Objeto de pesquisa: 5 pesquisas para transformar o seu negócio!

Maria Luísa Andrade
Objeto de pesquisa: 5 pesquisas para transformar o seu negócio!

O objeto de pesquisa é fundamental para encontrar as respostas certas para o seu negócio, servindo como um guia para a investigação e é a chave para insights valiosos. 

Por isso, neste post, vou te contar um pouco mais sobre o que é o objeto de pesquisa em uma pesquisa de mercado. Além disso, vou te apresentar 5 tipos de pesquisa simples que podem contribuir com o crescimento da sua empresa. Confira!

O que é o objeto de pesquisa? 

O objeto de uma pesquisa de mercado é o que a sua pesquisa vai investigar. Por exemplo, o objeto de pesquisa em uma pesquisa de satisfação feita por marketplace pode ser a avaliação dos compradores nos produtos oferecidos. 

Nesse caso, a pesquisa procura investigar como foi a experiência do cliente ao comprar aquele artigo, pensando na qualidade do produto, entrega, facilidade de navegar pelo site e até mesmo recomendação para amigos e familiares. Realizando essa pesquisa, a empresa pode identificar áreas de aprimoramento na experiência do cliente e aprimorar a satisfação do usuário.

Tipos de pesquisa de mercado 

As pesquisas de mercado podem responder a diversas perguntas e proporcionar insights valiosos para uma variedade de questões. Contudo, ter uma definição precisa do objeto de pesquisa é fundamental para obter dados assertivos. 

Para te ajudar a fazer isso, vou te contar 5 tipos de pesquisa de mercado, que podem ajudar a trazer as respostas que o seu negócio precisa.

Viabilidade de negócio

Se você acredita que tem uma ideia inovadora para um negócio, encontrou uma boa oportunidade para empreender ou percebeu que é o momento de se tornar dono do seu negócio, a pesquisa pode te ajudar a fazer isso. 

Com as pesquisas, você entenderá quem é o seu público-alvo em potencial, o que as pessoas pensam sobre os concorrentes que já existem no mercado, o preço que elas estão dispostas a pagar e vários outros insights valiosos.

Além disso, depois que a ideia de negócio já estiver mais consolidada, você também pode testar o nome, identidade visual e outros elementos da sua nova marca. 

Buyer Persona

A Buyer Persona é a representação do cliente ideal de uma empresa. Em outras palavras, é uma personagem criada, com nome, idade, profissão, desejos e anseios, para ajudar a empresa a entender quem é o seu consumidor ideal.

Ao pesquisar as personas, a área de produto pode criar soluções que combinem com as dores e necessidades do seu público-alvo. Já a equipe do comercial consegue saber a partir da buyer persona a melhor abordagem de vendas para falar com ela.

Caso você ainda não tenha clientes, não se preocupe. A pesquisa de Buyer Persona é excelente para validar as suas hipóteses de quem são os seus clientes e começar a vender diretamente para as pessoas certas e com o discurso certo

Teste de Produto 

Todo produto novo precisa satisfazer alguma dor, desejo ou necessidade do consumidor. Por isso, antes de lançar um novo produto no mercado  faça uma pesquisa de mercado para apresentar valor ao seu produto e ver se os consumidores identificam e concordam com sua proposta.

A partir de uma pesquisa de teste de produto, por exemplo, é possível avaliar questões importantes, como o sentimento do cliente e o quanto ele está disposto a pagar por ele. Assim, você conseguirá identificar as melhores ideias e oportunidades para seguir adiante.

Além disso, por meio do teste de produto é possível oferecer diferentes versões dele para identificar qual delas agrada mais o seu público e obter um feedback sobre cada um deles. 

Satisfação

Uma pesquisa de satisfação vai dizer se seus clientes estão satisfeitos com seu produto ou serviço? Sim. Mas mais do que isso, a pesquisa de satisfação pode ajudá-lo a resolver problemas reais que sua empresa pode estar enfrentando.

Existem diferentes tipos de pesquisa de satisfação e diferentes formas de realizá-la, como por exemplo o CSAT e o NPS.  Ela pode avaliar todos os pontos de contato com o cliente, pode focar apenas em uma etapa do processo de compra ou até mesmo ter uma única pergunta, como por exemplo: “O quanto você ficou satisfeito com esta compra?”.

Tudo vai depender dos seus objetivos e, principalmente, da sua capacidade de tomar ações em cima dos resultados obtidos. De nada adianta, por exemplo, a sua pesquisa identificar que os seus clientes não estão satisfeitos com o seu site, se você não tem como fazer um site novo neste momento. 

Atributos de marca

As pesquisas de atributos da marca têm como principal objetivo analisar e compreender junto ao público alvo o conjunto de elementos que a definem. Dessa forma, esse tipo de pesquisa busca entender quais atributos são ou não valorizados e o quanto eles estão conectados aos valores da empresa e os valores do público.

Além disso, também é possível comparar os estudos voltados para atributo de marca com as marcas concorrentes. Esse tipo de pesquisa facilita a análise das características valorizadas pelos consumidores para, assim, realizar uma ação de posicionamento ou reposicionamento de marca.

Faça sua pesquisa de mercado!

Com a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode fazer pesquisas para investigar diferentes objetos de pesquisa. 

Através dela, você pode fazer pesquisas para compreender melhor seu público-alvo, avaliar a concorrência e formular estratégias competitivas, identificar tendências de mercado e oportunidades emergentes. Tudo isso a um custo acessível, recebendo resultados rápidos em poucos dias. Não perca tempo, fale agora mesmo com nosso time de especialistas!

Também poderá gostar de: