Pesquisas de satisfação online: ferramentas para criar sua pesquisa completa

Pedro D'Angelo
Pesquisas de satisfação online: ferramentas para criar sua pesquisa completa

Fazer uma pesquisa de satisfação online pode ser tão importante para um negócio quanto é simples de fazer.

Por meio de vários canais e usando ferramentas diversas, é possível saber rapidamente a opinião real de qualquer consumidor.

Para ajudar quem quer começar a fazer suas próprias pesquisas, conhecer novas ferramentas ou entender melhor sobre pesquisa online, este post vai te contar tudo que precisa saber.

Veja por que você deve fazer uma pesquisa, como fazer pesquisa de satisfação online e as ferramentas que vão te ajudar a criar questionários e coletar dados.

Pesquisa de satisfação online: por que fazer?

Uma pesquisa de satisfação é uma peça fundamental para estratégias de fidelização de clientes e consolidação de uma marca.

É com esse tipo de pesquisa tão simples que as empresas conseguem saber o que o cliente gosta, suas expectativas e como tem sido sua experiência. A partir desses dados, você conseguirá entender o que tem funcionado nas suas estratégias. Desde o atendimento ao cliente, até o preço, promoções e a satisfação com o produto, essa pesquisa vai levantar dados muito importantes para o seu futuro.

Para facilitar ainda mais o processo de realizar uma pesquisa de satisfação, existe a possibilidade de fazer a pesquisa online.

Pesquisas online são mais rápidas, baratas e fáceis de se organizar e analisar. Com uma simples ferramenta digital, um único profissional consegue fazer todo o processo da pesquisa de satisfação em pouquíssimo tempo e com o máximo de organização.

Como fazer pesquisa de satisfação online – ferramentas e plataformas

São vários os meios pelos quais é possível criar questionários, enviá-los e analisar as respostas da sua pesquisa de satisfação online.

Google Forms – criador de formulários

Quando falamos em pesquisa online, o Google Forms é a primeira ferramenta que surge na mente de muita gente. Com razão, afinal é mais uma solução gratuita que o Google oferece para o seu negócio.

O Google Forms, como o próprio nome indica, é um gerador de formulários online. Lá, você consegue criar questionários e enquetes rápidas para enviar para quem quiser. Em seguida, os resultados são apresentados para o criador da pesquisa dentro da própria ferramenta.

O Forms é uma ferramenta que funciona muito bem para questionários simples, apesar de não ser focado em pesquisas de mercado. Por lá você terá a liberdade de criar um questionário e gerar um link para que respondam a sua pesquisa, apesar de o Google não se responsabilizar por enviar a sua pesquisa para seus contatos.

Plataforma de Customer Experience

Para realizar pesquisas de satisfação online, você pode utilizar a Plataforma de CX do Opinion Box, a solução ideal para transformar de vez a experiência do cliente.

Dentro da plataforma, você pode escolhe o momento exato em que as pesquisas serão enviadas para a sua base de clientes. Além disso, é possível  monitorar em tempo real seu NPS, CSAT e outros indicadores de satisfação durante toda a jornada do cliente para tomar decisões rápidas e assertivas.

Opinion Box CX – pesquisas para monitorar a experiência do cliente

Pesquisas de satisfação também são parte importante da estratégia de customer experience das empresas.

A experiência do cliente envolve as impressões que ele tem ao interagir com a marca, comprar produtos e avaliar todos os pontos de contato com a sua empresa. Por isso, pesquisas de satisfação também podem ser criadas e monitoradas em tempo real na plataforma de customer experience do Opinion Box  – o Opinion Box CX.

No Opinion Box CX você pode criar questionários e enviá-los para seus clientes na hora certa, de acordo com uma série de gatilhos pré-definidos. Você pode enviar pesquisas para quem acabou de comprar seu produto ou foi atendido pela sua equipe, por exemplo.

Na plataforma, além de acompanhar a satisfação do cliente, você também pode coletar e analisar dados importantes como o NPS da sua empresa.

Pesquisa de satisfação pelo WhatsApp

Você já reparou como as empresas podem usar cada vez mais o WhatsApp para negócios?

Pelo app de mensagens também é possível realizar parte do processo da pesquisa de satisfação online. A dica aqui não é perguntar a opinião do seu consumidor mandando uma mensagem para ele, é claro. Dessa forma, seria extremamente difícil compilar e organizar os resultados da sua pesquisa.

O WhatsApp, porém, pode servir como o canal para abordar o consumidor e pedir sua opinião. Para isso, a dica é usar o app para enviar o link que você criou em ferramentas como a Plataforma de Pesquisa ou o Google Forms.

Lembre-se sempre que, por ser uma ferramenta muito pessoal, o WhatsApp sempre deve ser usado com consentimento do consumidor. Mensagens invasivas no celular do cliente podem, inclusive, deixá-lo mais insatisfeito.

Posso fazer a pesquisa sozinho?

Em uma resposta bem simples para essa dúvida: sim, você pode.

Uma pesquisa de satisfação pode ser feita com o conhecimento que você já tem sobre o seu cliente e, claro, a ajuda de um bom questionário e o método certo.

Para não perder mais tempo, que tal começar agora? O Opinion Box tem um kit completo com todas as ferramentas que você precisa para fazer sua pesquisa de satisfação online. É só clicar no banner abaixo e conferir os materiais gratuitos que vão te ajudar a manter os clientes satisfeitos!

Pesquisas de satisfação online: ferramentas para criar sua pesquisa completa

Também poderá gostar de: