Perfil do cliente ideal: 7 dicas para poder identificar

Perfil do cliente ideal: 7 dicas para poder identificar

As empresas que não direcionam suas soluções para um público específico dificilmente conseguem se manter em um mercado tão competitivo. Nesse sentido, conhecer o perfil do cliente ideal é muito importante para traçar estratégias e fazer um planejamento para qualquer tipo de negócio.

No entanto, para identificar o perfil do cliente de forma mais assertiva, é muito importante seguir algumas dicas e que tudo seja feito com embasamento em dados reais e não em achismos.

Afinal de contas, muitas vezes você pode deixar se levar pela opinião pessoal, com uma falsa impressão de que conhece o perfil do seu cliente. Ainda assim, os dados podem apontar outras respostas.

É por isso que, no post de hoje, eu separei algumas dicas para identificar o perfil do seu cliente ideal. Confira!

O que é o perfil do cliente?

O perfil do cliente é caracterizado pela definição do comprador ideal de uma empresa. Para elaborá-lo, é preciso levar fatores culturais, sociais, pessoais e profissionais em consideração.

Além disso, também é preciso avaliar duas perguntas importantes: quem você quer que compre a sua solução? Quais são as características da pessoa que teria uma intenção de compra real no seu produto ou serviço?

Após muito estudo e análise de mercado, você conseguirá obter as respostas para essas perguntas e, assim, finalmente traçar o perfil do seu cliente ideal.

Qual a importância de traçar o perfil do cliente?

Ao definir o perfil do seu cliente ideal, você terá a oportunidade de desenvolver ações e campanhas de marketing voltadas para esse público.

Nesse sentido, você consequentemente conseguirá obter mais sucesso com os resultados dessas campanhas. Afinal de contas, você estará direcionando-as para as pessoas certas.

Por fim, tudo isso trará mais clientes para o seu negócio e também aumentará as chances de fidelização de clientes, o que irá impactar diretamente na receita do seu negócio.

Como identificar o perfil do cliente ideal

Agora que você já sabe o que é o perfil do cliente ideal e a importância dele para uma empresa, vamos colocar a mão na massa?

Para isso, separei algumas dicas importantes para definir o perfil do cliente de forma correta. Confira!

Analise os clientes atuais

Faça uma análise da sua base de leads e das plataformas de CRM. O que essas pessoas têm em comum? Analise o comportamento e as preferências desses consumidores e procure por padrões.

Esses padrões podem ser algumas das características que compõem o perfil do seu cliente ideal. Afinal de contas, são pontos em comuns de clientes e potenciais clientes que buscam o seu negócio para solucionar uma dor.

Nesse sentido, ao fazer essa análise do comportamento dos seus consumidores, é importante levar em consideração também o retorno financeiro que é gerado por essas pessoas. Ou seja, não adianta buscar por características em comum de pessoas que não compram do seu negócio com uma certa frequência.

Conheça bem as suas soluções

Com o tempo, o catálogo de produtos e serviços oferecidos por uma empresa pode aumentar, fazendo com que nem todos os colaboradores tenham pleno conhecimento sobre cada uma dessas soluções.

Nesse sentido, é impossível traçar uma estratégia voltada para o perfil do cliente ideal antes que você e seus colaboradores dominem completamente as soluções oferecidas pelo seu negócio.

Mais do que isso, é preciso que todos tenham bem estabelecidos em mente os valores e a cultura da empresa. Somente assim será possível traçar estratégias efetivas, que sairão de dentro pra fora.

Além disso, faça uma análise do seu mercado de atuação e entenda como e para quem os seus concorrentes se comunicam. Para isso, uma boa estratégia é realizar um benchmarking da concorrência.

Defina o seu público-alvo

O público-alvo é caracterizado por um grupo de pessoas ou empresas que possuem características, dores e necessidades em comum. Ou seja, ele é basicamente o segmento específico que o seu negócio pretende atingir.

Nesse sentido, vale ressaltar que o seu público-alvo e o perfil do seu cliente ideal, apesar de semelhantes, são dois conceitos distintos.

Afinal de contas, o público-alvo é um grupo de pessoas ou empresas com características em comum, enquanto o perfil do cliente ideal são traços presentes nas pessoas consideradas como os compradores ideais do seu negócio.

Ou seja, o perfil do cliente ideal não é definido somente por um consumidor que está pronto para o momento de compra, mas sim de um perfil específico que se encaixa em um comprador do seu negócio.

No entanto, ao definir o público-alvo, você conseguirá também traçar algumas das características que compõem o perfil do cliente ideal.

Defina uma persona

A Buyer Persona é a representação de um cliente ideal do seu negócio. Ou seja, é um personagem desenvolvido com o máximo de detalhes possíveis, como nome, idade, profissão e hobbies.

O objetivo da persona é ajudar uma empresa a entender quem é o seu consumidor ideal. Logo, ao definir uma persona detalhada, você terá mais informações valiosas sobre o perfil do seu cliente ideal.

No entanto, vale ressaltar que, para definir uma persona, essas características não podem ser traçadas por mero achismo. É preciso analisar o comportamento do seu consumidor, baseando-se em dados concretos.

Para isso, a pesquisa de mercado voltada para a buyer persona será uma excelente ferramenta. Acesse aqui o modelo de questionário editável e gratuito para esse tipo de pesquisa.

Faça um mapa de empatia

O mapa de empatia é um diagrama que tem como principal objetivo detalhar a vida da sua persona. Para elaborá-lo, é preciso responder às seguintes perguntas: 

  •  O que ela vê?
  • O que ela ouve?
  • Quais coisas ela fala e faz?
  • O que ela pensa e sente?
  • Quais são suas dores?
  • Quais são suas necessidades?

Nesse sentido, essas perguntas devem ser respondidas de acordo com a personalidade da sua persona, assim como no modelo abaixo:

Perfil do cliente ideal: 7 dicas para poder identificar

Após elaborar o diagrama do seu mapa de empatia, você terá ainda mais dados ricos e detalhados sobre o perfil do seu cliente ideal.

Acompanhe os influenciadores do seu segmento

O marketing de influência vem se tornando algo praticamente indispensável para as empresas. Afinal de contas, por mais que seja uma estratégia paga, essa é uma forma mais orgânica e natural de fazer com que novos clientes cheguem até o seu negócio.

Ao acompanhar um influencer digital voltado para o seu segmento de atuação, você conseguirá analisar algumas informações importantes, bem como: a linguagem utilizada para se comunicar com o público, as pessoas que interagem com esses influenciadores, o perfil e comportamento dela.

Além disso, os influenciadores voltados para o seu segmento se comunicam praticamente com o mesmo público-alvo que você, o que também ajuda a pensar em estratégias inovadoras.

Faça pesquisa de mercado

Por fim, a pesquisa de mercado será fundamental para validar praticamente todos os tópicos anteriores com um embasamento em dados concretos.

Recomendado para você:  5 dicas para fazer uma pesquisa de mercado online de sucesso

Afinal de contas, a pesquisa será fundamental para ajudar na construção da persona e do público-alvo, além de revelar informações importantes sobre o perfil, hábitos e comportamento do seu consumidor.

Com a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode criar a sua própria pesquisa de mercado, utilizando um questionário próprio ou um de nossos modelos editáveis existentes. As pesquisas são feitas com um Painel de Consumidores, que conta com mais de 150 mil usuários aptos para responder qualquer tipo de pesquisa.

Caso você queira realizar um estudo mais aprofundado do seu consumidor, você também pode fazer uma pesquisa com a ajuda dos nossos especialistas, que cuidarão do seu projeto do início ao fim.

Quer saber mais sobre nossas soluções especializadas? É só clicar no banner abaixo para entrar em contato com um de nossos consultores.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.