Tendências de mercado: como identificar?

Danielle Salgado
Tendências de mercado: como identificar?

Atualmente, vivemos em um mundo com grandes mudanças e novidades o tempo todo. E isso afeta diretamente as empresas: em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso saber como identificar tendências de mercado para se manter nele.

Para isso, é importante entender quais são os tipos de tendências e como identificá-las no dia-a-dia para poder se antecipar e se preparar para elas.

Sendo assim, no post de hoje você vai entender tudo sobre as tendências de mercado, sua importância e como identificá-las. Confira!

O que são tendências de mercado?

As tendências de mercado são os novos hábitos e comportamentos que os consumidores adquirem e que determinam novos nichos que podem ser explorados e têm um grande potencial de sucesso no mercado.

Nesse sentido, essas tendências são a indicação de caminhos a serem seguidos a partir de constatações de mudanças e evoluções no comportamento e hábitos dos consumidores.

O surgimento de novas tendências de mercado acontecem partindo da necessidade de inovação na sociedade, percebida em mudanças nos contextos sociais, econômicos e culturais, por exemplo.

Além disso, essas mudanças não acontecem da noite para o dia e nem estão ligadas ao futurismo. Elas surgem a partir da necessidade de inovação que parte dos consumidores. Nesse sentido, ao identificar as tendências de mercado, é possível se planejar para fazer adaptações que agregam essas mudanças. 

Tipos de tendências de mercado

De acordo com o professor Philip Kotler, existem três tipos de tendências de mercado. Saiba mais sobre cada uma delas:

  •  Modismos: são processos lucrativos de curto prazo, expondo produtos e serviços por um período curto de tempo, como durante uma estação do ano, por exemplo. Na maioria das vezes, esses modismos podem ser quase imprevisíveis, como uma tendência de moda lançada por um personagem de novela que ganham o gosto popular por pouco tempo ou franquias de lojas de comidas que fazem muito sucesso no início e depois acabam.
  • Tendências: já as tendências se estendem por um período maior do que os modismos, podendo durar até mais de uma década. Elas são voltadas em um segmento que possui grandes chances de sucesso a médio e longo prazo, como o planejamento de um novo empreendimento. Nesse sentido, as tendências são baseadas em dados e informações relevantes a respeito do comportamento e dos hábitos dos consumidores. Por exemplo, a indústria de alimentos saudáveis se tornou uma tendência de hábitos de consumo nos últimos anos.
  • Megatendências: são transformações culturais, políticas ou tecnológicas que influenciarão as pessoas por um longo período. Para isso, é preciso que as megatendências estejam alinhadas com o macro ambiente, ou seja, os fatores externos que influenciam o comportamento e os hábitos dos consumidores. Um exemplo de megatendências é o desenvolvimento do metaverso, que vem cada vez mais sendo adotado por grandes empresas.

Por que identificar tendências de mercado?

É muito importante identificar e analisar as novas tendências para entender se elas realmente serão viáveis para o seu negócio em um período de médio a longo prazo.

Por exemplo, se você identificou uma nova tendência classificada como modismo, precisa considerar que a relevância dela pode se estender por pouco tempo.

Além disso, quanto mais você se antecipar sobre as tendências de mercado, melhor conseguirá se preparar para elas e se destacar da concorrência. Ao identificar uma tendência do seu nicho de mercado antes do seu concorrente direto, por exemplo, o seu negócio terá uma vantagem competitiva.

Aderir uma nova tendência de mercado significa também alinhar o seu pensamento com o atual comportamento do seu consumidor. Isso fará com que a sua empresa se prepare para atender as necessidades e desejos dos clientes.

Como identificar tendências de mercado: 4 dicas importantes

Agora que você já sabe a importância de identificar tendências de mercado para o seu negócio, vem a dúvida: mas como fazer isso na prática?

Pensando nisso, eu separei 4 dicas úteis para facilitar nesse processo. Vamos lá?

Acompanhe sites focados em tendências de mercado

Para se informar sobre novas tendências de mercado, uma das melhores formas é acompanhar portais relevantes e confiáveis que trabalham especificamente com este tema.

Nesse sentido, esses sites divulgam estudos, pesquisas, novidades e dados relevantes para mapear o comportamento do consumidor e prever possíveis tendências de mercado. Confira alguns dos principais sites voltados para tendências de mercado:

  • Meio e Mensagem: portal voltado para matérias sobre comunicação e tecnologia. Ele foca principalmente na área publicitária e é ideal para as equipes de marketing se inspirarem em campanhas inovadoras e criativas, alinhando-se às tendências de mercado.
  • WGSN: portal voltado para o universo da moda. Esse site é um dos mais confiáveis quando o assunto são tendências de consumo na moda. Você pode até mesmo adquirir produtos por assinatura e consultorias pagas. No entanto, existem diversos materiais gratuitos, além da newsletter. 
  • Site de tendências do Sebrae: este portal apresenta um guia de tendências para o próximo ano categorizado em duas seções – Tendências de Comportamento e Consumo e Tendências de Mercado e Gestão. Ele apresenta tendências ligadas aos hábitos, mentalidades e motivações do público, além de cenários, soluções e padrões para novos negócios.
  • Blog Opinion Box: por aqui você encontrará resultados de pesquisas de tendências de consumo, além de posts voltados para a área de inovação que poderão inspirar o seu negócio sobre quais tendências de mercado estão por vir! Não deixe de conferir nossos conteúdos.

Utilize o Google Trends

Como o próprio nome já diz (a palavra “trends” em inglês significa “tendências”), essa poderosa ferramenta do maior buscador do mundo mostra exatamente as tendências que estão em alta.

Ao pesquisar por uma palavra chave no Google Trends, você consegue visualizar, por meio de uma linha do tempo, a quantidade de busca que ela teve nos últimos tempos.

Nesse sentido, você consegue personalizar a linha do tempo, podendo personalizar os resultados, mostrando a relevância nas últimas horas ou em um longo espaço de tempo, desde 2004 até o presente.

Sendo assim, você pode aproveitar da ferramenta para pesquisar sobre tendências do seu segmento e entender o quanto as pessoas estão pesquisando por elas. Além disso, você pode encontrar quais foram os termos mais pesquisados na ferramenta nos anos anteriores.

Siga influenciadores do seu segmento

O marketing de influência vem se tornando cada vez mais poderoso nos últimos tempos. Nesse sentido, as redes sociais são poderosas ferramentas para rastrear novas tendências, e é lá que se encontram a maioria dos influenciadores digitais. 

Nesse sentido, ao acompanhar os principais influenciadores voltados para o seu segmento de atuação, é possível entender quais são as tendências do momento e até mesmo prever algumas futuras.

Por exemplo, uma roupa ou acessório que algum influencer digital utiliza hoje pode ser uma tendência de modismo nas lojas amanhã.

Faça pesquisas de mercado

Uma das principais ferramentas para identificar tendências são as pesquisas de mercado. Afinal de contas, com elas, você conseguirá entender o perfil, comportamento e hábitos dos consumidores fazendo entrevistas diretamente com eles.

Ou seja, ao utilizar essa ferramenta, você conseguirá tomar decisões mais assertivas para o seu negócio, baseando-se em dados e não em achismos.

Nesse sentido, fazer uma pesquisa de mercado vem se tornando algo cada vez mais fácil e rápido. Além disso, o valor do investimento é ainda menor quando o estudo é feito online.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você ainda pode fazer o seu projeto sozinho, em poucos dias, sem nem sair da frente do computador. Quer saber mais? Clique no banner abaixo e entre em contato conosco!

Também poderá gostar de: