7 fatores que influenciam no comportamento do consumidor

Maria Luísa Andrade
7 fatores que influenciam no comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor muda o tempo inteiro e é preciso entender o que pode influenciar para que isso aconteça se você quer ir bem nas vendas. Pensando nisso, é preciso saber quais os fatores que influenciam no comportamento do consumidor antes de tomar uma decisões.

Além disso, entender qual pode ser o comportamento vai te ajudar a traçar boas estratégias no seu negócio. Além de prevenir que você tenha prejuízos, já que sabe qual deve ser o comportamento do consumidor. Confira o post e descubra como a cultura, classe social e a geração pode influenciar no comportado do consumidor!

O que é o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o que influencia na sua decisão de compra. Em outras palavras, é o que vai motivar uma pessoa a querer um produto ou serviço. Esse comportamento varia de acordo com diversos fatores e entender cada um deles é essencial para atrair e reter consumidores.

Fatores que influenciam no comportamento do consumidor

Muitos fatores podem influenciar na decisão de compra e no comportamento do consumidor. Confira alguns dos principais fatores e saiba como se planejar.

  • Fatores Sociais

Os fatores sociais são a maneira de agir das pessoas de um determinado grupo ou de toda a humanidade. Dessa forma, os fatores sociais influenciam muito o comportamento do consumidor.

Atualmente, vivemos em mundo globalizado e ações que acontecem do outro lado do globo podem ter impacto em nossas vidas. Por isso, para entender esses fatores é preciso analisar a sociedade como um todo. 

  • Papel Social

O papel social de uma pessoa é a função que ela desempenha na sociedade. Ou seja, está ligado à sua profissão, círculo social e familiar. O papel social diz muito sobre o consumidor e quais as suas preferências de compra. 

Pensando nisso, é muito importante analisar quem é o seu público alvo e como costumam tomar decisões.

  • Cultura e regionalidade 

A cultura e a região em que um consumidor está inserido é um elemento fundamental para entender o seu comportamento. Cada lugar possui um estilo musical, modo de vestir e até mesmo religiões diferentes. 

Entender as diferenças culturais de cada consumidor é essencial para criar vínculos e respeitar as individualidades. Além disso, a comemoração de eventos culturais pode influenciar no que um consumidor está buscando ao longo do ano.  

  • Tendências de mercado

As tendências de mercado são os novos hábitos e comportamentos que os consumidores adquirem e que determinam novos nichos que podem ser explorados e têm um grande potencial de sucesso no mercado.

Por isso, é preciso estar atento às mudanças e evoluções no comportamento do consumidor pois indicam o surgimento de novas tendências.

Uma tendência pode ser macro ou micro.  As macrotendências são disruptivas e aperiódicas, estão ligadas a movimentos sociais e a adesão a elas pode durar décadas. Já as microtendências possuem uma duração menor e são a materialização de como uma como uma macrotendência acontece. 

  • Classe Social

A renda do consumidor e a classe social que ele faz parte tem muita influência em seu comportamento de compra. O comportamento financeiro, desde os investimentos até a forma como se faz um pagamento, varia muito conforme a renda mensal de cada pessoa. 

Hoje no Brasil, as classes CDE representam mais de 80% da população brasileira, sendo que metade desse grupo encontra-se na faixa mais vulnerável.

Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box em parceria com a orientadora financeira Nath Finanças, revelou que 36% das pessoas de classes CDE com cartão de crédito têm entre 3 e 5 compras parceladas e somente 10% não têm nenhuma compra parcelada atualmente. Além disso, 53% concordam que o parcelamento de compras possibilita que elas possam comprar mais coisas.

  • Geração 

A idade e o estágio de vida do consumidor é um fator importante na hora de analisar o comportamento do consumidor. Em cada fase de nossas vidas, estamos buscando objetivos diferentes e com isso nossas necessidades mudam. 

Dessa forma, é preciso compreender como abordar cada uma das gerações conforme seus interesses atuais. Uma marca deve saber que sua abordagem deve mudar ao falar com um cliente da geração Z e um consumidor da geração X. 

  • Opinião de outros consumidores

Estamos vivendo na era da experiência. Hoje, a experiência e a relação que o cliente tem com uma marca são tão importantes quanto o serviço ou o produto que ela oferece.

Com sites de reclamações e as redes sociais, os consumidores estão mais atentos a isso. Um depoimento negativo de um cliente sobre a sua marca, pode trazer prejuízos imensos. Por isso, não se esqueça de escutar os seus consumidores e apostar em estratégias de customer experience. 

Como prever o comportamento do consumidor? 

Bom, agora você já sabe quais são os principais fatores que podem influenciar no comportamento do consumidor. Mas será que existe alguma maneira de prever como isso vai acontecer? 

A pesquisa de mercado pode ser a sua bola de cristal para saber qual vai ser o comportamento do consumidor. Com os dados da pesquisa, você será capaz de entender mais sobre aquele público, como costuma tomar decisões, além de informações valiosas sobre as suas preferências. 

No Opinion Box, você pode fazer a sua própria pesquisa de mercado com a gente, utilizando a nossa Plataforma de Pesquisa ou nossas Pesquisas Customizadas, que são feitas com nossos especialistas que cuidarão do seu projeto do início ao fim. Fale agora mesmo com o nosso time e faça a sua pesquisa!

Também poderá gostar de: