Gestão de marca: como fazê-la da melhor maneira possível?

Gestão de marca: como fazê la da melhor maneira possível?

Quando o assunto é gestão de marca, várias questões vêm em mente: como definir uma boa identidade visual? Como tornar a minha empresa sustentável? Qual a linguagem certa para comunicar com o meu público?

Para resolver esses questionamentos, é necessário definir uma estratégia de gestão de marca ou branding

Mas, como executar essa estratégia da melhor maneira possível, levando em consideração as particularidades de cada marca e empresa?

O que é gestão de marca?

Também conhecida como branding, a gestão de marca é todo o trabalho necessário para poder tornar uma marca positiva, lembrada e reconhecida. 

Para conduzir uma boa estratégia de branding, é necessário planejar e executar ações ligadas à identidade, posicionamento e presença da marca.

Essas ações são planejadas para obter resultados em longo prazo, uma vez que um trabalho de gestão de marca bem feito traz resultados com o tempo. Afinal de contas, um posicionamento ou o fortalecimento da identidade de uma marca não acontecem momentaneamente.

Qual a importância de uma boa gestão de marca?

Sem dúvidas, a maior importância de conduzir uma boa estratégia de branding em uma empresa é a oportunidade de fazer com que o seu consumidor enxergue valor em sua marca. É fazer com que o seu produto não seja apenas um produto, e sim toda uma experiência por trás dele.

Você pode estar se perguntando: no fim das contas, que diferença isso faz? Toda! Afinal de contas, quando uma marca se posiciona bem no mercado, com uma identidade única e diferenciada, o consumidor é capaz de reconhecê-la facilmente, criando mais confiança.

Além disso, quando uma marca se posiciona de maneira satisfatória, se mostrando sustentável e abraçando causas importantes, por exemplo, os consumidores se lembrarão dela positivamente.

No fim das contas, tudo isso gera um aumento da receita, que sem dúvidas é o objetivo final de qualquer negócio.

Como fazer a gestão de marca?

Agora que você já sabe o que é a gestão de marca e sua importância, separamos as principais dicas de como fazê-la da melhor forma possível.

O primeiro passo no processo de gestão da marca é planejar e definir a construção da marca.

Essa construção envolve tudo aquilo que a marca precisa para se lançar no mercado, ou seja, a identidade visual e o posicionamento da marca.

Identidade visual

A identidade visual será a “cara” da sua marca. Isso significa que ela é  um conjunto de elementos que a compõem, que são: cores, símbolos, ilustrações e tipografia.

Para definir a identidade visual de uma marca, é preciso estudá-la e definir qual a percepção que você deseja transmitir para o consumidor. Lembrando que cada empresa tem uma identidade única e direcionada para o seu segmento.

Por exemplo, não é por acaso que os tons de roxo fazem parte a identidade visual do Nubank. Afinal de contas, a cor roxa transmite uma ideia de inovação e criatividade, que condiz com o discurso da marca.

Sendo assim, é preciso analisar a sua marca, propósito e público desejado para construir uma identidade visual e alinhá-la com uma comunicação estratégica.

Posicionamento 

Já o posicionamento está ligado à visibilidade da marca e à conexão com os clientes e potenciais clientes, também chamados de leads. Ou seja, é a forma que a sua marca entrará na mente do consumidor.

Recomendado para você:  O que é posicionamento de marca, como definir o seu e o que fazer depois

Para isso, é importante entender as necessidades e preferências do seu consumidor, por meio de uma pesquisa de mercado, por exemplo, para assim poder definir os valores da sua marca.

Além disso, para definir um bom posicionamento de marca é essencial estabelecer a linguagem adequada, o tom e voz da sua marca e os canais de comunicação com o seu público.

Slogan

“Amo muito tudo isso”, “energia que dá gosto” e “just do it”. Acredito que só de ler essas frases, alguma referência visual das marcas já veio à sua mente, correto?

Esses são exemplos de slogans de sucesso, que ficaram marcados na mente do consumidor.

Os slogans podem servir tanto para acompanhar a comunicação das marcas, quanto para assinaturas de campanhas.

Para definir o slogan da sua marca, leve em consideração que ele deve ser uma frase curta e de fácil memorização.

Conteúdo

Produzir conteúdos impactantes e relevantes também faz parte da gestão de marca. Afinal de contas, eles fortalecerão o seu posicionamento e autoridade de marca.

Porém, antes de tudo, é imprescindível fazer um planejamento estratégico para alinhar os tipos de conteúdo que serão produzidos ao perfil do seu público.

Sendo assim, para ajudar a entender melhor as preferências do seu público, fazer uma pesquisa de mercado com perguntas direcionadas para o assunto é muito importante. Pergunte sobre os temas e formatos de conteúdos de preferência do seu público, por exemplo. A partir disso, você poderá criar um cronograma de conteúdos e postagens.

Além disso, importante que as publicações sejam periódicas e padronizadas. Analise as métricas para entender o que está funcionando e o que deve ser alterado.

Pesquisa de mercado para gestão de marca

Para auxiliar na construção da marca, a pesquisa de mercado é sempre bem vinda. Você pode utilizá-la tanto no momento de traçar as estratégias quanto para mensurar os resultados.

A pesquisa de teste de embalagem, por exemplo, ajudará você a compreender qual o tipo de embalagem que será mais acolhido pelo seu público. Nela, você receberá insights e feedbacks diretamente do seu consumidor sobre qual embalagem de produto se assemelha mais ao seu negócio.

Além disso, existem várias outras pesquisas que auxiliarão o seu negócio na gestão de marca, como a pesquisa de imagem e marca e as pesquisas de pré-testes de campanha, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto e entender qual tipo de pesquisa de mercado pode auxiliar a sua empresa na gestão de marca? O Opinion Box pode te ajudar nisso! Temos um time de especialistas pronto para responder às suas dúvidas. Para entrar em contato com um de nossos consultores, clique aqui.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.