O Social Selling é uma prática que vem fazendo cada vez mais sucesso.
Afinal, como as redes sociais fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, é normal que o processo de vendas e relacionamento com o cliente aconteça por lá.
Dessa forma, o movimento das empresas para voltar o atendimento e a atenção ao consumidor nas redes sociais vem crescendo de forma exponencial, uma vez que as marcas que não estão presentes nesses canais de mídia perdem espaço para a concorrência.
Sendo assim, para auxiliar você e o seu negócio a entender melhor sobre essa prática e aprimorar a experiência do cliente nas redes sociais, você descobrirá o que é o social selling, por que ele é tão importante e como executar esse processo da melhor forma.
O que é Social Selling?
A prática do Social Selling basicamente consiste no uso das redes sociais para aprimorar o relacionamento com o cliente e, consequentemente, melhorar as vendas.
Dessa forma, as marcas utilizam as redes sociais como ferramentas poderosas para se aproximarem dos consumidores, construir relacionamentos duradouros e fechar negócio com eles.
Sendo assim, em vez de utilizar uma estratégia mais direta de abordagem do cliente, com o Social Selling as empresas promovem uma construção de relação mais genuína e próxima do cliente. Dessa forma, é mais fácil gerar uma conexão profunda.
Qual a importância do Social Selling para o seu negócio?
Executar uma estratégia voltada para o Social Selling pode trazer diversos benefícios para uma empresa.
Afinal, é preciso estar onde o cliente está. E com a crescente presença das redes sociais no dia a dia das pessoas, os clientes estão cada vez mais propensos a pesquisar e comprar produtos online.
Além disso, ao fortalecer o relacionamento com o cliente, a imagem da marca consequentemente irá melhorar. Com isso, a reputação da empresa e a confiança do cliente também ficarão mais positivas.
Outras vantagens da prática do Social Selling são:
- Reduz o ciclo de vendas;
- Melhora os indicadores de satisfação e a experiência do cliente;
- Aumenta a eficácia da prospecção de clientes;
- Aumento do alcance e visibilidade da marca;
- Oportunidade de se destacar diante da concorrência;
- E muito mais!
Como fazer Social Selling?
Agora que você já sabe o que é e qual a importância do Social Selling, vamos para a parte prática.
A seguir, confira os principais passos para realizar essa prática da melhor forma possível.
Conheça o seu cliente e saiba onde ele está
Como eu disse anteriormente, é preciso estar onde o cliente está. No entanto, como descobrir quais são as principais redes sociais que o seu público-alvo mais utiliza?
Bom, a princípio de conversa, para descobrir quais são os canais de mídia mais utilizados pelos seus consumidores, primeiro é preciso conhecê-los melhor.