Tendências do Varejo: fique das novidades para 2024!

Maria Luísa Andrade
Tendências do Varejo: fique das novidades para 2024!

O Opinion Box mergulhou nas tendências do varejo que estão moldando a forma como as pessoas compram e interagem com as marcas. Neste post, vamos explorar os resultados de uma pesquisa que mostrou como os consumidores estão equilibrando suas compras online e offline, bem como os critérios que orientam suas escolhas de lojas. 

Vamos descobrir o papel fundamental dos marketplaces, a ascensão do social commerce e como as redes sociais estão se tornando um canal de compras poderoso. Além disso, investigaremos como os consumidores avaliam suas experiências de compra nas redes sociais, o impacto do live commerce e a importância da personalização da experiência. Leia e fique por dentro do assunto!

Compras online ou varejo físico? 

Não dá para negar que o e-commerce cresceu de forma impressionante nos últimos anos. 

Nos últimos 12 meses, as compras online em sites e lojas virtuais foram a escolha de 77% dos consumidores, superando as compras em lojas físicas, que tiveram 67% de preferência. 

Além disso, as compras feitas através em aplicativos também ganharam destaque, com 45% dos participantes optando por essa opção. 

Quando perguntamos aos consumidores qual a modalidade de compras preferida, o e-commerce levou a melhor novamente, uma vez que 46% preferem comprar pela internet do que nas lojas físicas. 

Critérios para escolher lojas

É evidente a preferência das pessoas pelo e-commerce, mas o que leva os consumidores a gostarem tanto de comprar online?

As pessoas optam por fazer compras online principalmente por três motivos: preços melhores, com 63% de preferência, a conveniência de receber produtos em casa, escolhida por 53%, e a presença de mais promoções, que atrai 51% dos compradores.

Contudo, quando se trata de desistir das compras online, os principais motivos são o valor do frete elevado, mencionado por 71% dos entrevistados, seguido de preços altos, citado por 66% dos respondentes.

Já no caso das lojas físicas, os critérios para escolher onde comprar são bastante particulares. Se no e-commerce os valores falam mais alto, quem trabalha com o varejo físico precisa apostar em experiências mais sensoriais. O que mais leva pessoas a comprar em lojas físicas é a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto. 

Quando se trata de desistir de comprar em lojas físicas, os principais motivos incluem preços altos, com 77% dos consumidores mencionando isso. Além disso, 64% experiências ruins com o atendimento também podem prejudicar as vendas. Por isso, não deixe de investir em uma estratégia de customer experience para garantir a satisfação dos clientes e incentivá-los a continuar comprando em lojas físicas.

Comportamentos omnichannel

O omnichannel é um conceito que os varejistas já devem conhecer há algum tempo e é uma das tendências do varejo para 2024. 

E os dados não negam: 77% gostam que lojas físicas e online estejam integradas. Por isso, as lojas que adotam uma abordagem omnicanal podem se destacar entre a concorrência.  

Além de, atender às preferências dos consumidores, omnicanalidade também pode ajudar a superar os desafios mencionados pelos consumidores, como por exemplo experiências ruins de atendimento, tornando as lojas físicas mais atraentes e competitivas

A vez dos marketplaces

Os marketplaces, são grandes varejistas que permitem a venda de produtos por parte de uma rede de lojistas, em troca do pagamento de comissão ou outra condição para expor seus produtos. 

Entre os mais de 2 mil consumidores entrevistados, cerca de 90% disseram ter o hábito de comprar em marketplaces. A metade destes, inclusive, vai às compras frequentemente.

Os marketplaces são uma tendência não apenas por terem se consolidado como uma opção para consumidores online. O mais importante que descobrimos na pesquisa é que mais de 70% das compras online têm sido feitas em marketplaces.

Social commerce

O Social Commerce começou a ganhar espaço no varejo e está mudando as vendas. A prática se refere a quando as marcas usam as mídias sociais para vender seus produtos ou serviços, em vez de simplesmente depender de uma loja física ou virtual.

Entre as redes mais populares para comprar, o Instagram é, de longe, o preferido. De acordo com a pesquisa, 48% já fizeram compras através do Instagram. Entre as pessoas que realizam compras pelas redes sociais, todas as redes apontadas têm um índice de notas positivas acima de 50%.

Live commerce

As compras por meio de “lives”, que fizeram sucesso durante a pandemia, representaram uma estratégia importante para muitas marcas. Hoje, chama atenção que 4 em cada 10 consumidores dizem já terem comprado algo após assistirem a uma live. 

No universo do live commerce, alguns produtos se destacam como os mais adquiridos pelos consumidores. As roupas lideram o ranking, com 34% das compras realizadas nessa categoria. Além disso, cursos e conteúdo educacional atraem um público significativo, com 28% das preferências. 

Personalização da Experiência

O varejo hoje é muito mais do que apenas vender produtos. É sobre encantar e reter seus consumidores. É sobre aquele momento de uau quando uma marca pega todos os dados coletados de um usuário e os coloca em bom uso, seja com conteúdo, ofertas ou formas de se relacionar com o cliente perfeitamente direcionados.

Por isso, é muito importante oferecer uma experiência personalizada para os seus clientes. A pesquisa mostrou que 72% esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses.

O primeiro passo para conseguir personalizar qualquer experiência é conhecer profundamente o seu público. Isso só é possível por meio de dados concretos sobre quem é o seu cliente, o que ele busca e como você pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

Dados da Pesquisa

Por fim, para elaborar essa pesquisa foram realizadas 2.083 entrevistas no mês de setembro de 2023, e a margem de erro da pesquisa é de 2,1 pp. 

Ficou curioso para saber mais dados sobre as tendências do varejo em 2024? Baixe o Ebok gratuitamente e confira todos os insights. 

Também poderá gostar de: