Blog Opinion Box

Funil do marketing: entendendo a jornada do cliente

Funil do marketing: entendendo a jornada do cliente

Com o avanço do marketing digital nos últimos tempos, as estratégias também mudaram. Nesse sentido, o funil do marketing chegou para otimizar o caminho da jornada do cliente e alcançar o público certo.

Pouco a pouco, essa estratégia se tornou uma das mais consagradas do marketing digital. Afinal de contas, desde a primeira percepção da marca até a retenção de clientes, uma sequência de etapas interligadas são capazes de fazer um trabalho duradouro, com grandes resultados em longo prazo.

No entanto, entender a dinâmica proposta pelo funil do marketing é fundamental para garantir esses tão esperados resultados.

Sendo assim, no post de hoje eu vou te explicar tudo que você precisa saber sobre o funil do marketing, suas etapas e como criar um para aplicar em seu negócio. Confira.

Funil do marketing: o que é?

O funil do marketing é uma ferramenta que segmenta a tração dos clientes de determinada marca ou empresa em diferentes etapas.

Nesse sentido, utiliza-se o nome “funil” pois essas etapas acompanham todo o processo da jornada de compra do cliente. Basicamente, ambos andam de mãos dadas.

Sendo assim, ele se “afunila” desde a primeira percepção com a marca (que logicamente terá mais pessoas inseridas nesta etapa) até o momento em que essa pessoa vire um cliente (com menos pessoas nesta etapa).

Com o funil de marketing, é possível ter uma visualização ampla do que deve ser feito em suas diferentes etapas.

Sendo assim, seu objetivo final é facilitar o planejamento estratégico para as diferentes etapas da jornada de compra, no intuito de alcançar conexões profundas com o cliente, criando diferentes conteúdos adequados às etapas do funil.

Qual a importância do funil do marketing?

Como estabelecer uma comunicação com um grande número de pessoas que possuem diferentes interesses? Meio complicado, não é mesmo?

Você não irá se comunicar com uma pessoa que ainda não conhece o seu negócio direito da mesma forma que falaria com uma pessoa que já está praticamente certa de adquirir o seu produto ou serviço. Cada etapa da jornada do cliente merece uma atenção e uma comunicação diferente.

É aí que entra a grande importância do funil do marketing: o direcionamento da comunicação com base nos interesses. 

Ao estabelecer conexões profundas e concretas com os clientes de acordo com a etapa em que estão no funil, a tendência é que eles se tornem fiéis ao seu negócio.

Afinal de contas, quando você traça uma estratégia de marketing e comunicação específica para o momento em que o lead ou cliente está inserido, a tendência é que ele se aproxime de você cada vez mais.

Por que o funil de marketing é útil para os gestores?

Ao fazer o planejamento de comunicação tendo como base as diferentes etapas do funil de marketing, fica mais fácil para o gestor dividir as demandas entre a equipe.

Por exemplo, dependendo do tamanho da equipe, é possível deixar cada pessoa responsável por elaborar estratégias para uma diferente etapa do funil.

Além disso, trabalhar com o funil de marketing também ajuda na mensuração dos resultados finais da equipe. Nesse sentido, é possível visualizar com facilidade as métricas de visitantes, leads, oportunidades de clientes, além de poder mensurar as taxas de conversões de uma etapa para a outra.

Com isso, fica mais fácil a identificação de gargalos que podem ocorrer e também para analisar quais estratégias estão funcionando. Por exemplo, se a taxa de visitantes no blog está baixa, mas a conversão em leads continua estável, pode significar algum problema relacionado ao site, como SEO, tempo de carregamento da página, por exemplo.

Quais são os estágios do funil do marketing?

O funil do marketing se divide em 4 estágios:

Etapas do funil do marketing

Além dos estágios do funil de marketing, temos também as três etapas, que são: 

Como criar um funil de marketing?

A construção do funil de marketing varia de empresa para empresa. Afinal de contas, cada empresa tem um público específico, e cada público reage de forma diferente.

No entanto, existem alguns procedimentos padrões para implementar essa ferramenta.

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente o seu produto e persona. Caso você ainda não definiu os seus, as pesquisas de buyer persona e teste de produto poderão trazer dados e informações úteis para ajudar a entender se o que você vende será rentável e na construção da representação ideal do seu cliente.

A partir disso, é hora de criar estratégias de marketing de conteúdo específicas para cada etapa do funil do marketing, como expliquei no tópico anterior. Nesse sentido, crie diferentes conteúdos e materiais ricos para topo, meio e fundo de funil. 

Em seguida, é hora de automatizar esses conteúdos por meio de fluxos de nutrição de e-mail ou mensagens. Afinal de contas, é praticamente impossível enviar conteúdos específicos para pessoas específicas de forma manual.

Além disso, você também precisará construir landing pages com formulários para que as pessoas possam converter em seus conteúdos e materiais e, assim, avançar nos estágios do funil.

Depois é hora de conectar as etapas do funil de acordo com a lógica da jornada de cliente, testá-lo e começar a aplicá-lo na prática.

Vale ressaltar que é muito importante acompanhar as métricas do funil de marketing pelo menos uma vez por mês para analisar a evolução e os resultados da sua estratégia.

Gostou do post? Não deixe de acompanhar outros conteúdos aqui no Blog do Opinion Box!

Sair da versão mobile