Público-alvo: o que é e como definir o seu?

Danielle Salgado
Público alvo: o que é e como definir o seu?

Definir o público-alvo de uma marca ou empresa é uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico de qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou segmento em que ele atua.

Afinal de contas, por mais que o seu produto ou serviço seja excelente, é praticamente inviável desenvolver uma boa estratégia para ele sem que ela seja direcionada para um público-alvo. Se você não sabe para quem deve vender, então como conseguirá obter vendas efetivas?

Nesse sentido, será que você está trabalhando com o público certo? Existe uma fórmula mágica para definir corretamente o público-alvo de uma empresa?

Para ajudar você a responder essas perguntas, reuni nesse post tudo que você precisa saber sobre público-alvo. Confira!

O que significa público-alvo?

Público-alvo é um grupo de pessoas ou empresas que têm características similares, dores e necessidades em comum. Em outras palavras, é basicamente o segmento que o seu negócio pretende atingir.

Nesse sentido, o intuito de definir esse grupo de pessoas é para que as estratégias e campanhas do negócio se voltem para elas. Sendo assim, quanto mais pessoas com esse perfil forem atingidas, maior as chances de obter sucesso nas vendas.

No entanto, essa segmentação de pessoas não se define simplesmente com base em achismos. Para definir o público-alvo de uma empresa de forma correta, é necessário que haja muito estudo e análise de dados e métricas.

Qual a importância de definir um público-alvo?

Quando você direciona as estratégias do seu negócio para o público certo, você direciona a sua comunicação para quem realmente precisa do seu produto ou serviço para resolver uma dor.

Sendo assim, definir um público-alvo e realizar um planejamento estratégico voltado para ele resulta diretamente em vendas mais assertivas.

Por exemplo, imagine que você desenvolveu um shampoo masculino com uma identidade visual mais jovem e fez anúncios nas redes sociais para homens e mulheres entre 18 e 65 anos ou mais.

Por mais que o pensamento possa ser “quanto mais pessoas alcançadas, melhor”, o público que você tenta atingir é muito amplo e pouco assertivo. Nesse sentido, podemos até usar aquele velho clichê de que “quando tentamos agradar todo mundo, não agradamos ninguém”. 

Sendo assim, para cada grupo de pessoas existe um tom e voz da marca diferente a ser utilizado na comunicação, e quando tentamos nos comunicar com todas as pessoas ao mesmo tempo, ela acaba não sendo efetiva.

Diferença entre público-alvo e persona

Como o público-alvo e a persona são estratégias complementares, muitas vezes as pessoas podem acabar confundindo seus conceitos.

Nesse sentido, o público-alvo trabalha com um grupo amplo de pessoas que possuem características em comum no qual a marca ou empresa irá direcionar suas estratégias. Ainda assim, por mais que o público-alvo se trate de uma segmentação, esse público será bem amplo.

Já a buyer persona se trata da representação ideal do cliente de uma empresa. Nela, detalhamos traços de personalidade, hábitos, comportamento, preferências e outras características do cotidiano de uma pessoa específica.

O intuito da persona é detalhar ao máximo esse personagem que irá representar os consumidores da sua marca, para compreender como será possível interagir da melhor forma possível com essas pessoas.

Ainda assim, uma estratégia não exclui a outra. O ideal é definir o público-alvo antes mesmo de colocar uma ideia de negócio em prática.

Já a persona pode ser criada e modificada ao longo do tempo. Além disso, um mesmo negócio pode ter mais de uma persona, dependendo dos produtos e serviços oferecidos.

Como definir um público-alvo?

Bom, agora que você já sabe de forma mais aprofundada o que significa público-alvo e o porquê dele ser tão importante, é hora de colocar em prática, não é mesmo?

Confira a seguir algumas dicas práticas de como definir o seu público-alvo, baseando-se em estudos, números e análises.

Conheça o seu segmento de atuação

O primeiro passo para criar o seu público-alvo é conhecer de forma aprofundada o seu negócio e segmento de atuação.

Para isso, pergunte-se por que você desenvolveu determinado produto ou serviço e quais dores pretende solucionar.

Além disso, analise seu mercado de atuação como um todo, entendendo como e para quem os seus concorrentes se comunicam. Uma boa estratégia para isso é fazer benchmarking da concorrência.

O Opinion Box desenvolveu o maior benchmarking de NPS do Brasil. Nós apuramos o Net Promoter Score de quase 30 segmentos do mercado e de mais de 300 marcas muito conhecidas, consumidas e adoradas pelos brasileiros. Conheça!

Outra forma importante de conhecer o seu segmento é acompanhar os influenciadores do ramo. Faça uma análise das pessoas com quem eles se comunicam e qual linguagem eles utilizam com o público.

Utilize ferramentas gratuitas a seu favor

Existem diversas ferramentas de análise de dados que podem ajudar você a definir o seu público-alvo.

Por exemplo, no Google Analytics, você consegue extrair informações importantes sobre quem está acessando o seu site. Por meio desta ferramenta, é possível segmentar o público que está chegando até você por interesses, região demográfica, comportamento e muito mais.

Além disso, as próprias redes sociais também disponibilizam métricas sobre os seus seguidores para que você possa conhecer melhor a sua audiência. No Instagram, por exemplo, é possível acompanhar a distribuição de gênero, faixa etária, cidades e países alcançados.

Uma boa dica é cruzar os dados obtidos por essas ferramentas com outros estudos sobre o seu público-alvo já feitos anteriormente.

Faça pesquisa de mercado

Por fim, a pesquisa de mercado é a ferramenta mais importante para definir o seu público-alvo. Afinal de contas, você terá o embasamento estatístico da coleta dos dados para colocar em prática.

Com a pesquisa, você terá a oportunidade de compreender melhor o perfil, hábitos, comportamentos e preferências do seu público potencial e poderá até mesmo entender como a sua marca e a de seus concorrentes é vista por eles.


Mas, como fazer uma pesquisa de mercado? Nós podemos te ajudar! O Opinion Box possui uma Plataforma de Pesquisa na qual você pode criar a sua própria pesquisa com nosso Painel de Consumidores, que conta com mais de 150 mil usuários em todo o Brasil.

Por fim, caso você prefira, também pode realizar uma pesquisa com a ajuda de nossos especialistas que estarão prontos para te ajudar. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com o nosso time de especialistas.

Também poderá gostar de: