Tecnologias para pesquisa de mercado que você pode usar no seu projeto

Pedro D'Angelo
Tecnologias para pesquisa de mercado que você pode usar no seu projeto

Tanto as pessoas quanto as empresas têm muito a agradecer às novas tecnologias. No cotidiano de cada pessoa ou no dia a dia das empresas, uma infinidade de tarefas foi modernizada, automatizada e simplificada. E como isso afeta a realidade das pesquisas de mercado? Existem diversas tecnologias para pesquisa de mercado que você precisa conhecer.

Algumas tecnologias para pesquisa de mercado

Os avanços tecnológicos estão tornando as pesquisas mais eficientes e ágeis. Veja como isso acontece na prática e conheça tecnologias para usar no seu projeto de pesquisa:

Pesquisa de mercado online

A primeira grande revolução das tecnologias para pesquisa de mercado foi levar as metodologias para o mundo online.

A pesquisa de mercado online é uma solução muito mais simples, rápida e barata para obter dados sobre os consumidores, os concorrentes e o mercado em geral. Hoje, com a ajuda da internet qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

O Opinion Box, inclusive, surgiu da necessidade de adaptar o universo das pesquisas para a realidade online. Nossas soluções são pensadas de forma a aproveitar melhor da praticidade da tecnologia para aproximar empresas e pessoas das respostas que seus negócios precisam.

Pesquisas de mercado online podem ser as mais simples e rápidas ou os questionários mais complexos. Pensando sempre na interação do usuário com os questionários de pesquisa, o online é uma ótima opção para quem realiza pesquisas tanto quanto para quem as responde.

Quer saber mais sobre as possibilidades das pesquisas online? Veja aqui nosso guia passo a passo para fazer suas pesquisas sem sair da frente do computador.

Pesquisas nas redes sociais

Vamos começar pelos exemplos mais simples de tecnologias para pesquisa de mercado: as redes sociais.

Não preciso nem falar sobre a presença de redes sociais no nosso cotidiano, o constante crescimento no seu uso e o potencial de utilização para negócios. As redes sociais vieram para ficar e a pesquisa de mercado pode se aproveitar disso.

Pelas redes sociais do seu negócio você pode compartilhar seus questionários e ouvir muito facilmente o seu públic0-alvo.

Vale ressaltar também que as redes sociais como tecnologias para pesquisa de mercado requerem certos cuidados. As pesquisas de mercado em redes sociais são uma boa opção quando você não precisa ter preocupação com o perfil da amostra. Com isso em mente, você pode fazer diferentes tipos de pesquisa nas redes sociais.

Pesquisas por totem

As tecnologias para pesquisa de mercado nem sempre precisam ser carregadas com você por aí. Elas não precisam estar no seu bolso, na palma da mão ou no smartphone.

Exemplo disso são as pesquisas de mercado por totem. Esse tipo de tecnologia é muito usado no varejo para realizar pesquisas diretamente no ponto de venda. Você já deve ter encontrado um totem na saída de alguma loja de departamento ou até em um supermercado, não é mesmo?

Essas pesquisas são usadas para simplificar o processo de pesquisa para o consumidor e aproveitar das suas experiências mais recentes para levantar dados muito relevantes. O modelo mais comum é provavelmente o de pesquisas de satisfação por totem. Quando você acabou de comprar ou de ser atendido em uma loja, o totem na saída pode ser uma solução para aproveitar a opinião do consumidor enquanto ela ainda está “fresca” na mente dele.

Ao mesmo tempo, essa tecnologia tem seus pontos negativos. Além de sua implementação custar caro, podem existir formas mais modernas e práticas de aproveitar a experiência no ponto de venda, usando de outros gatilhos, como a geolocalização, para disparar uma pesquisa no smartphone do consumidor.

Pesquisas via QR Code

O QR Code (do inglês Código de Resposta Rápida) permite que os entrevistados digitalizem um código de barras com o smartphone que pode direcioná-los a um questionário de pesquisa. Os códigos QR são especialmente úteis quando você deseja compartilhar sua pesquisa por meio de materiais impressos ou qualquer outro tipo de visualização rápida por parte do seu consumidor.

A principal vantagem dessa tecnologia é o fácil acesso e leitura do código para direcionar ao questionário, pois é mais fácil escanear um código do que digitar um URL em um navegador. A pesquisa por QR Code ambém garante que o usuário da pesquisa nem sempre precise estar localizado na frente de um computador para fazer a pesquisa online. E com mais e mais pessoas trabalhando e vivendo em seus smartphones, o acesso a pesquisas via dispositivo móvel está rapidamente se tornando a onda do futuro.

Outro ponto positivo é que várias ferramentas permitem que você mesmo crie (até gratuitamente) o seu QR Code. Mas é claro que também existem desvantagens. Assim como nas pesquisas por redes sociais, todo cuidado com a amostra da pesquisa é pouco. Como o código é facilmente lido, pode ser que ele chegue até pessoas que não representam bem o público que você precisa

Pesquisas por chatbots

Um chatbot é um sistema de inteligência artificial utilizado para automatizar conversas e tarefas. Na prática, essa é uma tecnologia que simula uma conversa, como se você estivesse dialogando com um robô.

Desde que a nova tecnologia surgiu, as empresas começaram a pensar em como usá-la para atrair, se relacionar e fidelizar o cliente. Nada mais natural que ela também seja usada para pesquisas de mercado.

Por meio de chatbots é possível construir um roteiro de questionário que avança de acordo com as respostas dadas pelo entrevistado. Essa conversa pode acontecer, entre outras plataformas, por meio do Facebook Messenger ou até diretamente no site da sua empresa.

Novamente, esse tipo de tecnologia para pesquisa de mercado deve ser usado com cuidado. Usar chatbots requer um certo conhecimento para estruturar a conversa corretamente e não deixar furos no questionário. Além disso, os tipos de pergunta que podem ser utilizados são mais limitados, não permitindo projetos muito complexos.

Como usar tecnologias para pesquisa de mercado

Ainda que cada uma das tecnologias para pesquisa de mercado tenham suas limitações e vantagens, é importante conhecer cada uma e explorar as melhores possibilidades para o seu negócio.

Existem empresas e ferramentas disponíveis para empresas de diversos tamanhos e segmentos. Aqui no Opinion Box, oferecemos diversas soluções. Visite nosso site e, se tiver qualquer dúvida sobre elas, já sabe: é só falar com a gente.

Também poderá gostar de: