Social Selling: o que é e qual a importância

Danielle Salgado
Social Selling: o que é e qual a importância

O Social Selling é uma prática que vem fazendo cada vez mais sucesso.

Afinal, como as redes sociais fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, é normal que o processo de vendas e relacionamento com o cliente aconteça por lá.

Dessa forma, o movimento das empresas para voltar o atendimento e a atenção ao consumidor nas redes sociais vem crescendo de forma exponencial, uma vez que as marcas que não estão presentes nesses canais de mídia perdem espaço para a concorrência.

Sendo assim, para auxiliar você e o seu negócio a entender melhor sobre essa prática e aprimorar a experiência do cliente nas redes sociais, você descobrirá o que é o social selling, por que ele é tão importante e como executar esse processo da melhor forma.

O que é Social Selling?

A prática do Social Selling basicamente consiste no uso das redes sociais para aprimorar o relacionamento com o cliente e, consequentemente, melhorar as vendas.

Dessa forma, as marcas utilizam as redes sociais como ferramentas poderosas para se aproximarem dos consumidores, construir relacionamentos duradouros e fechar negócio com eles.

Sendo assim, em vez de utilizar uma estratégia mais direta de abordagem do cliente, com o Social Selling as empresas promovem uma construção de relação mais genuína e próxima do cliente. Dessa forma, é mais fácil gerar uma conexão profunda.

Qual a importância do Social Selling para o seu negócio?

Executar uma estratégia voltada para o Social Selling pode trazer diversos benefícios para uma empresa.

Afinal, é preciso estar onde o cliente está. E com a crescente presença das redes sociais no dia a dia das pessoas, os clientes estão cada vez mais propensos a pesquisar e comprar produtos online.

Além disso, ao fortalecer o relacionamento com o cliente, a imagem da marca consequentemente irá melhorar. Com isso, a reputação da empresa e a confiança do cliente também ficarão mais positivas.

Outras vantagens da prática do Social Selling são:

  • Reduz o ciclo de vendas;
  • Melhora os indicadores de satisfação e a experiência do cliente;
  • Aumenta a eficácia da prospecção de clientes;
  • Aumento do alcance e visibilidade da marca;
  • Oportunidade de se destacar diante da concorrência;
  • E muito mais!

Como fazer Social Selling?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do Social Selling, vamos para a parte prática. 

A seguir, confira os principais passos para realizar essa prática da melhor forma possível.

Conheça o seu cliente e saiba onde ele está

Como eu disse anteriormente, é preciso estar onde o cliente está. No entanto, como descobrir quais são as principais redes sociais que o seu público-alvo mais utiliza?

Bom, a princípio de conversa, para descobrir quais são os canais de mídia mais utilizados pelos seus consumidores, primeiro é preciso conhecê-los melhor.

E a melhor forma de entender o comportamento do consumidor é através da pesquisa de mercado. Afinal, por meio dela, é possível analisar o perfil, hábitos, comportamento e preferências do seu público-alvo com base em dados concretos.

Além disso, você também pode usar essas informações para criar personas, que são representações fictícias dos seus clientes ideais.

Você também pode perguntar na própria pesquisa quais são as redes sociais preferidas pelos seus consumidores. Dessa forma, você descobrirá em quais eles estão mais presentes.

Acompanhe as tendências das redes sociais

As redes sociais passam por processos de mudanças constantes. Essas mudanças acontecem por diversos motivos: alterações no comportamento e preferências do consumidor de forma geral, o avanço da tecnologia, interesses financeiros, entre outros.

Desse modo, empresas que não alinham suas estratégias com essas mudanças acabam perdendo o engajamento nas redes e, consequentemente, passam a alcançar poucas pessoas com as campanhas.

Um bom exemplo disso é o caso do Instagram. Quando a rede social surgiu, há mais de uma década, ela era voltada exclusivamente para conteúdos de foto. No entanto, com tantas mudanças que ocorreram nesse tempo, hoje ela valoriza bastante os conteúdos em formatos de vídeo.

Sendo assim, é preciso ficar de olho nessas mudanças que acontecem de tempos em tempos e adaptar as suas estratégias para “caber” nelas.

Fortaleça o seu branding

O branding é basicamente o processo da gestão de marca que uma empresa realiza. As empresas que investem no branding conseguem obter posições de destaque e reconhecimento da marca pelo público.

Afinal, ele serve justamente para fortalecer a marca e fazer com que ela se torne cada vez mais conhecida e diferenciada. Com um branding potente, também é possível construir uma conexão emocional com os clientes.

Sendo assim, acolha bem o feedback dos clientes e monitore a reputação da sua marca nas redes sociais e outras plataformas online. Responda prontamente às críticas e aos comentários negativos e use o feedback para melhorar a experiência do cliente.

Além disso, utilize um tom de voz consistente em todas as comunicações da marca, incluindo o site, as redes sociais, o atendimento ao cliente e as campanhas publicitárias, por exemplo. Dessa forma, atente-se para que a mensagem da marca seja clara, relevante e memorável.

Alinhe as equipes de marketing e vendas

Para que uma prática de Social Selling seja bem executada e não ocorra falhas na comunicação interna e externa, é fundamental que as equipes de marketing e vendas estejam muito bem alinhadas nas estratégias.

Dessa forma,  defina objetivos claros e compartilhados para a estratégia de social selling, incluindo metas de geração de leads, conversão de vendas e construção de relacionamentos com os clientes.

Aproveite também para utilizar as ferramentas de monitoramento de redes sociais a fim de identificar oportunidades de engajamento alinhadas com técnicas de vendas sociais para criar interações significativas e autênticas com os clientes em potencial.

Fortaleça o relacionamento com o cliente nas redes sociais

A melhor forma de fortalecer o relacionamento com o cliente nas mídias sociais é se aproximar dele. Nesse sentido, você garante que a humanização da marca irá se fortalecer e aumentará a confiança e lealdade do cliente.

Desse modo, as redes sociais são canais importantes para os clientes entrarem em contato com sua empresa, por exemplo. Sendo assim, certifique-se de ter uma equipe dedicada a oferecer suporte ao cliente nas redes sociais.

Isso pode incluir responder a perguntas, solucionar problemas e ajudar seus clientes a aproveitar ao máximo seus produtos ou serviços. Para trazer o cliente para perto de você, certifique-se de que a sua equipe esteja treinada para oferecer um atendimento humanizado no suporte ao cliente. 

Além disso, ofereça promoções e ofertas exclusivas para seus seguidores nas redes sociais da sua marca. Dessa maneira, essa ação pode incentivar mais pessoas a seguir sua empresa nas redes sociais e também ajudar a fortalecer o relacionamento com seus clientes existentes.

Comece a colocar em prática a sua estratégia de Social Selling agora mesmo!

Por fim, nós podemos ajudar você a iniciar a prática do Social Selling.

Com as nossas ferramentas de Pesquisas Customizadas ou Plataforma de Pesquisa, você conseguirá analisar e entender melhor o perfil, os hábitos, as preferências e o comportamento do seu consumidor.

Além disso, as pesquisas são feitas online de forma rápida, eficaz e com um valor bem abaixo das pesquisas tradicionais.

Entre em contato com o nosso time de especialistas, conheça as nossas soluções e dê o primeiro passo para começar a sua estratégia de Social Selling!

 

Também poderá gostar de: