Quais são as etapas de uma pesquisa?

Maria Luísa Andrade
Quais são as etapas de uma pesquisa?

Uma pesquisa tem muitas etapas e se você está fazendo pela primeira vez pode parecer um pouco confuso. Contudo, é muito importante entender como funciona cada fase desse processo para obter mais dados e compreender cada um deles. 

A receita para fazer uma pesquisa tem cinco ingredientes: planejamento, definição da amostra, criação do questionário, coleta e por fim, a análise de dados. Seguindo cuidadosamente todas as instruções você será capaz de tomar decisões estratégicas e minimizar os riscos no seu negócio. 

Por isso, se você quer fazer uma pesquisa ou entender quais são suas as etapas de uma, confira o post. 

Planejamento

O primeiro para se fazer uma pesquisa é o planejamento. Essa fase é fundamental e vai definir todas as próximas etapas da pesquisa, um bom planejamento pode definir o sucesso do projeto.

Por isso, coloque no papel tudo aquilo que você busca saber com a pesquisa, quais são seus objetivos e quem você pretende escutar. Além disso, defina quem ficará responsável por cada um dos estágios. 

Ao longo das etapas de uma pesquisa, profissionais de diferentes áreas estarão envolvidos, tornando a organização essencial.

Definição da amostra

A amostra probabilística é o grupo de pessoas que vão participar e responder a sua pesquisa. Os dados fornecidos por essa amostra vão servir como um indicativo sobre o comportamento da população.

Dessa maneira, você é capaz de identificar tendências no mercado, decifrar o comportamento do consumidor e descobrir opiniões do público. Com essas informações você pode tomar decisões assertivas em seu negócio.

Pensando nisso, é muito importante definir com atenção a amostra probabilística, pois ela será a peça chave para entender a percepção do seu consumidor. Durante essa etapa da pesquisa, é necessário relembrar qual o principal objetivo e o tamanho da população. 

Para te ajudar a fazer isso, você pode acessar a nossa calculadora e descobrir a amostra probabilística ideal para o sua pesquisa. 

Criação do questionário

Chegou a hora de montar e ordenar o questionário.

O questionário de pesquisa é o formulário que vai ser respondido pelos seus entrevistados. Nele vão constar todas as perguntas que, uma vez respondidas, vão te alimentar com dados valiosos para tomar decisões melhores. Mas que perguntas vamos fazer?

É preciso ter muita atenção ao criar o questionário para não ficar nada de fora e você colher o máximo de informações possíveis dos entrevistados. Nessa etapa da pesquisa você deve ter em mente quais são os seus principais objetivos e não esquecer quem é o seu público alvo. 

Você deve lembrar que o entrevistado precisa entender todas as perguntas e também se identificar com elas. Uma dica de ouro é criar um rascunho do questionário, antes de começar a pesquisa. 

Dessa forma, você pode conferir se as perguntas estão de acordo com o que você busca entender com a pesquisa. Além de checar se a linguagem está compreensível para o seu público. 

Coleta

Com o questionário definido chegou a hora de fazer a coleta dos dados. 

A coleta é etapa da pesquisa em que entrevistamos o nosso público. Em uma pesquisa, você pode fazer uma coleta presencial ou online. 

Na coleta presencial é preciso de um entrevistador que será responsável por escutar cada um dos participantes. Ele será responsável por fazer anotações, mediar grupos focais e extrair o máximo de informações dos participantes. 

Também é possível fazer entrevistas online, o que te economiza tempo e dinheiro. Com uma plataforma de pesquisa online, você pode começar a receber os resultados em menos de 24 horas após o disparo do questionário e completar a coleta de uma pesquisa completa em até 5 dias úteis.

Outra grande vantagem é a possibilidade de fazer tudo isso sem precisar sair da frente do computador. 

Apresentação dos resultados

Depois de todas as entrevistas feitas, está na hora de analisar os resultados e tirar dados proveitosos. Contudo, fazer isso pode não ser tão simples assim, e para realmente aproveitar todas as informações é necessário analisar com atenção. 

Nessa etapa da pesquisa, vamos transformar os números em conclusões que podem nos ajudar a resolver problemas, tomar decisões e ter novas ideias. Para validar dados da amostra, você deve conferir a quantidade de entrevistas e as especificações do público entrevistado. Além disso, você deve repassar por todas as perguntas do questionário, comparando as respostas de acordo com os grupos de respondentes.

Agora que você já sabe as etapas de uma pesquisa está na hora de colocar a mão na massa. Para fazer isso, é só se cadastrar agora na plataforma Opinion Box ou solicitar um orçamento com nosso time de especialistas. E se ficar com alguma dúvida, já sabe: é só entrar em contato. Estamos aqui para te ajudar a ter sucesso em todas as decisões no seu trabalho.

Também poderá gostar de: