Marketing social: como implementar essa estratégia em seu negócio?

Marketing social: como implementar essa estratégia em seu negócio?

Nos últimos tempos, o envolvimento de empresas com ações que geram impacto social e a busca por um mundo mais sustentável e menos desigual vem se tornando cada vez mais importante. É aí que entra o Marketing Social.

No entanto, elaborar uma estratégia de marketing social envolve muito planejamento e cautela para que esse tipo de campanha não seja interpretada como oportunismo por parte das marcas.

Nesse sentido, é importante entender o contexto em que o seu negócio está inserido. Assim, você entenderá melhor como a sua empresa pode apoiar as causas sociais.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre marketing social e um passo-a-passo para executá-lo da melhor maneira possível. Vamos lá?

O que é marketing social?

O marketing social é basicamente a promoção de ações relacionadas com causas sociais atreladas ao uso de ferramentas de marketing. Nesse sentido, essas ações devem estar ligadas aos princípios que a empresa defende.

Além disso, o marketing social tem como objetivo a propagação de ideias e comportamentos sociais importantes que estejam associados ao bem-estar de todos.

Sendo assim, é importante ressaltar que existe uma grande diferença entre o marketing social e a utilização das causas sociais para promover o seu negócio.

Afinal de contas, enquanto o primeiro se baseia no alinhamento com o posicionamento da marca, o segundo aborda estratégias sem muita força e que os consumidores podem até interpretar como oportunismo na maioria das vezes.

Dessa forma, é importante traçar uma estratégia de marketing social que realmente mobilize os consumidores em prol de uma causa social.

Qual a importância do marketing social?

Existem grandes vantagens decorrentes da implementação de uma estratégia de marketing social. Em primeiro lugar, esse tipo de ação mostrará um lado mais humano da marca ou empresa, fazendo com que os consumidores se identifiquem e se aproximem mais dela.

Além disso, quando executado de maneira correta, o marketing social gera um grande impacto nos consumidores.

Nesse sentido, muitos irão optar por consumir de uma empresa que realmente se preocupa com causas sociais do que com outras que não fazem esse tipo de ação. No entanto, a responsabilidade social vem ganhando tanta importância ultimamente que, mais do que um diferencial competitivo entre as empresas, ela vem sendo praticamente um requisito para que as empresas se consolidem no mercado.

E, claro, trabalhar com o marketing social também gerará impactos positivos na sociedade, pois ajudará pessoas que precisam e servirá de exemplo para que outras empresas adotem essa ideia humanitária. 

Como implementar o marketing social em seu negócio?

Agora que você já sabe o que é o marketing social e a importância dessa ação para o seu negócio, como aplicá-lo de forma correta na sua empresa?

Confira a seguir um passo a passo para construir uma boa estratégia de marketing social que não seja confundida com marketing comercial.

Faça pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado será muito importante para entender o comportamento do seu público-alvo. Assim, você poderá tomar a decisão final baseando-se nas preferências do seu público, o que trará mais chances de assertividade nas campanhas.

Uma vez que o marketing social tem como um de seus objetivos ressignificar a relação dos seus consumidores com a sua empresa, eles também devem se tornar um objeto de estudo.

E nada melhor do que realizar esse estudo baseando-se em dados e não achismos, não é mesmo? Com a pesquisa de mercado, você terá dados concretos e reais sobre os seus consumidores.

Estude o seu negócio

Em segundo lugar, é importante que você também domine os conhecimentos sobre o seu negócio. A princípio, pode parecer um pouco óbvio. No entanto, esses conhecimentos não se restringem aos processos que são feitos no dia-a-dia.

Faça uma análise dos valores que a sua empresa prega, o posicionamento de marca, missão e visão. A partir disso, você começará a ter uma ideia de qual rumo tomará na sua estratégia de marketing social. Afinal de contas, ela precisa estar atrelada aos valores do seu negócio.

Além disso, entenda o contexto no qual a sua empresa está inserida e as possibilidades decorrentes disso.

Faça benchmarking da concorrência

Quais ações de marketing social a sua concorrência propõe? Entender como as empresas concorrentes ao seu negócio se posicionam em estratégias de marketing social é muito importante para gerar insights sobre quais são os melhores nichos para atuar com a sua estratégia.

Para isso, fazer benchmarking da concorrência será muito importante para ter essa visão amplificada do seu mercado de atuação.

Nesse sentido, vale lembrar que benchmarking não é copiar, e sim ter novas referências e analisar como essas ideias podem ser adaptadas para o seu negócio.

Sendo assim, é importante que você acompanhe as mídias sociais, site, blog e newsletters dos seus concorrentes para entender melhor quais ações sociais eles estão propondo.

Faça um brainstorming das possibilidades

Uma vez que você tenha seguido os três passos anteriores, nessa etapa você já terá uma visão mais ampla do seu mercado de atuação e o que possivelmente dará certo quando for aplicado em seu negócio.

É a hora de colocar as possíveis ideias no papel: o processo de brainstorming consiste em anotar todas as possibilidades para uma estratégia e filtrá-las posteriormente.

Escreva todas as possibilidades de ações de marketing social que você considera viável para o seu negócio.

A partir disso, imagine como seria cada uma delas na prática, analise novamente a sua concorrência e o seu próprio negócio para ver se será algo viável e que terá fit com o que a sua empresa propõe e vá filtrando por eliminatórias até chegar na decisão final.

Caso você ainda não sinta segurança para definir essa estratégia, uma consultoria especializada nessa área poderá ser útil para tirar as suas dúvidas.

Defina um plano de comunicação

Uma vez que você definiu qual a causa de interesse social que tem mais fit com o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa.

No entanto, antes de executar a ação, é preciso planejar com cautela para que tudo dê certo.

E o primeiro passo para isso é definir um plano de comunicação: por onde você irá comunicar a nova ação para o seu público? Como as pessoas saberão? Qual o tom e voz adequados para utilizar nessa comunicação? Em quais redes sociais será feita a divulgação? Terão anúncios nas redes sociais

Recomendado para você:  O que é plano de marketing e como fazer um planejamento infalível para seu negócio

Essa é a hora em que o time de marketing irá estruturar a estratégia como um todo. Além disso, é importante criar também um plano de ação detalhado. Ele deverá ter um cronograma, logística da campanha, metas de arrecadação, entre outros detalhes importantes. 

Mensure os resultados

Os resultados das ações de marketing social também precisam de uma análise. Afinal de contas, você só entenderá o que deu certo ou deu errado mensurando os números.

Embora as metas relacionadas ao marketing social sejam diferentes das campanhas tradicionais, elas não devem deixar de ser analisadas.

Sendo assim, analise os indicadores após a campanha para entender como foi essa ação social e se realmente houve um fit entre a empresa e a instituição social escolhida.

Dê o primeiro passo

Não existe um momento certo para começar uma campanha de marketing social. O momento é agora e nós podemos ajudar o seu negócio a dar o primeiro passo nessa caminhada.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode criar as suas próprias pesquisas de mercado online para entender o comportamento dos seus consumidores utilizando o nosso Painel de Consumidores, que conta com mais de 150 mil pessoas aptas para responderem a qualquer tipo de pesquisa.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas!

 

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.