Como fazer marketing nas redes sociais?

Maria Luísa Andrade
Como fazer marketing nas redes sociais?

As redes sociais se tornaram parte do nosso dia a dia. É quase impossível lembrar como era a nossa vida antes do Instagram, Twitter, Facebook e o TikTok. 

As redes sociais são ferramentas muito poderosas para quem quer atrair clientes e se relacionar com o público. Por isso, se você tem uma marca e deseja ter sucesso ao promovê-la, é fundamental investir no marketing nas redes sociais

Apesar de não ser uma tarefa fácil, nesse post vamos descomplicar o assunto e te ensinar tudo o que precisa saber sobre marketing nas redes sociais.

O que é marketing nas redes sociais? 

O marketing nas redes sociais é uma forma de marketing na Internet que usa as redes sociais como a principal ferramenta. Em outras palavras, é usar as mídias para promover uma marca, serviço ou produto.

Conforme o mundo foi se tornando cada vez mais digital, as redes sociais foram entrando em evidência. Hoje, é quase impossível pensar em nossa rotina sem a presença online. Com a pandemia e o isolamento social, esse processo se intensificou ainda mais, já que os canais digitais se tornaram um dos principais canais de comunicação. 

Com grande parte das pessoas conectadas, é imprescindível que empresas também estejam presentes nesse ambiente. 

Por que apostar em estratégias de marketing nas redes sociais? 

Investir em estratégias de marketing nas redes sociais é fundamental se você tem um negócio. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, mostrou que 72% dos usuários têm o hábito de seguir empresas nas redes sociais.

Em um mundo em que estamos o tempo todo conectados, esses canais de comunicação se tornam um ponto chave para interagir com os seus clientes, aumentando as chances de conquistar um cliente fiel. E os dados não mentem, 75% das pessoas acreditam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. 

Além disso, a presença nas redes ajuda a aumentar o alcance da marca. Por exemplo, um perfil no Instagram pode ser visitado por pessoas de diferentes países.

Como fazer marketing nas redes sociais? 

Como qualquer outra estratégia de marketing, para fazer marketing nas redes sociais é preciso planejamento. 

Crie uma buyer persona

O primeiro passo para isso é entender quem é o seu público alvo e onde ele está. Dessa forma, você consegue definir qual linguagem será usada em cada publicação e em quais redes você deve estar presente.

Para fazer isso, você precisa criar uma buyer persona, ou seja, representação do seu cliente ideal, com nome, idade, profissão, desejos e anseios. Isso vai ajudar a sua empresa a entender quem é o seu consumidor ideal. A pesquisa será a sua principal ferramenta para poder criar e definir quem será a sua persona.

Defina as redes sociais

Em cada rede social o público tem um comportamento diferente e entender isso é fundamental para a sua estratégia de marketing nas redes sociais. Isso quer dizer, os usuários do Instagram consomem o conteúdo de uma forma completamente diferente do que no Twitter. 

Portanto, você deve entender as características de cada uma das redes e qual encaixa com o seu público e seus objetivos ao escolher um canal. Vale ressaltar que uma marca não precisa estar presente em todas as redes sociais.

Crie um conteúdo relevante

Não basta apenas bombardear os seus seguidores com muitas publicações. Para ter uma boa presença online, é necessário criar conteúdos que sejam relevantes e condizentes com os seus objetivos. Aproveitar de conteúdos que são populares é uma boa maneira de atrair atenção, porém as suas publicações não devem se resumir a isso.

Segundo uma pesquisa do Opinion Box, 70% das pessoas entrevistadas concordam que o conteúdo das empresas nas redes sociais precisa ser mais útil do que interessante. Afinal, não é porque aquela trend está viralizando que você deve fazer. 

Também é preciso estar sempre atento às tendências nas redes, pois a maneira como o público consome o conteúdo muda constantemente. Com a chegada do TikTok, os vídeos estão em alta: 62% dos usuários afirmam que passaram a consumir muitos vídeos curtos nos últimos tempos.

Crie um cronograma de publicações

Um dos fatores que contribui para o sucesso de uma estratégia de marketing nas redes sociais é a consistência nas postagens. Com um calendário definido, a página vai atrair mais seguidores.

Pensando nisso, não se esqueça de publicar conteúdos regularmente para ter o algoritmo do seu lado. Criando um conteúdo relevante e consistente, você mostra aos algoritmos que suas postagens são pertinentes e por isso devem aparecer nos feeds.

Escute o seu cliente 

Por fim, é muito importante que você esteja atento ao que o seu consumidor está buscando. Alinhando a sua estratégia às expectativas do seu cliente, os resultados serão ainda melhores.

Por isso,  não deixe de escutar o que os seus seguidores estão falando. Como já falamos anteriormente, as redes sociais aumentaram a possibilidade de comunicação, então sempre acompanhe os comentários nas publicações, mensagens e interações dos usuários com a sua página.

Além disso, acompanhe sempre as métricas em todas as redes sociais. Dessa forma, você consegue entender quais posts geram mais engajamento, o que os clientes estão buscando e pode atrair mais atenção para a sua marca.

Se você quer aprender mais sobre como fazer marketing nas redes sociais, não deixe de conferir o nosso Guia Completo do Marketing nas Redes Sociais.

Também poderá gostar de: