Pesquisa online é confiável?

Pedro D'Angelo
Pesquisa online é confiável?

Sempre que falamos de pesquisa online, a primeira dúvida que surge é quase sempre a mesma. Pesquisas online são confiáveis? A ideia deste post é responder essa questão e já vamos adiantar: sim, você pode confiar em pesquisas de mercado online. E vou te contar por que.

Duvidar de informações que vêm da internet é normal. Quando se trata de dados de pesquisa, então, faz sentido questionar fontes e sua confiabilidade. O que não dá mais para dizer é que não dá para confiar em uma pesquisa só porque ela veio do meio online.

Com o surgimento de ferramentas digitais e apps que realizam as mais diversas funções, é natural que as pesquisas de mercado também viriam a se beneficiar dessa tendência.

Ferramentas como o Opinion Box surgiram, inclusive, para aprimorar alguns aspectos das pesquisas de mercado tradicionais. As pesquisas online oferecem agilidade, são mais acessíveis e podem ajudar os mais diversos tipos de negócios. E com esses benefícios da pesquisa online, as ferramentas têm que, ao mesmo tempo, oferecer mecanismos que garantam a confiabilidade dos estudos que elas ajudam a realizar.

Veja o que é feito para garantir que as pesquisas online, dos mais diversos tipos, sejam realmente confiáveis:

Pesquisa online com Painel de Respondentes

A maior vantagem de contratar uma pesquisa com um Painel de Respondentes é ter uma amostra de pessoas anônimas que oferecerão respostas valiosas sem nenhum tipo de influência de quem elaborou a pesquisa. Nesse caso, ainda é possível garantir que os respondentes “contratados” sejam apenas pessoas que atendem a determinado perfil.

No caso do nosso Painel de Respondentes, quem recebe uma pesquisa para responder passa por um processo de qualificação com diversos critérios.

Logo no cadastro, o respondente tem seu CPF validado junto ao seu nome completo e data de nascimento. Assim, fraudes como CPFs de terceiros são bloqueadas. Na hora de responder uma pesquisa, o usuário também responde perguntas que checam os dados já informados no cadastro. Assim, possíveis inconsistências também são eliminadas.

Outros métodos também são utilizados a fim de garantir a confiabilidade das respostas nas pesquisas online. Entrevistas rápidas demais ou demoradas demais são avaliadas, respostas em branco não são permitidas e perguntas abertas são criteriosamente analisadas.

Recomendado para você:  7 mitos de pesquisa de mercado para esquecer imediatamente

Pesquisas por e-mail e divulgadas por link

Pesquisas de mercado disparadas por e-mail para os próprios contatos e divulgadas por links compartilháveis tem suas próprias peculiaridades quando falamos em confiabilidade.

As pesquisas via e-mail, como na nossa Plataforma de Pesquisa, costumam ser disparadas com links individuais para cada respondente. Assim como é feito aqui no Opinion Box, cada contato que recebe a pesquisa por e-mail só consegue responder ao questionário uma única vez. Se for preciso reenviar a pesquisa, também possuímos um mecanismo que faz o “reforço” apenas para quem não chegou a responder.

Já no caso do link, é mais difícil garantir que os dados são confiáveis. Ao divulgar o link da pesquisa em um site, blog ou nas redes sociais, a mesma pessoa pode responder várias vezes ao mesmo questionário. Por isso, a atenção na hora de analisar os dados deve ser maior ainda. E claro, esse tipo de pesquisa só deve ser realizado quando não há uma grande preocupação com a amostra da pesquisa. Caso contrário, é melhor recorrer às pesquisas com painéis de respondentes ou, pelo menos, via e-mail.

Recomendado para você:  Pesquisa de mercado, enquete e quiz: qual a diferença?

Pesquisas pela internet ou pesquisas tradicionais?

Ao contrário do que pode se pensar, realizar uma pesquisa pela internet pode ser até mesmo mais confiável do que pessoalmente ou pelo telefone, por exemplo. Quem responde pelo computador, tablet ou celular, pode confia mais no anonimato de suas respostas e pode, assim, ser mais sincero do que aqueles que respondem diretamente a um entrevistador de formas tradicionais.

Ah, e também se engana quem acha que a internet não representa a sociedade. A internet consegue chegar a todos os segmentos populacionais que sua pesquisa pode precisar alcançar. Por isso, em todas as nossas pesquisas, garantimos que ambos os sexos, todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do Brasil tenham representatividade proporcional ao universo de internautas brasileiros.

Ponto de atenção: pesquisas tendenciosas

Por mais que as pesquisas online sejam confiáveis, é preciso estar sempre atento. Toda pesquisa pode acabar sendo tendenciosa, o que prejudica a confiabilidade do estudo.

Se você estiver respondendo a uma pesquisa e sentir que o questionário está direcionado suas respostas de alguma forma, é melhor abandoná-lo assim que perceber. Se você estiver elaborando sua própria pesquisa, faça o possível para garantir que o questionário seja imparcial. Vale pedir ajuda para algum colega, testar o questionário com quem não fez parte da elaboração etc.

Se mesmo assim não se sentir seguro para lançar a pesquisa, já sabe: é só entrar em contato. Nosso time de especialistas pode te garantir que sua pesquisa seja lançada sem esse e outros tipos de erro.

Também poderá gostar de:

Opinion Box pesquisa: Inovação nas empresas Inovação é um termo muito comum no dia a dia das empresas. Seja para falar de tecnologia, de mudanças de comportamento o...
Porque você deve investir em pesquisa de mercado em tempos de crise Quando o país vive momentos de crise financeira, as empresas precisam tomar decisões difíceis. O caixa aperta, a receita...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail