Como elaborar uma pesquisa de mercado online em 7 passos

Daniela Schermann
Como elaborar uma pesquisa de mercado online em 7 passos

Você vai aprender agora como elaborar uma pesquisa de mercado online e vai ter acesso a um infográfico gratuito com os 7 passos da pesquisa online!

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e dinâmico. Para prosperar neste ambiente, é preciso tomar as decisões certas. Obviamente, cada empresa e cada mercado têm a sua particularidade. Porém, independentemente do tamanho da empresa ou da área de atuação, o caminho para se tomar decisões com segurança é um só: informação. A pesquisa de mercado online é o melhor caminho para obter inteligência.

Sem conhecer o seu mercado, os seus consumidores e a sua concorrência, fica difícil fazer boas escolhas. Seja para montar um novo negócio, entender o que os seus consumidores pensam sobre seu produto ou para descobrir como vender mais, a pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa que vai te ajudar a tomar decisões com mais assertividade. Com as ferramentas digitais, fazer uma pesquisa de mercado online ficou ainda mais fácil.

Criar uma pesquisa não precisa ser complicado. Descubra como elaborar uma pesquisa de mercado online. Se preferir, você pode baixar agora mesmo o nosso infográfico gratuito com todas essas dicas resumidas:

Como elaborar uma pesquisa de mercado online em 7 passos  

Antes de começar o passo a passo, crie uma conta gratuitamente na nossa plataforma de pesquisa. Assim, você pode seguir todos os passos e criar sua pesquisa sozinho, sem sair da frente do computador.

1. Defina o problema da sua pesquisa de mercado online

O problema de pesquisa é aquilo que você está procurando saber. Para elaborar uma pesquisa, você deve partir de uma necessidade real de informação, como por exemplo: “Qual o melhor nome para o meu produto?” ou “Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por isso?”.

Caso você ainda não tenha definido com clareza qual o seu problema de pesquisa, pense quais são os desafios do seu negócio e quais informações poderiam ajudá-lo a definir os caminhos para tomar decisões mais acertadas.

2. Escolha como coletar a sua pesquisa de mercado

Existem diversas formas de coletar a sua pesquisa de mercado online. Você pode fazer a sua pesquisa utilizando o Painel de Consumidores do Opinion Box. Ele é a melhor opção quando você quer entrevistar pessoas isentas ou que representem uma parcela da população. Nós temos mais de 150 mil consumidores online prontos para responder à sua pesquisa.

Você pode segmentá-los de acordo com informações sociodemográficas, como sexo, idade, renda ou localização, ou por segmentações específicas. Por exemplo, você pode fazer pesquisas só com mães, ou só com universitários, pessoas que possuem carros etc.

Se você quer pesquisas a imagem que os consumidores em geral tem da sua marca, ou quer testar um novo produto diretamente com seu público-alvo, ou ainda testar uma campanha, esta é a melhor opção.

3. Determine o público da pesquisa

Se você vai fazer a pesquisa no nosso Painel de Consumidores, é preciso definir exatamente o perfil dos seus entrevistados. Utilize o nosso Simulador para identificar os perfis disponíveis e saber o preço da sua pesquisa. Quanto mais específico for o seu público, maior o valor final da pesquisa.

Quer ter sempre à mão os passos de como elaborar uma pesquisa de mercado? Baixe o nosso infográfico.

4. Defina a amostra da pesquisa de mercado

Para definir quantas pessoas irão responder sua pesquisa, ou seja, a amostra da sua pesquisa, você precisa ter em mente que, quanto maior a amostra, menor a margem de erro.

Por exemplo, se você entrevistas 400 pessoas, a margem de erro da sua pesquisa será de 4,9pp. Por outro lado, se você entrevistar 2.000 pessoas, a margem de erro será de 2,2pp. Isso quer dizer que, se a sua pesquisa disser que 42% gostam muito do seu produto, o resultado irá variar 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A precisão dos resultados da sua pesquisa variam muito de acordo com o objetivo e o problema de pesquisa que você quer resolver.

5. Crie o seu questionário

Este é um dos passos mais importantes de como elaborar uma pesquisa de mercado. O questionário será respondido pelas pessoas que vão participar de sua pesquisa, e deve trazer, de forma clara e objetiva, todas as questões que vão lhe ajudar a encontrar a resposta para você resolver o seu problema de pesquisa. Fazer as perguntas certas é um dos principais pontos para garantir o sucesso de sua pesquisa.

Após elaborar o seu questionário, não se esqueça de testá-lo. Lembre-se que você pode incluir fotos, vídeos, páginas e textos para tornar seu questionário mais dinâmico e atrativo para quem for responder. Além disso, é possível personalizar o questionário com cores e com a logomarca da sua empresa.

6. Lance a pesquisa

Tudo pronto? Agora que você sabe como elaborar uma pesquisa de mercado e já passou por todos os passos, é hora de divulgar a sua pesquisa. Você pode acompanhar os resultados em tempo real. As pesquisas no Painel de Consumidores ficam prontas, em média, em 5 dias úteis.

7. Analise os resultados

Ao analisar os dados de sua pesquisa, observe os resultados gerais. Veja também se há alguma diferença significativa por idade, classe social, região ou sexo. Dessa forma, você pode obter insights interessantes e conhecer melhor o seu público.

Se quiser fazer uma apresentação com os dados da sua pesquisa de mercado, não deixe de baixar o kit Como apresentar dados de forma impactante, que nós preparamos em parceria com a Smartalk. Nós oferecemos gratuitamente um ebook e um template de apresentação editável com tudo que você precisa para criar uma apresentação de sucesso.

Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente.

Como elaborar uma pesquisa de mercado em 7 passos: Infográfico

Agora que você já sabe como elaborar uma pesquisa de mercado, mãos à obra. Baixe nosso infográfico com os 7 passos para ter acesso a todas essas informações de forma simples e rápida:

Também poderá gostar de: