Anúncios nas redes sociais: como fazer?

Anúncios nas redes sociais: como fazer?

As redes sociais vêm revolucionando cada vez mais as formas de nos comunicarmos. Sabemos que, atualmente, é fundamental que as empresas tenham um canal de comunicação pelas redes para se aproximarem dos seus clientes. Dentro das formas do marketing nessas plataformas, os anúncios nas redes sociais desempenham um papel muito importante.

Ao optar pela estratégia de anúncios nas redes sociais, existem infinitas possibilidades de direcionamento e segmentação. Ainda assim, é importante atentar-se a detalhes importantes para que essa estratégia seja bem sucedida.

Pensando nisso, separei alguns passos importantes que devem ser seguidos ao criar uma estratégia de anúncios nas redes sociais. Confira.

Qual a importância de criar anúncios nas redes sociais?

As próprias plataformas vêm impondo, de certa forma, que as empresas invistam em Social Ads. Nesse sentido, os algoritmos das redes sociais estão tornando o engajamento orgânico mais difícil de ser alcançado. 

Sendo assim, as estratégias de anúncios tornam-se cada vez mais necessárias para o sucesso do marketing nas redes sociais.

Além disso, quanto mais segmentado for o anúncio, mais chances você tem de conseguir se comunicar com o público certo, com um custo-benefício bem mais acessível do que o investimento em publicidades mais tradicionais. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 54% dos usuários do Instagram afirmaram que os anúncios que aparecem na plataforma têm a ver com eles.

Nesse sentido, como os anúncios são direcionados a públicos específicos, a chance de sucesso na estratégia de marketing nas redes sociais é bem maior.

Como criar bons anúncios nas redes sociais 

Cada negócio tem uma necessidade diferente. Nesse sentido, quando o assunto são anúncios, isso não é diferente. Cada empresa tem um perfil único e as estratégias de anúncios mudam de uma marca para outra.

Lembrando que não existe uma fórmula mágica para criar um anúncio. Mas existem passos importantes para aumentar as chances de criar anúncios bem sucedidos. Confira a seguir dicas importantes para obter sucesso na sua estratégia de Social Ads. 

Anúncios nas redes sociais: defina o seu objetivo principal

Cada plataforma de gerenciamento de anúncios nas redes sociais é diferente, porém, os objetivos são semelhantes.

São muitas opções: você pode selecionar o objetivo de conversões ou cadastro em alguma página, caso esteja anunciando algum evento, vaga ou material rico que direciona a um formulário em landing page.

Além disso, você pode optar pelos objetivos de reconhecimento da marca, aumento do engajamento, seguidores, alcance, visitas no site, visualizações de vídeos, entre outros. São muitas possibilidades!

Nesse sentido, é importante ter bem definido em mente qual dessas possibilidades é a sua maior prioridade para a veiculação da campanha. Para isso, analise o conteúdo do seu anúncio e veja qual desses objetivos condiz mais com ele.

Conheça o seu público

Entenda quem é o seu público-alvo e do que ele gosta. Para ajudar nisso, você pode criar uma pesquisa de mercado, criar uma persona e analisar os seus conteúdos existentes.

Uma pesquisa de mercado pode ajudar a traçar o perfil do seu público-alvo e quais tipos de conteúdo o seu público prefere. Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você tem a possibilidade de criar uma pesquisa com seu próprio questionário ou com modelos existentes. Clique aqui para saber mais.

A persona é a representação do seu cliente ideal. É personificar o perfil, características e comportamento da pessoa que possivelmente fecharia negócio com a sua empresa. A ferramenta de geração de personas da Rock Content em parceria com a RD Station é uma opção simples e prática para criar a sua persona.

Além disso, analisar os resultados orgânicos dos conteúdos já existentes nas redes sociais ajuda na compreensão de quais tipos de conteúdo engajam mais com o seu público. Sendo assim, você pode basear o conteúdo dos seus anúncios a partir desses conteúdos existentes.

Faça testes A/B

Algumas plataformas de anúncios, como Facebook Ads e Google Ads permitem a opção de realizar testes A/B. Os testes A/B são testes breves que têm o objetivo de comparar dois anúncios e apontar qual deles está tendo mais conversões. 

Esses anúncios presentes nos testes possuem poucas diferenças entre si: uma cor, fonte, título, enquadramento, palavras, entre outros pequenos detalhes.

Nesse sentido, é possível comparar a performance dos testes em tempo real, diretamente nas plataformas de anúncios.

Os testes A/B são ferramentas importantes para otimizar campanhas através de pequenos detalhes, que no fim das contas causam uma grande diferença.

Alterne os anúncios ao longo do tempo

Quando falamos do ambiente virtual, tudo acontece em uma velocidade muito rápida. Nas redes sociais, esse processo é extremamente acelerado. Sendo assim, anúncios extremamente repetitivos nessas plataformas acabam não sendo muito efetivos.

Você provavelmente já se sentiu incomodado por ver o mesmo anúncio várias vezes no Instagram ou no YouTube, por exemplo, certo? 

Então é importante atentar-se a esses detalhes e variar os tipos de anúncios periodicamente nas redes sociais. 

Redes sociais diferentes, anúncios diferentes

Cada rede social possui uma dinâmica própria. Sendo assim, não é possível aplicar o mesmo anúncio em todas as redes sociais. 

O TikTok, por exemplo, é uma rede social mais descontraída, na qual seus principais conteúdos são vídeos leves e descontraídos. Além disso, é uma plataforma onde os consumidores conhecem muitas novidades.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 33% dos usuários já compraram algum produto ou contrataram algum serviço descoberto no TikTok.

Já o LinkedIn é uma plataforma que exige mais formalidade na forma de comunicação. Logo, o formato e a linguagem do conteúdo do anúncio deve ser adaptado.

Use e abuse da criatividade nos anúncios nas redes sociais

Nós somos diariamente bombardeados de anúncios em sites e redes sociais. E isso pode ser bem cansativo. É o que dizem os dados: segundo uma pesquisa do Opinion Box, 58% dos usuários do YouTube se irritam com os anúncios presentes na plataforma.

Nesse sentido, caso o seu anúncio não seja criativo e chamativo, ele será apenas mais um no meio de vários. Logo, é fundamental reservar um tempo para criar anúncios bem elaborados.

E como faço para colocar a mão na massa?

Agora que você já sabe as principais dicas para criar um bom anúncio nas redes sociais, é hora de dar o passo inicial!

Cada rede social possui a sua plataforma de gerenciamento de anúncios específica. É importante compreender melhor sobre como funciona a dinâmica de cada uma delas e, assim, iniciar as suas campanhas. Confira as principais aqui e já comece a colocar tudo em prática!

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.