Nos últimos tempos, o envolvimento de empresas com ações que geram impacto social e a busca por um mundo mais sustentável e menos desigual vem se tornando cada vez mais importante. É aí que entra o Marketing Social.
No entanto, elaborar uma estratégia de marketing social envolve muito planejamento e cautela para que esse tipo de campanha não seja interpretada como oportunismo por parte das marcas. É importante entender o contexto em que o seu negócio está inserido. Dessa forma, você entenderá melhor como a sua empresa pode apoiar as causas sociais.
Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre marketing social, incluindo um passo a passo para executá-lo da melhor maneira possível. Vamos lá?
O que é marketing social?
O marketing social é basicamente a promoção de ações relacionadas às causas sociais atreladas ao uso de ferramentas de marketing. Nesse sentido, essas ações devem estar ligadas aos princípios defendidos pela organização.
O marketing social também tem como objetivo a propagação de ideias e comportamentos sociais importantes que estejam associados ao bem-estar de todos. Sendo assim, é importante ressaltar que existe uma grande diferença entre o marketing social e a utilização das causas sociais para promover o seu negócio.
Afinal de contas, enquanto o primeiro se baseia no alinhamento com o posicionamento da marca, o segundo aborda estratégias sem muita força e que, na maioria das vezes, pode ser interpretado pelos consumidores como oportunismo.
Pensando nisso, é importante traçar uma estratégia de marketing social que realmente mobilize os consumidores em prol de uma causa social.
Qual a importância do marketing social?
Existem grandes vantagens decorrentes da implementação de uma estratégia de marketing social. Em primeiro lugar, esse tipo de ação mostrará um lado mais humano da marca, fazendo com que os consumidores se identifiquem e se aproximem mais dela.
Além disso, quando executado de maneira correta, o marketing social gera um grande impacto nos consumidores.
Nesse sentido, muitos irão optar por consumir de uma empresa que realmente se preocupa com causas sociais do que com outras que não fazem esse tipo de ação. No entanto, a responsabilidade social vem ganhando tanta importância ultimamente que, mais do que um diferencial competitivo entre as empresas, ela se tornou praticamente um requisito para que as empresas se consolidem no mercado.
E, claro, trabalhar com o marketing social também gerará impactos positivos na sociedade, pois ajudará pessoas que precisam e servirá de exemplo para que outras empresas adotem essa ideia humanitária.
Como implementar o marketing social em seu negócio?
Agora que você já sabe o que é o marketing social e a importância dessa ação para o seu negócio, como aplicá-lo de forma correta na sua empresa?
Confira a seguir um passo a passo para construir uma boa estratégia de marketing social que não seja confundida com marketing comercial.
Faça pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado é muito importante para entender o comportamento do seu público-alvo. Assim, você poderá tomar a decisão final baseando-se nas preferências do seu público, o que trará mais chances de assertividade nas campanhas.
Uma vez que o marketing social tem como um de seus objetivos ressignificar a relação dos seus consumidores com a sua empresa, eles também devem se tornar um objeto de estudo.
E nada melhor do que realizar esse estudo baseando-se em dados e não achismos, não é mesmo? Com a pesquisa de mercado, você terá dados concretos e reais sobre os seus consumidores.
Estude o seu negócio
É importante que você também domine os conhecimentos sobre o seu negócio. A princípio, pode parecer um pouco óbvio. No entanto, esses conhecimentos não se restringem aos processos que são feitos no dia-a-dia.
Faça uma análise dos valores que a sua empresa prega, o posicionamento de marca, missão e visão. A partir disso, você começará a ter uma ideia de como seguir com a sua estratégia de marketing social. Afinal de contas, ela precisa estar atrelada aos valores do seu negócio.
Além disso, entenda o contexto no qual a sua empresa está inserida e as possibilidades decorrentes disso.
Faça benchmarking da concorrência
Quais ações de marketing social a sua concorrência propõe? Entender como as empresas concorrentes ao seu negócio se posicionam em estratégias de marketing social é muito importante para gerar insights sobre quais são os melhores nichos para atuar com a sua estratégia.
Para isso, fazer benchmarking da concorrência será muito importante para ter essa visão amplificada do seu mercado de atuação.
Nesse sentido, vale lembrar que benchmarking não é copiar, e sim ter novas referências e analisar como essas ideias podem ser adaptadas para o seu negócio.
Sendo assim, é importante que você acompanhe as mídias sociais, site, blog e newsletters dos seus concorrentes para entender melhor quais ações sociais eles estão propondo.
Para te ajudar nessa etapa, temos um e-book completo sobre o tema. Saiba mais: