Pesquisa de teste de embalagem: por que fazer e como criar o questionário

Pedro D'Angelo
Pesquisa de teste de embalagem: por que fazer e como criar o questionário

Aprenda a fazer uma pesquisa de teste de embalagem e veja tudo que pode descobrir com os resultados!

A embalagem é o contato mais direto que um produto tem com o consumidor. Ela precisa ser atrativa, conter as informações certas e chamar atenção para pesar na decisão de compra. Mas como saber se a embalagem de um produto vai ajudar a vendê-lo mais e melhor?

Uma pesquisa de teste de embalagem realizada com seu público-alvo ou consumidores da marca vai dar as informações certas para sua estratégia. O que o consumidor pensa da sua embalagem? Ele vai gostar da embalagem que você pretende lançar no mercado? Faça uma pesquisa agora mesmo para descobrir!

Por que fazer uma pesquisa de teste de embalagem

Uma pesquisa de mercado oferece informações para tomar decisões de negócio com mais segurança. No caso do teste de embalagem, ele oferece insights diretamente do consumidor sobre a “cara” do seu produto. Com esses dados é possível otimizar o visual de um produto, disponibilizar informações que interessam para o consumidor e atrair clientes mais facilmente.

Embalagens mais atrativas, com as informações, tamanho e cores certas vão ajudar a impulsionar vendas e se destacar diante da concorrência. Faça uma pesquisa para avaliar cada atributo da embalagem do seu produto e tira conclusões a partir da opinião do seu público.

Veja agora o que não pode faltar no questionário da pesquisa, o que avaliar e quem deve responder à pesquisa de teste de embalagem:

O que avaliar em uma pesquisa de teste de embalagem

Uma pesquisa de teste de embalagem pode avaliar vários itens e conceitos. Os principais pontos que o questionário deve abordar são:

Cores e imagens

O visual conta muito na hora de escolher um produto ao invés de outro em um ponto de venda. Por isso, no questionário, ofereça diferentes versões da embalagem que mostre cores e imagens representativas do produto.

Informações sobre o produto

O que é relevante sobre o produto a ponto de constar na embalagem dele? Uma embalagem traz por padrão algumas informações básicas sobre composição, fabricação e outros atributos do produto, mas não precisa parar por aí.

Pesquisa de teste de embalagem: por que fazer e como criar o questionário  

Na embalagem pode ter também informações que vão estimular o consumidor a comprar o produto. Teste diferentes versões da embalagem com informações distintas e veja o que o consumidor considera relevante e atrativo a ponto de constar no produto final.

Posicionamento entre os concorrentes

Uma pesquisa de teste de embalagem pode avaliar não só a sua própria, mas como ela se posiciona em comparação à concorrência. Por isso, é uma boa ideia comparar a embalagem às dos principais concorrentes e questionar qual delas atrai mais a atenção e o interesse do consumidor.

Posicionamento no ponto de venda

Quem desenvolve produtos que vão ser expostos em pontos de venda precisa se preocupar como a forma como eles serão vistos no local. Na pesquisa de teste de embalagem, a dica é utilizar imagens que demonstrem gôndolas e prateleiras com o produto exposto, para avaliar a aceitação e o quanto eles se destacam na opinião do concorrente.

Atributos de valor

O que o seu consumidor sente ao se aproximar da embalagem do produto? Cores, imagens, informações, tamanho, formato – tudo precisa passar os atributos certos que combinem com o seu produto e a estratégia por trás da embalagem.

Pergunte ao entrevistado o que ele sente quando encara a embalagem. Ela passa a ideia de qualidade? De ser algo barato? De ser caro demais? Peça para que ele elabore os principais sentimentos que passam por sua cabeça ao verem o produto no ponto de venda.

Quem você deve entrevistar no teste de embalagem

Uma grande questão em toda pesquisa de mercado é: quem vai responder ao questionário?

Novamente, em todo tipo de pesquisa, você precisa definir o público de acordo com o objetivo da pesquisa. Em um teste de embalagem, especificamente, você terá duas opções. Pesquisar com seu público-alvo em geral ou ouvir apenas a opinião de quem já consome o produto.

Ouvindo o público em geral, você terá uma visão ampla da opinião de clientes e consumidores em potencial que fazem parte do seu público-alvo. Com essas entrevistas você poderá testar a aceitação da embalagem por parte de pessoas que ainda não compram seu produto mas podem vir a comprar. A pesquisa, então, pode se tornar uma porta de entrada para novos consumidores se tornarem clientes.

Entrevistando apenas quem consome ou já consumiu produtos como o seu, você terá dados do público que mais interessa. Quem já comprou ou costuma comprar seu produto tem propriedade para falar o que o leva a decidir por uma mercadoria ao invés de outra.

Quero fazer uma pesquisa para testar embalagens

Quer fazer sua pesquisa de teste de embalagem agora mesmo? O Opinion Box pode te ajudar.

Na Plataforma de Pesquisa Opinion Box você pode se cadastrar gratuitamente e criar questionários para o nosso Painel de Respondentes. Nos questionários você pode incluir imagens e vídeos para descrever a embalagem do seu produto. A partir daí é possível avaliar cada ponto da embalagem e questionar o respondente a respeito.

Caso precise avaliar muitos atributos, fazer uma pesquisa mais robusta ou precisar de ajuda com a elaboração e programação do questionário, temos outra opção. Faça uma pesquisa com especialistas e o nosso time pode cuidar do seu projeto do início ao fim. Clique no banner abaixo para falar com nossos especialistas e solicite um orçamento para sua pesquisa agora mesmo. Estamos prontos para te ajudar com seu teste de embalagem!

Também poderá gostar de: