O que são organizações exponenciais e como conquistar crescimento acelerado nas empresas

Pedro D'Angelo
O que são organizações exponenciais e como conquistar crescimento acelerado nas empresas

O crescimento de uma empresa está ligado a uma série de fatores. Um produto que resolva de verdade o problema do consumidor, um serviço inovador, uma gestão poderosa… tudo isso impacta na sua taxa de sucesso. Mas é claro que crescer rapidamente não é tão simples assim. Pensando em alguns exemplos, o que a Amazon, Uber, Airbnb e o Spotify, por exemplo, têm em comum?

Essas empresas, gigantes de seus mercados, têm muito mais em comum do que o seu sucesso incontestável. E essas características fazem com que todas sejam exemplos de organizações exponenciais.

Se você ainda não conhece o que são organizações exponenciais, não se preocupe. Este artigo vai te contar. Caso já esteja familiarizado com essa proposta, nada de parar por aqui também. Continue lendo para descobrir como são criadas as organizações exponenciais.

Boa leitura!

O que são organizações exponenciais?

Uma organização exponencial é uma empresa que cresce a uma taxa acima da média.

As organizações exponenciais são conhecidas por se desenvolverem até 10 vezes mais rápido que outras empresas de seus setores. Ainda assim, elas também gastam consideravelmente menos recursos graças a novas formas de gestão e ao uso de novas tecnologias. Sem surpresa nenhuma, essas tecnologias que impulsionam o crescimento costumam ser totalmente digitais.

Essas empresas também são chamadas de ExOs, abreviando do inglês exponential organizations. As ExOs foram citadas pela primeira vez em 2014, em um livro que leva o nome de Exponential Organizations e foi escrito por Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri van Geest.

Características da organização exponencial

Os exemplos de organizações exponenciais são os mais diversos. Elas podem vender produtos ou serviços, atenderem públicos totalmente diferentes, mas ainda assim têm muito em comum umas com as outras.

O que diferencia essas empresas, todas com modelos de negócios muito diferentes, dos seus concorrentes?

Salim Ismail, que cunhou o termo Organizações Exponenciais (ExOs), identificou 11 atributos que caracterizam esse tipo de empresa. O primeiro ponto é ter um Propósito Transformador Maciço (ou MTP, no inglês), e outros vários atributos internos e externos.

O MTP marca o “porquê” por trás da empresa. O MTP vai além de uma declaração de missão no planejamento estratégico. Nas organizações exponenciais, esse conceito age em uma escala muito maior e mais aspiracional. Isso significa que o MTP pode revolucionar uma indústria e até uma sociedade.

Por exemplo, o empresário Elon Musk, fundou uma série de startups com MTPs audaciosos e que visam grandes mudanças de paradigma. O MTP da Tesla, por exemplo, é acelerar a transição do mundo para a energia sustentável.

Além do MTP, outras características reconhecidas nas ExOs incluem:

Experimentação

Até as melhores idéias são apenas uma hipótese até serem testadas. Uma empresa precisa incentivar a liberdade de testá-los por meio de experimentos inteligentes e devidamente controlados.

Em termos práticos, isso significa montar um fluxo de trabalho de experimentação que pode ser seguido, onde as idéias podem ser alocadas em um processo adequado, rápido e barato.

O que são organizações exponenciais e como conquistar crescimento acelerado nas empresas  

Autonomia

Essa característica das organizações exponenciais significa dividir a empresa em equipes multidisciplinares organizadas que têm autoridade e responsabilidade para tomar melhores decisões e escolher como atingir seus objetivos.

Isso permite que as empresas sejam mais ágeis, permite que as informações sejam espalhadas rapidamente por uma organização e também atrai pessoas inovadoras e auto-direcionadas para sua empresa.

Social

Essas são ferramentas que permitem que as pessoas da sua empresa se comuniquem e colaborem de maneira rápida e fácil. Essas ferramentas permitem conversas mais rápidas, decisões mais rápidas e aprendizado mais rápido.

Comunidade

A comunidade nas ExOs é formada por pessoas atraídas e alinhadas ao seu Propósito Transformador Maciço.

Essa comunidade podem consistir em funcionários, parceiros e pessoas interessadas em apoiar sua empresa, até mesmo os clientes fiéis. A Microsoft, por exemplo, viu a comunidade Github, plataforma compartilhada de desenvolvimento, como algo valioso o suficiente para gastar US $ 7,5 bilhões na compra da empresa.

Algoritmos

Algoritmos são códigos projetados para executar uma determinada tarefa de forma automatizada. À medida que a empresa cresce exponencialmente, ela ajuda as empresas a processar quantidades cada vez maiores de dados – de maneira estruturada e automatizada.

Engajamento

Esse é um atributo das organizações exponenciais projetado para capturar, reter e aprofundar o interesse de clientes e membros da comunidade.

Estratégias de gamificação, assim como de satisfação e lealdade do cliente são exemplos comuns disso onde o comportamento é recompensado. Público engajado leva ao crescimento por uma série de fatores, mais ou menos óbvios. O cliente satisfeito e que se relaciona alavanca vendas, mas também impulsiona o fortalecimento da marca publicamente. E isso ajuda a te levar ao crescimento, sem dúvidas.

Como criar organizações exponenciais

Chegando até aqui e sabendo o que são organizações exponenciais, você deve estar se perguntando: é possível replicar esse modelo? Como fazer para criar a sua organização exponencial?

Bom, o x dessa questão é ir além ao abrir uma empresa. Primeiro, revisite todas as características citadas acima.

Elas realmente representam o que há de mais importante na fundação de organizações exponenciais. Os atributos que você leu devem fazer parte da cultura organizacional e do DNA do seu negócio.

Além disso, é imprescindível que as empresas sempre se baseiem em dados.

Empresas como Uber e Spotify chegaram até onde estão não por pura ousadia. Elas confiam em dados para tomar decisões, criar novos produtos e criar estratégias de marketing e relacionamento.

Por isso, desde a fundação do seu negócio, faça com que os dados façam parte da rotina, embasando toda e qualquer decisão. Além de apostar de forma mais segura, você ainda vai conhecer melhor seu consumidor, mercado e concorrentes.

Por fim, nunca pare de aprender sobre o que há de novo no mercado. Lembre-se que as organizações exponenciais foram documentadas dessa forma apenas em 2014. Novos termos, conceitos e estratégias surgem o tempo todo e cabe a você se atualizar constantemente para não ficar para trás.

Caso queira continuar agora mesmo aprendendo sobre as ExOs, leia também o artigo com os 11 segredos para alcançar crescimento exponencial, do autor Salim Ismail.

E claro, não deixe de visitar nossa seção de materiais e nossos artigos sobre inovações do mercado.

Também poderá gostar de: