter a caixa de e-mail lotada por uma mesma pessoa. Pensando nisso, sua pesquisa também não deve chegar a todo momento para aqueles contatos que estão no seu mailing mas, por algum motivo, ainda não responderam o questionário. No Opinion Box, você tem a opção de reenviar o convite de pesquisa para quem já o recebeu anteriormente, mas é preciso usar esse recurso com prudência.

Só faça o reenvio depois de pelo menos alguns dias e, obviamente, apenas em casos em que seja realmente necessário – se você estiver já com um bom número de respostas ou puder optar por enviar o e-mail para novas pessoas, evite a opção de reenviar.

4. Como garantir que todos abram seu e-mail

Não existe garantia de que todos os contatos que receberam sua mensagem vão sequer clicar para abri-la. Se seu projeto de pesquisa possui uma meta absoluta de respostas ou um prazo muito apertado, é melhor analisar outra opção de coleta. Se você se encontra em uma situação assim, considere contratar um painel de respondentes.

5. Como fazer uma pesquisa por email no Opinion Box

Fazer uma pesquisa de mercado por email na plataforma de pesquisa do Opinion Box é muito fácil. Você vai precisar escolher um dos três planos do Opinion Box: Free, Basic ou Plus. No Plano Free, você pode criar gratuitamente questionários com até 10 perguntas e receber até 100 respostas por mês. Nos planos Basic e Plus você possui limites de utilização maiores e acesso a novas funcionalidades.

Quantidade de entrevistas e destinatários

Após criar o seu questionário, defina a quantidade de entrevistas que você quer receber. Se você definir uma quantidade de entrevistas, a sua pesquisa será desabilitada quando este número for atingido. Na opção “máximo de respostas”, a sua pesquisa fica ativa até que ela seja pausada por você.

Recomendado para você:  4 fatos que você precisa saber antes de fazer uma pesquisa por e-mail

Depois, é hora de adicionar os destinatários. Você pode inseri-los manualmente ou importar uma lista em formato .csv para a plataforma. Sua lista deve ter o email, nome e sobrenome, nessa ordem, em três colunas.

Mensagem de email

O próximo passo é configurar a mensagem que será enviada a seus contatos. Você pode usar a mensagem padrão ou escrever a sua própria mensagem. É possível adicionar o nome e/ou sobrenome dos seus contatos à mensagem e deixá-la ainda mais personalizada. Para isto, você deve possuir uma lista de contatos com estas informações preenchidas. Depois, basta inserir as tags [PrimeiroNome] e [Sobrenome] onde você gostaria que o nome fosse exibido na mensagem. Quando os e-mails forem enviados, substituiremos as tags pelas informações de seus contatos.

Confira se está tudo certo. Se desejar, você poderá alterar as configurações do seu envio. Quando estiver tudo certo, clique em “Enviar” e o Opinion Box fará o disparo dos e-mails aos contatos definidos por você.

Precisa de ajuda para fazer sua pesquisa de mercado? Converse com nosso time de especialistas.

Também poderá gostar de:

Perguntas abertas: usar ou não na sua pesquisa de mercado? Ao elaborar um questionário de pesquisa, existem diversas formas de torná-lo mais interessante para quem for responder e...
Como criar um questionário de pesquisa infalível Seja em uma pesquisa por email, por link ou em um painel de respondentes, é muito importante ter atenção na hora de elab...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail