Pesquisa sobre o comportamento de compra do consumidor mobile

Daniela Schermann
Pesquisa sobre o comportamento de compra do consumidor mobile

Frequentemente, o Opinion Box e o Digitalks se unem para realizar pesquisas de mercado sobre comportamento do consumidor, marketing e outros temas relevantes. Dessa vez, fizemos uma pesquisa sobre o comportamento de compra do consumidor mobile.

Esta é a segunda onda da pesquisa que foi realizada pela primeira vez em abril de 2017.

Veja a seguir os principais dados sobre o comportamento de compra do consumidor mobile, os insights para as empresas que querem conquistar mais consumidores móveis e o que mudou nos resultados do ano passado para cá.

Comportamento de compra do consumidor mobile

Entre aqueles que já realizaram uma compra via mobile, 89% destacam a praticidade como principal benefício, e 69% valorizaram a agilidade do processo.

Além disso, a pesquisa mostra também como o m-commerce influencia o comportamento de compra em lojas físicas. Um quinto dos entrevistados afirmaram que sempre pesquisam pelo celular o preço dos produtos que está interessado dentro da loja física. 36% fazem isso frequentemente, e apenas 6% dos entrevistados nunca fazem esse tipo de consulta.

A questão da segurança nas compras por smartphones e tablets ainda é importante. Apenas 4 em cada 10 entrevistados se sentem seguros realizando compras via mobile.

Mobile marketing

Quem quer investir em m-commerce também precisa ficar atento ao mobile marketing. Ou seja, é preciso se preocupar em como atrair visitantes e clientes para o seu site e aplicativo.

Um primeiro dado que a pesquisa traz em relação ao mobile marketing é sobre os emails. 35% dos m-consumidores abrem todos os emails no mobile e 33% abrem a maioria deles. Ou seja, preocupar-se com as boas práticas do email marketing no mobile é fundamental.

Além disso, a pesquisa mostrou que, apesar do Google ser utilizado por 9 em cada 10 m-consumidores para buscar informações sobre produtos, outros canais também ganharam relevância nos últimos 12 meses. Estou falando do WhatsApp, que hoje é utilizado por 52% dos m-consumidores para encontrar informações sobre produtos, e do Instagram, utilizado por 42% deles.

Além disso, ganhou relevância também o YouTube, apontado como canal de busca por 58%, e o Twitter, por 22%.

Outro ponto importante que a pesquisa traz é com relação ao investimento em mídia paga em redes sociais. 43% dos m-consumidores afirmam que já realizaram pelo menos uma compra a partir de um post patrocinado em redes sociais.

Por fim, a pesquisa mostra que promoções e cupons de desconto para compras via mobile influenciam diretamente o comportamento de compra do consumidor mobile. 65% concordam que compram mais por influência de promoções e descontos.

Sites responsivos x aplicativos

7 em cada 10 entrevistados afirmam que uma loja ter site responsivo é fundamental para a realização da compra.

Ainda assim, é interessante notar que 43% dos entrevistados preferem comprar em lojas que possuam aplicativo do que naquelas que possuem apenas o site responsivo.

A pesquisa mostra ainda uma mudança de comportamento interessante nos últimos meses. Na primeira onda da pesquisa 18% dos entrevistados faziam suas compras mobile apenas através de aplicativos, e 15% compravam apenas em sites responsivos.

Hoje, aumentou para 28% aqueles que compram apenas por apps e caiu para 10% os que compram apenas via sites pelo celular. Isso mostra a necessidade de empresas que pretendem aumentar suas receitas através do mobile em investir em aplicativos.

Informações técnicas da pesquisa sobre comportamento de compra

A pesquisa sobre comportamento de compra do consumidor mobile foi realizada em maio de 2018 com 1.241 internautas. Para participar da pesquisa, era necessário ter feito pelo menos uma compra via mobile nos últimos 12 meses.

A margem de erro da pesquisa é de 2,8pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Quero fazer uma pesquisa de mercado

Quer fazer a sua própria pesquisa de mercado e obter dados e insights sobre o seu mercado, sua marca ou produto?

No Opinion Box você pode fazer a sua pesquisa de mercado sozinho, sem sair da frente do computador. Basta se cadastrar na nossa plataforma de pesquisa.

Você cria seu questionário ou utiliza um dos nossos modelos editáveis e envia para nosso Painel de Consumidores. Temos mais de 150 mil internautas em todo o país para responder às suas pesquisas.

Se preferir, conte com nosso time de especialistas. Nós podemos cuidar do seu projeto de pesquisa do início ao fim.

Quer aprender mais sobre pesquisa de mercado? Acesse nossos materiais gratuitos e não deixe de ver outros resultados exclusivos de pesquisa de mercado no nosso blog.

Também poderá gostar de: