Atendimento humanizado: como implementar em seu negócio?

Danielle Salgado
Atendimento humanizado: como implementar em seu negócio?

Você consegue citar com facilidade uma empresa na qual recebeu um atendimento diferenciado e memorável? Caso você já tenha passado por essa situação, não será muito difícil de lembrar qual foi o lugar, não é mesmo? Com o atendimento humanizado, você consegue criar experiências memoráveis para os seus clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores exigentes, é preciso pensar frequentemente em formas de inovar e não ser apenas mais um entre os demais.

Nesse sentido, ao oferecer um atendimento humanizado ao cliente, além de diversas outras vantagens, você consegue fazer com que o seu negócio se destaque entre os outros e o cliente lembrará da sua marca sempre que precisar. 

O que é um atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é a situação em que o profissional tem empatia com as dores do cliente e consegue solucionar as suas questões por meio de um atendimento personalizado e diferenciado, fazendo com que o consumidor sinta-se extremamente confortável e acolhido.

Em outras palavras, o atendimento humanizado pode ser resumido pelo diálogo atencioso com o consumidor. 

Para isso, é preciso unir o conhecimento técnico do profissional com as soft skills, como a inteligência emocional para agir em situações de conflito, por exemplo.

O objetivo do atendimento humanizado é fortalecer a experiência do consumidor com a empresa e, assim, pode ser considerada como uma estratégia de negócio.

Qual a importância do atendimento humanizado?

O avanço da tecnologia proporcionou muitas novidades que facilitam a vida das pessoas. No entanto, quando o assunto é atendimento ao cliente, é preciso ter cuidado para que as mensagens automatizadas não fiquem muito robóticas, tratando as pessoas como máquinas.

Nesse sentido, existem vários benefícios que uma empresa pode obter ao estabelecer um contato sem frieza com o cliente. 

Primeiramente, com um atendimento personalizado, os consumidores ficarão imediatamente satisfeitos ao sentirem que, para a empresa, eles são indivíduos únicos e que são atendidos de acordo com suas particularidades.

Como implementar um atendimento humanizado em uma empresa

Ao seguir boas práticas, é possível promover um atendimento humanizado ao consumidor e, assim, estreitar o relacionamento com o cliente.

Sendo assim, separei algumas dicas para que você possa começar agora mesmo a implementar uma nova forma de atendimento ao cliente, estreitando o relacionamento e proporcionando uma experiência memorável.

Vamos lá? 

Implemente a humanização na cultura da empresa

O processo de humanização, seja do atendimento ou da comunicação da empresa como todo, é algo que precisa acontecer de dentro para fora da organização.

Sendo assim, por mais que as equipes mais envolvidas sejam as de atendimento, marketing e vendas, para executar essa estratégia com sucesso, a humanização deve fazer parte da cultura da empresa como um todo.

É claro que não é possível mudar tudo da noite para o dia. Nesse sentido, comece a implementar esse processo aos poucos. Um passo de cada vez.

Treine sua equipe

Para que uma equipe de atendimento consiga oferecer uma comunicação humanizada ao cliente, somente o conhecimento técnico não é o suficiente.

Nesse sentido, ao mencionar os treinamentos à equipe, não se limite somente aos treinamentos sobre o domínio das soluções que a sua empresa oferece (o que, claro, também é muito importante).

Além dos treinamentos técnicos, invista também em treinamentos de soft skills para a sua equipe. Essas habilidades interpessoais envolvem conhecimentos como:

  • Inteligência emocional;
  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Resolução de problemas;
  • Ética no trabalho;
  • Resiliência;
  • Entre outros.

Ao fazer treinamentos voltados para as soft skills para a sua equipe de atendimento, ela estará com um preparo melhor para lidar com situações imprevisíveis. 

Aposte em um atendimento personalizado

Falar sobre atendimento humanizado é falar sobre atendimento personalizado. Quando você personaliza a forma de se comunicar com os clientes, você automaticamente transmite a mensagem de que ele é único para a empresa.

Assim, os laços entre marca e cliente vão se estreitando e a confiança na empresa aumentando, fazendo com que ele sinta-se confortável em expressar sua opinião e aumentando as chances de fidelizá-lo.

Para isso, é importante trabalhar com as particularidades de cada cliente, entendendo que cada pessoa demanda uma atenção diferente. 

Invista na experiência do cliente

Por fim, mas não menos importante, vem a peça chave da humanização: a oportunidade de melhorar a experiência do cliente.

Quando você investe em um atendimento humanizado, automaticamente está investindo em melhorias no setor de customer experience, pois essas duas estratégias se complementam.

Para isso, é importante também realizar pesquisas de satisfação com os clientes, para entender o que pode ser melhorado no atendimento para torná-lo mais humanizado, acompanhando os indicadores periodicamente.

Com a Plataforma de Customer Experience do Opinion Box, você consegue realizar os principais tipos de pesquisa de satisfação e acompanhar os indicadores em tempo real. Para saber mais, é só clicar no banner abaixo.

Também poderá gostar de: