Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente

Danielle Salgado
Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente

Branding: como fazer gestão de marca de forma eficiente

Para que uma marca torne-se lembrada e reconhecida pelos consumidores, o branding é fundamental. Dessa forma, ao fazer a gestão de uma marca, é possível planejar e executar ações voltadas para a identidade, posicionamento e presença da marca.

Por exemplo: quando você pensa em inovação, qual a primeira marca que vem à sua cabeça? E quando falamos de sustentabilidade? Algumas marcas são mais associadas a determinados conceitos, independentemente do seu ramo de atividade. Isso acontece porque a estratégia de branding delas foi traçada para que essa associação pudesse acontecer.

Da mesma forma, algumas marcas são mais lembradas e valorizadas do que as concorrentes, sem que necessariamente o produto delas seja melhor. E o que está por trás disso é a gestão de marca.

O que é branding?

O branding é basicamente o trabalho de gestão de uma marca. Dessa forma, ele envolve todas as ações que devem ser planejadas para torná-la reconhecida, lembrada e valorizada.

Logo, o branding se inicia a partir da própria concepção da marca e envolve tudo aquilo que gera associação do público com ela.

O objetivo do branding é criar conexões com os consumidores para que sua marca seja facilmente identificada e lembrada pelos consumidores, seja consciente ou inconscientemente.

Assim, a forma como você se comunica, os valores e a missão da empresa, as emoções que sua marca consegue gerar na audiência e os atributos e conceitos que sua marca espelha fazem parte do branding.

Qual é a importância do branding?

O objetivo do branding é gerar valor para a sua marca. E é exatamente por isso que ele é importante.

Não estamos falando apenas de valor financeiro, ainda que as marcas que possuem uma boa gestão de marca são também marcas com maior valor agregado. Mas, mais do que isso, um bom branding vai tornar sua marca mais confiável, reconhecida e lembrada pelos consumidores.

Mesmo no caso de marcas pequenas e pouco conhecidas, o trabalho de branding é fundamental. Pense nas vezes em que você passou na frente de uma loja de bairro e entrou porque a vitrine, a logomarca e a decoração da loja chamaram a sua atenção.

Ou então quando você pesquisou algo no Google e caiu em um site com um visual moderno e descolado, que despertou sua curiosidade. Ou ainda as páginas que você passou a seguir no Facebook porque elas postaram um conteúdo ou imagem que te surpreendeu positivamente.

Somos bombardeados por exposição de marca a todo momento, e algumas se sobressaem em relação a outras, despertando mais sensações positivas. Isso é resultado do trabalho de branding.

Além disso, o trabalho de branding nos ajuda a reconhecer uma marca mais facilmente. Dois arcos amarelos imediatamente nos remetem ao McDonald’s. O símbolo da Nike é reconhecido em qualquer lugar, mesmo que não haja mais nada escrito junto a ele.

Branding: como fazer gestão de marca eficiente

O branding consiste em fazer a gestão de uma marca. Por isso, antes de mais nada, claro que é preciso que você tenha uma marca a ser gerida. A marca envolve tudo o que remete à empresa, como o próprio nome, logo, slogan, paleta de cores e identidade visual.

A gestão da marca estabelece, por exemplo, como é a voz da sua empresa: informal ou séria e cordial?

Vale lembrar que o branding não deve focar apenas seu público externo, mas também o público interno. Afinal, são pessoas que estão em contato constante tanto com a marca quanto com o público final.

Seus colaboradores falam sobre a sua empresa em conversas, nas redes sociais e com os próprios clientes. Por isso, é fundamental que eles ajudem a propagar os valores, atributos e conceitos da marca. O time da empresa mostra que a marca realmente faz aquilo que defende e que de fato possui os objetivos e valores que diz.

Além de fazer a gestão da marca internamente, é preciso também prever ações que reforcem os conceitos da marca para seu público externo. Para isso, tenha sempre em mente que o branding precisa atingir os seguintes objetivos:

  • Mostrar o diferencial da sua marca: O que faz a sua marca ser única e se diferenciar da concorrência?
  • Ter uma presença marcante: Mais do que estar no lugar certo na hora certa, sua marca precisa estar presente de uma forma inesquecível.
  • Ser relevante: os consumidores precisam entender claramente por que eles devem prestar atenção na sua marca.
  • Atender as expectativas: não adianta apenas dizer que você é o melhor, o mais barato ou o mais bonito. É preciso que as atitudes da sua marca estejam alinhadas com o discurso

E-branding: a gestão da marca na era digital

Como a internet e os dispositivos móveis, está cada vez mais fácil criar e espalhar conteúdos de marca. Redes sociais como o Instagram e o Facebook, por exemplo, vêm estimulando parcerias, anúncios e a veiculação de material de todo tipo de empresa nas suas plataformas.

As práticas de digital branding, ou e-branding, trabalham nessa frente. Elas usam plataformas digitais para divulgar seus produtos e soluções, para criar elos com o cliente mas também para mostrar a que veio.

Veja mais sobre essa prática em um post exclusivo sobre o assunto, clicando aqui.

Pesquisa de mercado para branding e gestão de marca

A pesquisa de mercado é um grande aliado para um branding eficiente. Antes de definir a voz da sua marca, por exemplo, é fundamental entender com quem você está falando.

Pesquisa de buyer persona

Ao fazer uma pesquisa de buyer persona, você descobre quem são os seus clientes em potencial e pode determinar como, quando e onde falar com eles. Uma buyer persona é a representação do seu cliente ideal, e com os dados levantados para criar essa personagem, você consegue impulsionar o branding. Assim, é possível trabalhar a gestão da marca desde suas etapas mais iniciais.

Pesquisa de imagem de marca

Também é muito importante fazer uma pesquisa de imagem e marca, tanto para traçar sua estratégia de branding quanto para medir os resultados das ações.

A pesquisa de imagem e marca identifica a percepção do público em relação à marca. Você pode entender quais são os atributos e conceitos associados à sua marca. Além disso, é possível entender o grau de conhecimento e os diferenciais que os consumidores enxergam frente à concorrência.
Pesquisa de tracking de marca

Tracking, em inglês, significa rastreamento, monitoramento. Assim, a pesquisa de tracking realiza um monitoramento contínuo de como a empresa ou marca está se posicionando no mercado.

A pesquisa de tracking consiste em realizar diferentes ondas de uma mesma pesquisa em um determinado intervalo de tempo. A periodicidade da pesquisa vai depender dos objetivos da pesquisa. Elas podem ocorrer em diferentes intervalos de tempo que se façam necessários, como diariamente, mensalmente, anualmente, entre outros.

As pesquisas de tracking de marca, portanto, nada mais são do que pesquisas de imagem de marca realizadas de forma periódica. Ao fazer a pesquisa de imagem recorrentemente, você consegue medir a eficácia das suas estratégias de branding, os pontos a serem trabalhados, além de poder antecipar crises de imagem ou outros problemas relacionados à sua marca.

Assim, se um concorrente faz uma campanha mais agressiva e começa a conquistar os seus clientes, é possível identificar a perda de imagem da sua marca e agir para se defender. Da mesma forma, se as suas ações de marketing estão dando resultado, invariavelmente você irá perceber um ganho na imagem da sua marca ao longo do tempo.

Pesquisa de teste de embalagem

Além disso, pode fazer um teste de embalagem para verificar se ela está devidamente associada à sua marca. Uma pesquisa de teste de embalagem oferece insights diretamente do consumidor sobre a “cara” do seu produto. Com esses dados é possível otimizar o visual de um produto, disponibilizar informações que interessam para o consumidor e atrair clientes mais facilmente.

Sendo assim, embalagens mais atrativas, com as informações, tamanho e cores certas vão ajudar a impulsionar vendas e se destacar diante da concorrência. Faça uma pesquisa para avaliar cada atributo da embalagem do seu produto e tira conclusões a partir da opinião do seu público.

Pesquisas de Satisfação

Para que uma marca esteja bem posicionada no mercado, ela precisa oferecer uma boa experiência aos seus consumidores. Dessa forma, as pesquisas de satisfação serão importantes meios para medir a experiência, fidelidade e lealdade dos clientes.

Os principais tipos de pesquisas de satisfação são:

NPS: Criado em 2003 por Fred Reichheld, o Net Promoter Score é uma métrica de lealdade utilizada para prever os impactos positivos ou negativos que a experiência do cliente pode gerar em uma empresa. Essa metodologia consiste em apenas uma pergunta: em uma escala de 0 a 10, o quando você indicaria a empresa X a um amigo? E é a partir da resposta dessa pergunta que o NPS de uma empresa é calculado. Dessa forma, dependendo da nota que os clientes deram, eles são classificados em detratores, neutros e promotores. 

CSAT: é um indicador de satisfação que normalmente é identificado através de uma pequena pesquisa de satisfação e medido através de uma pergunta de escala. A escala pode ser numérica, de 1 a 5, por exemplo, ou uma escala de percepção – de nada satisfeito a muito satisfeito ou de péssimo a ótimo, entre outras.

CES: O CES, ou Customer Effort Score, é um indicador de satisfação que mede o esforço dos consumidores em realizar uma ação com uma marca ou serviço. Criado dentro da Universidade de Harvard, o CES parte do pressuposto que, quanto menor o esforço de um cliente para atingir seus objetivos com uma empresa, maiores serão as chances de fidelizar clientes com esta marca.

Faça a sua própria pesquisa voltada para o branding!

Por fim, existem muitos outros tipos de pesquisa que podem ser feitas para melhorar a gestão de marca da sua empresa. Você pode, por exemplo, fazer pré-testes de campanha para entender se a sua estratégia de comunicação está alinhada com os conceitos que sua marca pretende transmitir.

Você pode também avaliar suas redes sociais e site, para entender a imagem e a linguagem atribuídas a eles. Esses são apenas alguns exemplos de como a pesquisa de mercado pode ajudar no branding da sua empresa. Quer fazer uma pesquisa de mercado? Converse agora mesmo com nossos especialistas.

Também poderá gostar de: