7 tendências de mercado que você precisa conhecer

Daniela Schermann
7 tendências de mercado que você precisa conhecer

Seja para empreender, investir, criar novos produtos ou saber a melhor forma de se comunicar com o consumidor, é fundamental ficar de olho nas tendências de mercado.

As tendências de mercado indicam mudanças no comportamento do consumidor e os novos hábitos de consumo que podem determinar novos nichos de mercado com potencial de crescimento, ou ainda impactar de forma significativa mercados já existentes.

Hoje nós vamos mostrar algumas tendências de mercado que identificamos a partir de diferentes pesquisas de mercado que realizamos:

As tendências de mercado mais importantes

1. Melhor idade cada vez melhor

Se você ainda tem uma ideia de pessoas de 60 anos ou mais como idosos que gostam de ficar em casa, fazer tricô, cozinhar e jogar baralho, precisa rever urgentemente os seus conceitos. Por uma série de motivos, hoje as pessoas de 60 anos ou mais são tão ativos e produtivos como alguém de 30 – isso se não for mais!

Basta pensar que um senhor e uma senhora de 75 anos tinham 25 em 1968 e viram a morte de Martin Luther King, a instituição do AI-5, a ascensão do Beatles, o Woodstock e tantos outros acontecimentos que marcaram “o ano que não terminou”. Soma-se a isso o fato de que a expectativa de vida do brasileiro aumentou 18 anos de 1968 para cá, passando de 58 para 76 anos, em média.

Hoje, as pessoas de 60 anos ou mais trabalham, mudam de emprego, abrem empresas, viajam, realizam sonhos, namoram, têm relações sexuais casuais, se casam e fazem planos. E claro, consomem! As marcas demoraram a perceber o potencial deste público-alvo, mas agora estão surgindo produtos e serviços dedicados a este novo perfil.

O Opinion Box tem feito muitas pesquisas para empresas que querem entender melhor o que pensam essas pessoas e como oferecer o que elas querem consumir. Ainda há muito a ser explorado neste nicho que está em plena ascensão. E é claro que esta é uma das tendências de mercado que vieram para ficar.

2. Menos posse, mais assinaturas

Essa não é uma grande novidade, mas ainda há muito potencial a ser explorado. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de Apps, 3 em cada 10 internautas assinam algum tipo de serviço de entretenimento móvel.

Spotify e Netflix são os mais populares, mas existem muitos outros. Não só de músicas, filmes e séries, mas também conteúdo, jogos e outros formatos.

Pagar uma assinatura mensal para ter acesso a um bem ou serviço vem se tornando prática cada vez mais comum. Já existem serviços de assinatura para clubes de livro, de vinho, de receitas e muitas outras coisas.

Agora que já foi comprovado que o consumidor está disposto a pagar uma assinatura mensal para ter acesso a produtos e serviços de qualidade, basta usar a imaginação e identificar o que pode ser oferecido neste modelo de negócio altamente rentável.

7 tendências de mercado que você precisa conhecer

3. The present is female

Se estamos falando de tendências de mercado, não poderíamos deixar de falar da revolução feminista. Não preciso dizer que ainda há muito, muito a avançar. Mas já ficou bem claro que as questões de empoderamento da mulher deixaram de ser uma aposta e se tornaram realidade.

O papel da mulher deve ser debatido na esfera pública e privada, no ambiente corporativo e doméstico. As marcas precisam estar atentas a este tema não só na hora de criar uma campanha, mas também na hora de desenvolver produtos e serviços, de contratar funcionárias e de se relacionar com suas clientes.

1 em cada 4 mães têm dificuldade de conciliar trabalho e a criação dos filhos. 2 em cada 5 acham difícil manter relacionamentos amorosos após ter filhos. 70% das mulheres acreditam que têm oportunidades e condições de trabalho piores do que os homens.

Como as empresas em geral podem mudar este cenário? Que tipo de produtos e serviços podem ajudar no dia a dia das mulheres? Estas são apenas algumas perguntas que as marcas precisam começar a responder, se não quiserem ficar para trás.

4. B2B: a transformação digital nas empresas

Você sabia que mais de 7% do PIB nacional estão relacionados às áreas de comunicação e tecnologia?

A transformação digital já é uma realidade, e está invadindo as empresas de todos os setores. CEOs, empresários e pequenos empreendedores estão em busca de soluções para tornar suas empresas mais rentáveis, ágeis e produtivas. Ainda que haja alguma resistência às inovações tecnológicas em alguns setores, a grande maioria já entendeu que, quem não se digitalizar, irá morrer.

Por isso, o mercado está aberto a inovações. Quem tem ideias de como tornar as empresas mais digitais através de soluções, ferramentas e aplicativos, vai se dar bem.

7 tendências de mercado que você precisa conhecer

5. Sustentável, local e colaborativo

Em meio a tanta inovação tecnológica, é normal a gente se sentir saturado e pressionado. O excesso de informação e a escassez de tempo geram uma angústia em maior ou menor grau nos seres humanos.

É por isso que, ao mesmo tempo em que vemos a busca pela inovação e pela produtividade em excesso, vemos também um movimento de pessoas tentando se distanciar disso tudo.

São pessoas em busca de um consumo sustentável, de mais trocas e experiências offline e de produtos naturais. Consumidores que querem valorizar a produção local em detrimento das grandes marcas e que incentivam a economia colaborativa e o consumo inteligente.

E se você acha que este é um nicho pequeno, não se engane. Muitos especialistas apostam que esta é uma das tendências de mercado que mais deve crescer nos próximos anos. Para você ter uma ideia, 65% dos consumidores deixariam de consumir uma marca conhecida por poluir o meio ambiente.

6. A experiência acima de tudo

Quem nos acompanha aqui no blog, sabe que estamos sempre destacando a importância da experiência do cliente. E nós vamos bater nessa tecla repetidamente, porque as empresas precisam levar a sério este conceito.

A relação que o cliente tem com sua marca é tão ou mais importante do que o produto ou serviço que ela está consumindo. Por isso, sua empresa precisa criar experiências marcantes para o seu cliente.

A oportunidade de criar uma experiência única está nos detalhes. Quer um exemplo legal? Ao cancelar a sua conta no Spotify, o aplicativo te oferece uma playlist final, em que os nomes das músicas compõem uma mensagem de despedida. Isso dificilmente vai impedir que o usuário cancele a conta, mas vai fazer ele ir embora com uma sensação diferente.

E você, o que está fazendo para encantar o seu cliente?

7 tendências de mercado que você precisa conhecer

7. L, G, B, T, Q e muito mais

O tema da identidade de gênero está em pauta no mundo todo. Na política, na educação, na cultura e em todos os lugares. Ainda há uma longa batalha para acabar de vez com o preconceito. Mas cada vez mais as pessoas se sentem livres para serem o que elas quiserem. E é assim que tem que ser.

Muitas marcas já se posicionaram publicamente a favor do público LGBT, especialmente abraçando as datas comemorativas do movimento. Mas elas podem fazer muito mais. Este é um público consumidor com atitudes, preferências e estilos variados, que podem e devem ser aproveitados por marcas de diferentes segmentos.

Como acompanhar as tendências de mercado

Aqui listamos algumas tendências de mercado baseadas no comportamento do consumidor em geral. Mas você pode descobrir as tendências do seu próprio mercado. Ficar de olho na concorrência, acompanhar os principais dados e notícias sobre seu mercado e trocar experiências com outras empresas. Essas são algumas formas de antecipar e conhecer tendências.

Mais do que isso, você pode conversar diretamente com seu consumidor e descobrir o que ele pensa. Ao fazer pesquisas de mercado regularmente, fica muito mais fácil identificar mudanças de comportamento, oportunidades e tendências de mercado.

A boa notícia é que, com as pesquisas digitais, ficou mais rápido e barato fazer pesquisas de mercado. Quer saber como? Converse com o time de insights do Opinion Box!

Também poderá gostar de: