O que é plano de marketing e como fazer um planejamento infalível para seu negócio

Pedro D'Angelo
O que é plano de marketing e como fazer um planejamento infalível para seu negócio

O plano de marketing é uma ferramenta estratégica que tem como objetivo definir as ações de comunicação e marketing que deverão ser realizadas para promover uma marca, produto ou serviço. Aprenda agora mesma a fazer um plano de marketing!

Pode acreditar: toda estratégia de marketing de sucesso nasce de um bom plano. Quando você vê campanhas de sucesso, que viralizam e chamam atenção do consumidor, pode ter certeza que um planejamento foi o que possibilitou aquele resultado. Marcas memoráveis, que não saem da cabeça e da boca do público? Novamente, tudo muito bem planejado. É por isso que agora vamos falar sobre plano de marketing.

O plano de marketing é uma parte da estratégia de planejamento de uma empresa, alinhada com o planejamento estratégico. Continue lendo para descobrir para que serve esse documento e como elaborar o plano ideal para sua empresa.

Para que serve um plano de marketing

Normalmente incluído como uma parte do seu plano de negócio ou do planejamento estratégico, um plano de marketing é exatamente o que parece: um documento que detalha tudo o que você precisa saber para promover o seu negócio.

Dessa forma, o plano de marketing contém os objetivos de comunicação e marketing e o caminho pré-determinado para alcançá-lo. No documento constam o orçamento e as ações necessárias, ao longo de um determinado período de tempo, para atingir metas de área e do negócio como um todo.

Como todo planejamento, o de marketing serve para evitar erros e facilitar o percurso até o sucesso. Em seguida à sua realização, o plano também possibilita olhar para trás e comparar de forma efetiva o que foi feito ao longo do tempo em relação ao que foi planejado, a fim de analisar o que deu certo e o que não deu nas estratégias de marketing.

Como fazer um plano de marketing – o que não pode faltar

Estabeleça metas e objetivos de marketing

Para elaborar um plano de marketing que funcione, você precisa saber o que ele deve fazer por você. Quais são os objetivos da área e do seu negócio?

Saber disso ajudará a criar todas as partes do seu plano e garantirá que esses componentes o levem até lá.

Traças metas também ajuda a avaliar a viabilidade das estratégias de marketing como um todo. Você provavelmente não tem orçamento para conseguir tudo que quer logo no primeiro dia. Portanto, esse é o momento de priorizar, dividir ações em etapas e identificar o marketing necessário para levá-lo a cada objetivo.

Avalie seu cenário atual

Saber onde se quer chegar é imprescindível para elaborar um plano de marketing, isso já deve ter ficado claro. Em paralelo, também é importante ressaltar que você só pode querer chegar a um novo patamar quando sabe exatamente onde está agora.

Por isso, para elaborar seu plano de marketing, avalie o presente para poder pensar no futuro. Qual é a imagem que sua marca tem atualmente? Como você é conhecido? Se o seu negócio for novo ou ainda não tiver saído do papel, qual é o ponto de partida para projetar o seu marketing? Qual é a sua visão sobre o que você tem agora?

Avalie seu cenário atual para poder projetar um futuro que condiz com a realidade e que possa representar um crescimento coerente e estruturado.

Conheça bem o seu público

Marketing é sobre promover o seu negócio para quem interessa a fim de gerar vendas, receita e fortalecer sua marca. O trabalho da área envolve criar estratégias e ações que atinjam em cheio seu público-alvo para obter resultados positivos.

Podemos dizer com tranquilidade que nada disso é possível sem conhecer a fundo o seu consumidor. Antes de pensar nos melhores canais de promoção, você precisa saber a quais o seu público tem acesso. Para desenvolver campanhas inesquecíveis e que vendem corretamente suas soluções, você precisa entender o que seu cliente pensa e como se relaciona com as mídias. Para uma simples conversa com o consumidor em um chat no seu site ou interações nas redes sociais, você deve entender a forma como ele se comunica e se adaptar a ela.

Estude bem o comportamento e os hábitos do seu consumidor para entrar de vez na mente dele. Aproveite de pesquisas de mercado para entender cada característica do seu público. Só assim você consegue oferecer as melhores soluções para ele no momento certo e com a mensagem certa.

O que é plano de marketing e como fazer um planejamento infalível para seu negócio

Como definir suas Buyer Personas

Uma dica certeira para quem quer começar a entender e trabalhar o marketing certo para o seu público é usar buyer personasBuyer Persona é a representação dos clientes ideais da sua empresa. Em outras palavras, é uma personagem criada, com nome, idade, profissão, desejos e anseios, para ajudar a empresa a entender quem é o seu consumidor ideal.

No marketing, as Buyer Personas permitem entender se o seu cliente está mais preocupado com preço baixo ou se está disposto a pagar mais caro por um acabamento diferenciado. Além disso, fica mais fácil traçar estratégias de comunicação e marketing que falem corretamente com o seu público. Conhecendo suas buyer personas é possível trabalhar melhor a linguagem, o tom e falar com elas pelos canais corretos.

Analise os concorrentes

Outra frente importante de ser atacada no plano de marketing é a concorrência. Você vai pensar e planejar suas próprias ações, é claro, mas não deixe de olhar para o lado e ver o que seu concorrente está fazendo.

Quais são as estratégias de mídia e publicidade dos seus principais concorrentes? Em quais veículos eles anunciam? Qual o tom e o foco das campanhas? Quais formatos? Tudo isso precisa ser levado em conta na sua análise da concorrência para que você possa se planejar e agir corretamente

Mapeie canais e mensagens

Com as mídias sociais, digitais e todos os outros canais disponíveis, há muitas opções para escolher quando se trata de estratégias de marketing. Use suas personas e tudo que você sabe sobre seu público para determinar quais são as certas para você. Este é um processo de tentativa e erro que requer testes e interação constante e bem pensada com clientes ou clientes em potencial.

Na hora de mapear seus canais ideais, não caia em tentação de usar tudo o que existe de disponível. Saiba exatamente onde seu público está e vai te ver.

Desenvolva um plano tático

Vamos colocar a mão na massa agora? Agora que você definiu exatamente o que quer alcançar, é hora de detalhar as estratégias que você usará para atingir esses objetivos.

Uma boa ideia é analisar cada meta separadamente e listar os itens de ação relacionados diretamente abaixo dela. Isso permite que você veja exatamente o que precisa ser feito para se dedicar a essa conquista. Também é uma ótima maneira de entender se esse objetivo parece realista ou se precisa de um pouco de ajuste. Você quer que suas metas sejam motivadoras e de longo alcance, mas não tão difíceis que elas sejam desencorajadoras.

A partir daí, desenvolva uma timeline e distribua ações ao longo dela. É o que vai te fazer cumprir o seu plano, no fim das contas. Nesta fase do processo de marketing estratégico, você vai chegar aos clientes para informar e persuadi-los sobre seu produto ou serviço. Seus próximos passos incluem obter os recursos (orçamento e equipe) para comercializar seu produto, organizar as pessoas que farão o trabalho, criar calendários para manter o trabalho sob controle e gerenciar todos os detalhes de cada meta.

Monitore a execução do plano de marketing (e ajuste o que for necessário)

Por fim, não deixe de trabalhar no plano assim que começar a executá-lo.

Você precisa medir e avaliar regularmente os resultados do seu plano para ter sucesso. Isso ajudará você a ver se está atingindo suas metas e onde precisa ajustar as táticas para melhorar seus resultados. Isso pode incluir a observação de receita, vendas, satisfação do cliente, o número de visualizações que seu site recebe ou outras métricas. Se os números não atenderem às suas projeções, você poderá fazer alterações para voltar atrás e ajustar o que precisar pelo caminho. O plano é uma bússola que te indica o caminho a seguir, mas não tenha medo de ajustar o percurso quando necessário.

Dica extra: Plano de marketing para lojas virtuais

Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com +70 mil de clientes, destacou os principais pontos para obter sucesso no plano de marketing da sua loja virtual. Confira:
O que é plano de marketing e como fazer um planejamento infalível para seu negócio

Pesquisas para o time de marketing

Como ficou claro, o plano de marketing tem muito a ganhar com o auxílio das pesquisas de mercado. Não só na hora de elaborar o plano mas no dia a dia da promoção do seu negócio, conte sempre com dados e suas análises. Só assim você consegue garantir estratégias eficazes de verdade que conversam perfeitamente com seu consumidor.

Para aprofundarmos ainda mais no assunto, preparamos um ebook voltado exclusivamente para profissionais de marketing e vendas. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito do nosso guia das pesquisas para marketing e vendas.

Também poderá gostar de: