7 dicas práticas para construir uma marca de sucesso

Pedro D'Angelo
7 dicas práticas para construir uma marca de sucesso

Toda e qualquer marca de sucesso do mercado têm algumas características em comum. Todas elas possuem consumidores fiéis, são facilmente reconhecidas e têm uma imagem facilmente reconhecida. Com uma identidade forte e consolidada no mercado, os esforços de marketing vão ser recompensados e os resultados são certamente melhores.

Até aqui tudo bem – dá para entender como uma marca de sucesso se dá bem no mercado. O que fazer para construir uma marca assim é que vai ser o nosso foco agora. Continue lendo para aprender a se destacar positivamente com o seu negócio e colher os frutos disso.

Mas e aí, como construir uma marca de sucesso?

1. Planeje o posicionamento da marca

O posicionamento da marca é um termo de marketing que vai trabalhar a idealização de como os clientes enxergam um negócio.

Planejar o posicionamento da marca é pensar, simplesmente, como você quer que o cliente veja a sua marca. Ao contrário de uma pesquisa de imagem de marca, por exemplo, em que perguntamos ao consumidor a sua visão sobre a empresa. O posicionamento da marca é a etapa anterior a essa percepção. Ele é definido pela própria empresa, que a partir dessa ideia vai trabalhar estrategicamente para conquistar essa avaliação por parte do público.

Quer aprender a definir o posicionamento de uma marca de sucesso? Saiba tudo sobre o assunto aqui.

2. Ofereça uma experiência excepcional

Para ser reconhecida como tal, uma marca de sucesso precisa saber lidar muito bem com seus público. Não interessa quais são os pontos de contato que os clientes e futuros clientes terão com uma empresa, a experiência que o consumidor tem precisa ser impecável.

Empresas que oferecem uma boa experiência conseguem cativar mais facilmente seus consumidores. Conquistados os clientes, é maior a chance de eles recomendarem a empresa e se tornarem fiéis à marca.

Por isso, saiba como entender as necessidades e oferecer soluções que se adequem de verdade ao que quer o seu público. Estude a fundo o seu consumidor para entender como ele prefere ser tratado, bem como qual é o melhor jeito e momento para abordá-lo. Pesquise junto ao seus consumidores o que eles esperam de um bom atendimento e trabalhe com sua equipe para oferecer essa experiência a ele.

3. Invista em relacionamento com o cliente

Hoje, o objetivo das marcas não é apenas conquistar clientes, mas fãs, seguidores e embaixadores da marca. É para isso que existem as estratégias de marketing de relacionamento.

Para quem pretende atrair novos clientes,  conquistar defensores da marca e tornar-se referência em seu mercado, criar um bom relacionamento com o cliente pode ser a grande solução. Por isso, vale sempre investir em ações que vão criar uma relação saudável com seu público.

Interagir com ele nas redes sociais e canais da empresa é um caminho simples e que funciona. Criar um relacionamento através de campanhas de email e outras mensagens personalizadas, também.

Explore as melhores estratégias de relacionamento para conquistar de vez os seus clientes e eles farão o papel de ajudar no sucesso da sua marca diante do mercado.

4. Garanta a satisfação do cliente

Para construir uma marca de sucesso de verdade, qualquer líder ou empreendedor vai precisar de clientes satisfeitos.

Os clientes que compram, voltam a comprar e ainda ajudam a indicar uma empresa precisam estar realmente felizes com o que ela oferece. É por isso que medir a satisfação do cliente é tão importante.

Separe um tempo e se esforce para entender o que o seu cliente tem a dizer sobre você. O produto que ele comprou atendeu às expectativas? O atendimento e o suporte oferecidos deixaram ele mais feliz? Ele voltaria a comprar de você?

Faça essas e outras perguntas em uma pesquisa de satisfação e explore as possibilidades de melhorar seus produtos e serviços. Uma marca de sucesso precisa ter atenção para levantar esses dados com o consumidor e utilizá-los para se consolidar como a que oferece o melhor no seu mercado.

7 dicas práticas para construir uma marca de sucesso

5. Antecipe tendências e inove no mercado

Para se consolidar como uma marca de sucesso, um bom caminho é se posicionar como a empresa que prevê o futuro. Não estou falando de previsões apocalípticas, revolucionárias ou futuristas ao extremo, é claro. Nos negócios, algumas empresas conseguem antever tendências de consumo, de necessidades dos clientes e de anseios que eles terão – antes mesmo que eles saibam.

A partir de informações levantadas em pesquisa, na busca e análise de padrões e usando metodologias como a análise preditiva, é possível, sim, prever o futuro. Para oferecer soluções inovadoras que vão resolver questões que o mercado ainda enfrentará, vale investir nessa ideia.

6. Seja único

Essa é uma dica para a construção de uma marca de sucesso que poderia muito bem ter sido a primeira. Porém, optei por posicioná-la mais abaixo na lista como forma de provocação. Depois de chegar até aqui e se inspirar com as ideias anteriores, você tinha parado para pensar se oferece um serviço único para o mercado?

Os consumidores, cada vez mais exigentes, estão buscando diferenciais. Por isso, para ser uma marca de sucesso já não adianta oferecer um serviço de qualidade. Nem a experiência do cliente, que está cada vez mais priorizada, funciona sozinha. O que as empresas precisam trabalhar é na forma como elas podem oferecer algo único aos seus consumidores.

Não precisa ser um produto revolucionário e jamais visto, nem um preço imbatível de tão baixo. O que vale é a reflexão de encontrar o que você faz e que ninguém mais faz. Pode ser o melhor suporte ao consumidor, a experiência de compra mais incrível ou o produto com o melhor custo-benefício do segmento, por exemplo. Encontre o que você oferece de único e explore até seus consumidores perceberem e valorizarem isso também.

7. Faça pesquisas de mercado constantemente

Uma pesquisa de mercado é a melhor forma de obter informações sobre seus clientes, seu mercado e seus concorrentes. Usando de dados, toda empresa pode tomar decisões mais seguras para se destacar no mercado e sair na frente dos competidores.

Existem pesquisas de mercado que vão oferecer insights para qualquer área ou estratégia de um negócio. Os resultados de uma pesquisa podem impulsionar as estratégias de mídia e comunicação, por exemplo. Podem melhorar a satisfação do cliente, fidelizá-lo e construir um melhor relacionamento com o consumidor. Pesquisas de mercado podem até prever tendências e fazer com que sua empresa antecipe o que o cliente quer, antes mesmo que ele queira!

Com tantos usos e benefícios, vou te dar agora uma notícia ainda melhor sobre as pesquisas de mercado. Pode não parecer mas a pesquisa está cada vez mais rápida, barata e fácil de fazer. Sim, é sério. Confira no site do Opinion Box como você pode fazer uma pesquisa sozinho, em poucos dias e sem sair da frente do computador.

Também poderá gostar de: