Identidade de marca: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Identidade de marca: tudo que você precisa saber

A identidade de marca é um dos elementos mais importantes para aumentar a visibilidade do seu negócio. Afinal, é a forma que a sua marca se mostrará para o mundo. 

Existem diversas marcas que se posicionam muito bem no mercado e nós conseguimos identificá-las somente por um símbolo ou uma palavra. Isso é o resultado de um trabalho bem desenvolvido da identidade de marca.

Sendo assim, como elaborar uma identidade de marca que seja única e marcante? Quais as principais características desse conceito? 

Pensando nisso, eu separei nesse post tudo que você precisa saber sobre identidade de marca e o passo a passo para construir uma da melhor forma possível. Vamos lá?

O que é identidade de marca?

A identidade de marca é o conjunto de elementos visuais e conceituais que representam e distinguem uma marca no mercado. Desse modo, ela é fundamental para transmitir a essência, valores, personalidade e propósito da marca aos consumidores e ao público em geral.

Logo, para construir uma identidade eficaz, as empresas investem em estratégias de branding que vão desde a criação de elementos visuais consistentes, como cores, logotipos e tipografias, até a definição clara de missão, visão e valores.

Além disso, a maneira como uma marca se comunica, seus padrões de atendimento ao cliente, a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e até mesmo sua presença nas redes sociais contribuem para moldar essa identidade. 

Os principais elementos da identidade de marca

A identidade de uma marca é composta por diversos elementos. Conheça a seguir alguns dos principais deles:

Nome da marca

O nome de uma marca é o núcleo da identidade dela. É o termo ou expressão que torna a identidade reconhecida pelo público. Dessa forma, o nome precisa ser simples de pronunciar, fácil de lembrar e em sintonia com a essência e princípios da marca.

Logo, um nome adequado tem o poder de estabelecer uma ligação emocional com os consumidores e de destacar a marca em um ambiente competitivo.

Logotipo

O logotipo é um emblema visual ou uma figura que simboliza a marca. Ele mostra visualmente a essência da empresa e é fundamental que ele seja único e marcante para se destacar.

Dessa maneira, um bom logotipo é claro, imediatamente identificável e transmite os princípios da marca em apenas uma imagem.

Além disso, é essencial que o logotipo seja flexível, permitindo sua aplicação em diferentes materiais de divulgação, incluindo embalagens, plataformas online, mídias sociais e campanhas publicitárias, por exemplo.

Tipografia

A tipografia está relacionada ao estilo, design e arranjo das letras, números e caracteres que compõem o texto associado à marca. Em outras palavras, é o conjunto de fontes escolhidas e como elas são aplicadas para comunicar a mensagem da marca de maneira coerente e reconhecível.

Missão, visão e valores

Esses princípios são fundamentais para guiar a marca e influenciar em todas as suas atividades e decisões. Eles ajudam a estabelecer a identidade e o propósito da marca no mercado.

Tom e voz

O tom e a voz da marca influenciam profundamente a forma como uma empresa se comunica e interage com seu público. Embora relacionados, esses elementos têm nuances distintas que contribuem para a construção de uma identidade coesa e reconhecível.

Dessa forma, enquanto o tom define como a marca “soa” emocionalmente, a voz é a expressão prática dessa sonoridade, garantindo consistência e reconhecimento em todas as comunicações. Sendo assim, o tom é a essência emocional e a voz é a aplicação verbal da “alma” da marca.

Cores e Design

As cores e o design são pilares muito importantes na identidade de marca. Afinal, a escolha das cores influencia fortemente na percepção da marca, já que diferentes tons podem despertar variadas emoções e sensações, sendo que uma combinação bem-feita pode conferir uma identidade visual distinta e prontamente reconhecível.

Além disso, o design gráfico garante a uniformidade na identidade visual da marca. Seja na embalagem de produtos, na configuração do site, app ou na presença nas plataformas digitais, o design deve manter uma unidade, traduzindo fielmente a essência e os princípios da marca.

Experiência do cliente

Foi-se o tempo em que a experiência do cliente era um diferencial de uma marca. Atualmente, oferecer uma boa experiência ao consumidor durante toda a jornada de compra tornou-se algo fundamental para as empresas que querem construir uma boa identidade de marca e se consolidar no mercado.

Dessa forma, é muito importante investir em um bom atendimento, na otimização de páginas, no suporte, pós-vendas e outros elementos que constituem a experiência do cliente.

Qual a importância da identidade de marca?

Existem várias vantagens que a construção da identidade de marca pode agregar para o sucesso de um negócio. Afinal, em um mercado competitivo, uma identidade sólida ajuda a distinguir uma empresa ou produto dos concorrentes, criando uma percepção distintiva na mente dos consumidores.

Além disso, ela também facilita o reconhecimento e a memorização por parte dos consumidores, aumentando a familiaridade e a confiança na marca ao longo do tempo.

Outros benefícios da identidade de uma marca são:

  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente;
  • Aumento da credibilidade da marca;
  • Facilitação da decisão de compra;
  • Fidelização de clientes;
  • E muito mais!

Como criar uma identidade de marca

Agora que você já sabe o que é e a importância da identidade de marca, vamos para a parte prática. Confira a seguir o passo a passo para elaborar uma boa identidade para a sua marca.

Reflita sobre o significado da sua marca

Uma vez que o segmento em que você deseja atuar com a marca esteja definido, o primeiro passo para a construção da identidade de marca é refletir sobre o significado dela.

Mas o que isso significa?

Certas associações são instantaneamente reconhecíveis: empresas de tecnologia, por exemplo, são frequentemente relacionadas à cor prata. Por outro lado, empresas voltadas para questões ambientais frequentemente adotam o verde, simbolizando conexão com a natureza.

Conheça o seu público-alvo

Ao compreender as necessidades, desejos, preferências e comportamentos do público-alvo, a empresa pode desenvolver uma identidade de marca autêntica e significativa, estabelecendo uma conexão emocional e construindo relacionamentos duradouros.

Além disso, conhecer o público-alvo melhora o posicionamento da marca no mercado, diferenciando-se da concorrência e atendendo às necessidades específicas dos consumidores. 

Faça pesquisa de mercado

Para conhecer o público-alvo, nada melhor do que se embasar em dados concretos, não é mesmo? Dessa forma, ao realizar pesquisas de mercado, você consegue entender melhor os hábitos de consumo, comportamento e opiniões do seu público-alvo.

E o melhor, você pode fazer tudo isso sem sair de casa! Aqui no Opinion Box, nós temos uma Plataforma de Pesquisa que permite com que você crie os seus próprios questionários para realizar estudos de mercado com o seu público-alvo!

Fuja do padrão 

Quanto mais singular for a identidade da sua marca, mais ela irá se sobressair das demais. Por isso, é muito importante desenvolver uma marca única e singular durante esse processo.

Dessa forma, ao copiar elementos que compõem a identidade visual de outra empresa, a sua marca perderá força e será só mais uma na multidão.

Sendo assim, por mais que seja uma tarefa difícil, é imprescindível que você abuse da criatividade para criar algo único e marcante.

Exemplos de identidade de marca

Confira a seguir alguns exemplos de marcas que construíram uma boa identidade ao longo dos anos e possuem grande destaque no mercado para que você possa se inspirar!

Coca-cola

A Coca-Cola é amplamente reconhecida por sua identidade de marca icônica, que se baseia em mais de um século de história, consistência e conexão emocional com os consumidores.

Desse modo, a marca se associa a valores universais como felicidade, otimismo e compartilhamento, refletidos em campanhas publicitárias memoráveis, cores distintas e designs de embalagens reconhecíveis.

Além disso, a Coca-Cola tem uma abordagem global e localizada, adaptando-se às culturas locais sem perder sua essência, criando uma identidade de marca que é simultaneamente universal e pessoal.

Apple

A Apple é uma marca que personifica inovação, design e experiência do usuário, estabelecendo-se como um símbolo de status, qualidade e confiabilidade. A identidade de marca da Apple é caracterizada por produtos esteticamente atraentes, simplicidade intuitiva e uma abordagem centrada no usuário que prioriza a experiência do cliente em cada ponto de contato.

A marca também é conhecida por suas campanhas publicitárias impactantes e minimalistas, embalagens elegantes e uma cultura que valoriza a criatividade, a inovação e a excelência, consolidando sua posição como líder em tecnologia e estilo de vida.

Netflix

A Netflix construiu uma identidade de marca forte e inovadora ao revolucionar a forma como consumimos entretenimento. A marca é sinônimo de conveniência, variedade e qualidade, oferecendo uma experiência personalizada que se adapta às preferências individuais dos usuários.


Dessa maneira, com uma comunicação clara e consistente, a Netflix estabeleceu-se como líder no mercado de streaming, investindo em conteúdo original, interface intuitiva e estratégias de marketing direcionadas, criando uma identidade de marca que valoriza a liberdade de escolha, a diversidade e a inovação.

Por fim, gostou do conteúdo e quer aprofundar seus conhecimentos em estratégias de branding e construção de marca? Então baixe agora o nosso ebook gratuito!

Também poderá gostar de: