Quem responde às pesquisas do Opinion Box? Conheça nosso Painel de Consumidores

Pedro D'Angelo
Quem responde às pesquisas do Opinion Box? Conheça nosso Painel de Consumidores

Já ouviu falar do nosso Painel de Consumidores? Conheça esses respondentes de pesquisa prontos para responder ao seu questionário!

Quando você for fazer uma pesquisa de mercado com o Opinion Box, poderá escolher entre dois públicos.

Você pode fazer sua pesquisa com seus próprios contatos (até mesmo gratuitamente). Assim, poderá falar com seus clientes e realizar, por exemplo, pesquisas de satisfação.

A outra opção é para quem quer entrevistar consumidores neutros de todo o país para obter dados muito importantes para diversos tipos de pesquisa. Nessa modalidade, você vai contar com o nosso Painel de Consumidores. E é justamente sobre eles que vamos falar hoje!

O que é um Painel de Consumidores?

O Painel do Opinion Box é uma base online de consumidores cadastrados para participar de pesquisas de mercado diversas.

São mais de 150 mil pessoas ativas de todos os estados e regiões do país e representando todas as faixas etárias, classes sociais e outros filtros sociodemográficos.

O Painel de Consumidores permite que pessoas e empresas contratem pesquisas com públicos diversos. Pelo Painel conseguimos filtrar os respondentes por dados sociodemográficos, hábitos de compra/consumo, posse de itens e muito mais!

Os painelistas recebem questionários contratados por nossos clientes de acordo com seu perfil. Caso você contrate entrevistas apenas com mulheres de 18 a 29 anos, apenas as cadastradas com essas informações receberão o convite para responder à sua pesquisa.

Os consumidores do Painel recebem pequenas premiações após responder às pesquisas. Dessa forma eles são recompensados pela sua opinião e estimulados a continuar sempre ativos na base.

O Painel é confiável?

Sim, pode acreditar na confiabilidade do nosso Painel.

Ao escolher um painel de respondentes, é importante ficar atento às formas de auditoria e checagem que ele adota. No Painel do Opinion Box, todos os membros passam por várias etapas de cadastro e de verificação posterior de dados.

Com o intuito de manter a qualidade da base e das informações coletadas, trabalhamos com um sistema de
checagem consistente que começa desde o cadastro e serve para manter o respondente como válido, entre eles:

  • Obrigatoriedade de preenchimento de questionário inicial de perfil.
  • Obrigatoriedade do fornecimento do número de CPF do usuário.
  • Conferência dos dados cadastrais na Receita Federal.
  • Confirmação e atualização dos dados cadastrais ao longo das pesquisas.
  • Conferência de data/horário de cadastro.
  • Conferência do e-mail cadastrado.

Dessa forma, conseguimos garantir que todos os nossos respondentes são pessoas reais, além de impedir que uma mesma pessoa tenha mais de um cadastro. Também conseguimos, com a conferência constante dos dados, impedir o uso de dados de terceiros para criar contas fake e ganhar prêmios nas pesquisas.

Os consumidores do Painel também são instruídos e premiados por atualizar dados de cadastro que podem mudar com o tempo. Informações como estado civil,  renda familiar, número de filhos são alguns exemplos de informação atualizadas ao longo do tempo.

Enquanto isso, dados como data de nascimento e idade, por exemplo, não podem ser alterados pelo usuário quando quiser. Tudo para evitar fraudes nas pesquisas que você for contratar com a gente.

Representatividade da população brasileira

O perfil dos respondentes reflete o perfil dos internautas e usuários de smartphones brasileiros, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia – PBM 2016.

Dessa forma, quando você contratar uma pesquisa com o público geral, pode ter certeza que vamos respeitar as proporções brasileiras. Assim, sua pesquisa terá, como no Brasil, uma leve maioria de mulheres – 52%; a maior parte dos respondentes também será da região Sudeste e pertencerá à classe C no critério de renda familiar mensal.

Vale sempre lembrar que a representação no Painel se refere ao universo de internautas e usuários de smarthpones brasileiros. Dessa forma, a amostra das pesquisas representam esse universo e podem diferir em alguns pontos da distribuição da população brasileira em geral.

Como funciona o recrutamento de membros para o Painel

A participação no Painel de Consumidores é totalmente voluntária.

Os membros se cadastram por vontade própria e chegam até o site por diversas maneiras. Usamos diferentes fontes de divulgação procurando garantir chances de participação de todos os internautas.

Veja as principais formas de atração de novos membros para o Painel de Consumidores:

  • Pessoas que encontram o site por conta própria;
  • Pessoas que são indicadas por outros usuários (MGM);
  • Pessoas que seguem os perfis do painel nas redes sociais (Facebook e Instagram);
  • Anúncios no Facebook (segmentados conforme sexo, faixa etária e localização);
  • Exposição na mídia por meio de participação em eventos (competições e apresentações) e matérias (assessoria de imprensa).

Vantagens de contratar um Painel de Consumidores

A principal vantagem de contratar um Painel de Consumidores é a confiança na neutralidade das respostas. Ao contar com respondentes que não tem nenhuma relação com você, seu negócio e seus serviços, podemos ter certeza que suas opiniões não terão nenhum tipo de viés, seja ele contrário ou favorável.

Os cadastrados no nosso Painel também têm experiência na hora de ler e interpretar as questões para responder. Quem faz parte de um painel online já está familiarizado com o formato das perguntas e alternativas de resposta. Dessa forma, fica mais fácil garantir que os respondentes vão entender o enunciado corretamente e o objetivo das questões.

Por fim, o engajamento do Painel também é um atrativo. Quando você escolhe fazer uma pesquisa com seus próprios contatos, é preciso contar muito com a boa vontade de cada um para que eles respondam ao questionário. A taxa de retorno de pesquisas com mailing próprio varia bastante de acordo com a qualidade da sua lista e mais uma série de fatores.

Já no Painel, você pode ficar bem mais tranquilo. Todas as ações de engajamento e recompensas dos entrevistados ficam por nossa conta.  Assim, garantimos que você terá todas as entrevistas que contratar dentro do prazo da pesquisa. No caso das pesquisas pela Plataforma de Pesquisa, esse prazo não passa de 5 dias úteis. E o melhor: você acompanha os resultados em tempo real.

Quanto custa uma pesquisa via Painel de Consumidores?

Com as ferramentas de pesquisa online, é possível fazer projetos com preços muito acessíveis e até mesmo gratuitamente. O valor por entrevista em um painel de respondentes também é mais baixo em relação a pesquisas por outras formas de coleta, como telefone ou presencialmente.

Para saber quanto custa uma pesquisa em nosso Painel, utilize o simulador de preços que calcula na hora o custo do seu projeto. Dessa forma, você pode fazer quantas simulações precisar até chegar no seu projeto ideal, que caiba no seu bolso.

As entrevistas no Painel de Consumidores custam a partir de 4 reais por entrevista. Os preços variam de acordo com o tamanho do questionário e os filtros de segmentação utilizados. Ou seja, quanto maior o questionário e quanto mais específico for o público, maior o preço da pesquisa. Simule online agora mesmo o preço da sua pesquisa de mercado.

Tipos de pesquisa recomendados

Como já falei no início do texto, algumas pesquisas específicas podem muito bem ser realizadas com os seus próprios contatos. Para outras pesquisas de mercado, porém, você vai precisar da opinião de pessoas neutras e sem nenhum tipo de influência para responder às suas perguntas.

Alguns exemplos de pesquisas que devem ser feitas com um Painel de Consumidores:

Basicamente, são as pesquisas que pedem um ponto de vista diferente do seu e nenhuma influência de opinião. Só assim você consegue dados limpos de verdade e que servirão para embasar suas decisões.

Como utilizar o Painel do Opinion Box

O Painel de Consumidores pode ser utilizado de duas formas diferentes: na Plataforma de Pesquisa ou contratando Pesquisas com Especialistas.

Na plataforma, você se cadastra gratuitamente, cria seus  questionários e escolher entre enviá-lo para seu mailing ou para o Painel. Ao escolher o Painel, você define a quantidade de entrevistas e os filtros de segmentação da sua amostra.

Você pode filtrar a amostra da pesquisa por sexo; região, cidade e estado; faixas etárias; e faixas de renda familiar. Além dessas segmentações básicas, também existem várias opções de segmentações específicas. Você pode, na Plataforma de Pesquisa, enviar o questionário apenas para mães, para donos de animais de estimação, motoristas, pessoas com contas em banco e muito mais.

Se os filtros da plataforma não atenderem à sua demanda, você poderá solicitar a ajuda do nosso time de especialistas. Nessa outra modalidade, avaliamos a sua demanda individualmente e a viabilizamos de forma customizada. Assim, conseguimos atender a filtros diferentes daqueles disponíveis na plataforma.

Além disso, se você sabe que não poderá cuidar do projeto como gostaria, deixe que a nossa equipe se responsabiliza por todas as etapas do projeto.

Está em dúvida sobre a usabilidade do Painel de Consumidores ou tem alguma demanda de pesquisa para conversarmos? Clique no banner abaixo e fale com nosso time de especialistas. Estamos prontos para te ajudar a obter as melhores informações entrevistando os membros do nosso Painel!

 

Também poderá gostar de:

Opinion Box e você: a GoodYear e os hábitos de consumo dos seus client... Entender o que nossos consumidores pensam é de fundamental importância para qualquer projeto que um profissional de mark...
NPS: tudo o que você precisa saber sobre a metodologia de satisfação d... Nós já falamos aqui como é importante monitorar constantemente a satisfação dos seus clientes. Hoje eu quero apresentar...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail