Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram

O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos e que segue crescendo. Somente no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento no Instagram, a rede já é uma das mais populares em números de usuários no mundo.

Pensando nisso, mais uma vez o Opinion Box realizou sua pesquisa sobre o Instagram. Entrevistamos mais de 2.000 usuários brasileiros para entender os seus hábitos, preferências, o que fazem na rede social e muito mais.

Confira agora os resultados:

Pesquisa Instagram no Brasil – comportamento dos usuários do Instagram

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. 

Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia

Mais impressionante ainda é que, destes, 53% entra várias vezes por dia. Se você ainda achar pouco, fique sabendo que a proporção de usuários que mantém o aplicativo aberto o dia todo dobrou de 11% para 22%.

Esse uso tão intenso do app não é só para passar o tempo. Nossa pesquisa descobriu também que 79% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas.

Além disso, 44% já usaram o Instagram para conversar com empresas;

Público do Instagram – a preferência dos mais jovens

Na pesquisa de 2021, o Instagram ainda perdia para o Facebook como rede mais usada pelos usuários brasileiros. Já em 2022, o Instagram passou a ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com uma grande vantagem de 19 pontos percentuais. 

No início de 2023, essa vantagem foi ainda maior – e o Instagram é a rede mais utilizada de quase metade da amostra.

A frequência de uso do Instagram mudou pouco no último ano, com leve tendência para o uso mais frequente. É entre os mais jovens que o uso rede é mais popular, de acordo com o público de 16 a 29 anos, 83% usam várias vezes ao dia ou deixam aberto o dia todo. Já na faixa de 30 a 49 anos, o percentual cai para 78%. A partir dos 50 anos, são 70%

Marketing de influência e influenciadores no Instagram

O marketing de influência é uma estratégia que existe desde muito antes das redes sociais. É ele que explica por que você vê tantos comerciais estampados pela Ivete Sangalo, pelo Neymar e pela Xuxa, por exemplo.

No Instagram, porém, o marketing de influência ganhou outra dimensão, permitindo que os seguidores se aproximem e interajam diretamente com os influenciadores.

De acordo com a pesquisa, 70% dos usuários do Instagram seguem influenciadores. Além disso, 15% afirmam que são muito influenciados por influencers digitais na hora de comprar e consumir produtos. E essa influência é notável, 35% reconhecem que eles influenciam muito na decisão de compra.

O poder desse tipo de estratégia é tão grande que o dado mais impressionante é este: 61% disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.

Oportunidade para empresas – relacionamento do usuário com empresas

As oportunidades para usar o Instagram para negócios são inúmeras. Nossa pesquisa mostra que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram.

Se apenas esse número não lhe convenceu, saiba que, além disso, 77% acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;

Acrescente essas informações a de que 64% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram e pronto: você já tem bons motivos para estar na rede se relacionando com seu público. 

Na última pesquisa, essa porcentagem era de 59% o que mostra como as pessoas estão procurando cada vez mais por produtos na rede. 

Os anúncios no Instagram também são uma boa estratégia de marketing. Na pesquisa, 56% acham que os anúncios que aparecem no Instagram têm a ver com eles. Entre aqueles que já viram um anúncio, 56% clicam nele pelo menos de vez em quando.

Além disso, o percentual de pessoas que já compraram via anúncios segue crescendo. Em 2021, eram 34%. Em 2022 chegou a 42% e em 2023 são 46%. 

Opiniões sobre o Instagram

Apesar da popularidade da plataforma no país, o Instagram divide opiniões. Muitas vezes, a vida que as pessoas mostram ter nesta rede social não condiz com a realidade, criando padrões irreais de beleza e ideais falsos de felicidade.

Pensando nisso, perguntamos aos entrevistados o que eles acham do que é mostrado na rede, 56% concordaram que a vida mostrada no Instagram costuma ser falsa. E o que é mostrado nas telas pode ter impactado até no psicológico de algumas pessoas.

Na última edição da pesquisa 63% acreditavam que utilizar a plataforma excessivamente pode fazer mal para a saúde mental, neste ano a porcentagem que concorda com isso aumentou para 66%. Será que as redes sociais estão se tornando mais tóxicas? 

É fato ou fake? 

A divulgação das chamadas “Fake news” ou notícias falsas, nas redes sociais também vem aumentando cada vez mais. Especialmente relacionadas a assuntos como política, informações falaciosas estão por todo lugar e  é preciso ter cuidado com o que lemos na internet.

Apesar do investimento da empresa Meta em Inteligência Artificial para filtrar as fake news no Instagram, Facebook e WhatsApp e da opção de denunciar conteúdos falsos, nem sempre é suficiente para conter a propagação de fake news em massa.

Nossa pesquisa revelou que os usuários não confiam tanto na rede, 60% concordam que há muitas fake news no Instagram. Apesar disso, 49%  afirmaram que passam muito tempo na rede social.

Uso dos recursos do Instagram

Quando o Opinion Box realizou sua primeira pesquisa sobre o Instagram, ainda não existiam muitas funcionalidades. Os stories, por exemplo, ainda eram novidade. 

De lá para cá, quanta coisa mudou! Hoje, a rede tem uma série de outros recursos, como a Loja, os Reels e as Lives. Por isso, vamos falar sobre cada um deles e entender o que o público acha das ferramentas. 

Loja

O Instagram enxergou a potência do Social Commerce e quis trazer para dentro do app a possibilidade de fazer compras. No entanto, o recurso de lojas no Instagram não obteve tanto engajamento dos usuários. 

Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram

Desde 2021, quando a funcionalidade ainda era recente, ela se mantém estável na opinião dos usuários, variando apenas na margem de erro. O que  pode ajudar a explicar porque o Instagram decidiu tirar o ícone da loja da barra inferior do app. A partir de fevereiro de 2023, conforme anunciado, a loja dará espaço ao mais popular Reels.

Reels

Já o recurso de vídeos Reels vem se destacando mais. Ele foi lançado oficialmente em 2020 no intuito de concorrer com o “app vizinho”, o TikTok. Apesar de já ter conquistado grande parte dos usuários, a maioria ainda prefere assistir aos vídeos do que publicar.

Isso mostra uma oportunidade para as marcas que querem se destacar na plataforma. Pensando nisso, perguntamos aos entrevistados sobre o consumo desse formato de conteúdo e 65% afirmaram que quando começam a ver os Reels, veem vários na sequência.

Apesar de continuar alta, a porcentagem de usuários que não têm o hábito de criar conteúdo de Reels é grande, 33% disseram que nunca publicaram um vídeo. Esse dado reforça a oportunidade para as marcas e criadores de conteúdo de que o público gosta de consumir, mas não de criar seus próprios vídeos.

Lives

Apesar dos memes sobre as lives terem ficado saturadas ao longo da pandemia, o recurso ainda segue em alta: 71% gostam de assistir às transmissões ao vivo no Instagram e 48% assistem ao menos uma vez na semana.

Ou seja, as transmissões ao vivo podem ser uma mina de ouro se bem exploradas. Por isso, se você deseja vender mais talvez seja o momento de apostar no live commerce.

Ficha técnica da pesquisa sobre o Instagram

Por fim, pesquisa sobre o Instagram foi realizada com 2.216 consumidores brasileiros, maiores de 16 anos, de todas as faixas etárias, regiões e classes sociais. Os dados foram coletados em janeiro de 2023 e a margem de erro é de 2,2pp.

Os entrevistados fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box e você também pode fazer uma pesquisa com eles! É só entrar em contato pelo banner abaixo e falar com nossos especialistas para descobrir como fazer suas próprias pesquisas.

Faça o download gratuito da pesquisa e confira outros dados inéditos!

Também poderá gostar de: