Como se tornar um especialista em pesquisa de mercado

Daniela Schermann
Como se tornar um especialista em pesquisa de mercado

O especialista em pesquisa de mercado trabalha, entre outras coisas, com análise de dados, estudos de mercado e estatística. Se você se interessa por essas áreas, descubra como se tornar um especialista em pesquisa de mercado!

A pesquisa de mercado existe para ajudar empresas e pessoas a tomar decisões com mais segurança. Ela oferece dados e insights que auxiliam o processo de tomada de decisão.

Com as pesquisas digitais, o custo e o tempo necessários para fazer uma pesquisa de mercado diminuíram bastante. Por isso, cada vez mais temos pequenas e médias empresas realizando pesquisas de mercado. E, também por isso, a demanda por especialista em pesquisa de mercado também aumentou.

Se você tem interesse em se tornar um especialista em pesquisa de mercado, veja aqui algumas dicas de cursos, especializações e leituras que podem te ajudar a se destacar.

Especialista em pesquisa de mercado: habilidades

O especialista em pesquisa de mercado, antes de mais nada, é um curioso por natureza.

Ele precisa ser inquieto, estar sempre em busca de novos conhecimentos e aprendizados e gostar de inovação.

Procure estar sempre estudando, acompanhe as principais notícias do país e do mundo e não deixe de ler as novidades e tendências das suas áreas de interesse.

Além disso, o profissional de pesquisa deve ter boa capacidade analítica e facilidade para lidar com números e dados. Também precisa ter boa redação, organização e atenção, para fazer relatórios de qualidade.

Gostar de trabalhar em equipe, trabalhar sob pressão e se adaptar a diferentes situações também é um diferencial. O dia a dia de uma empresa de pesquisa de mercado envolve prazos apertados e demandas urgentes.

Por isso, o primeiro passo para se tornar um especialista em pesquisa de mercado é identificar se você tem essas habilidades, e desenvolver aquelas que você acha que pode melhorar.

Especialista em pesquisa de mercado: áreas de conhecimento

O profissional de pesquisa de mercado pode ter diferentes graduações, desde Administração até Comunicação, desde Economia até Psicologia. Mas alguns conhecimentos são fundamentais, como Marketing, Estatística e Gestão de Projetos.

Existem diferentes cursos de pós-graduação e MBA nessas áreas, que podem ser interessantes para complementar o seu nível de conhecimento e o seu currículo.

Se você não quer fazer uma pós-graduação, saiba que existem diversos cursos online que podem ajudar na sua formação. Muitos deles, inclusive, são gratuitos, como os cursos de estatística e de gestão de projetos da Udacity.

Uma outra área muito interessante, que tem bastante afinidade com pesquisa de mercado, é a economia comportamental. Ela une psicologia, neurociência e outras ciências sociais para desvendar o comportamento humano diante das decisões econômicas. Esta é uma área de conhecimento que não para de crescer, e inclusive rendeu o prêmio Nobel de economia ao acadêmico norte-americano Richard H. Thaler em 2017.

Conhecimentos técnicos de um especialista em pesquisa de mercado

Além das habilidades comportamentais e conhecimento que citamos acima, é necessário ter também alguns conhecimentos técnicos específicos.

Saber mexer em algum software de coleta e análise de dados, como por exemplo o Sphinx, é fundamental.

Conhecimento em programação, estatística e data science, entre várias outras áreas, também podem ser um grande diferencial na sua carreira.

Leituras complementares

Como nós já dissemos, o especialista em pesquisa de mercado precisa ser curioso, sedento por informações. Por isso, deve estar sempre estudando.

Na era da transformação digital, estudar não depende necessariamente que você tenha muito tempo ou muito recursos financeiros. É possível fazer cursos online, como citamos acima, e também estudar sozinho.  Existem diversos ebooks, webinars e outros materiais de qualidade disponibilizados gratuitamente.

Veja nossas recomendações:

Ebooks

  • Guia de pesquisa de mercado online: ensina como fazer uma pesquisa de mercado online em 4 passos simples.
  • Ebook Pesquisa de Satisfação: conhecimentos teóricos e práticos sobre pesquisa de satisfação, um dos tipos de pesquisa de mercado mais realizados em todo o mundo.
  • Técnicas de oratória: constantemente, o especialista em pesquisa precisa falar em público ou fazer apresentações para um grupo de clientes. Este ebook da Smartalk ensina as melhores técnicas para falar bem em público.
  • Como criar uma apresentação de dados: Este ebook do Opinion Box em parceria com a Smartalk ensina como fazer uma apresentação impactante com dados de pesquisa.
  • O futuro do trabalho: Entenda o mercado de trabalho do futuro com esses dados de uma pesquisa inédita produzida pelo Opinion Box, pela Rock Content e pelo portal Transformação Digital.
  • Kit do Marketing Digital: Conhecimentos de marketing digital também são importantes para o profissional de pesquisa de mercado. Esse kit da Resultados Digitais vai ensinar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Vídeos

  • Websérie Como Vender mais com pesquisa de mercado: mais um fruto da parceria entre o Opinion Box e a Smartalk, essa série tem 8 vídeos curtos com conteúdo excelente.
  • Curso de pesquisa de mercado: A Endeavor disponibiliza gratuitamente um curso de 2,5 horas para quem quer aprender a fazer pesquisa de mercado.
  • Além dessas dicas de leitura, não deixe de conferir os livros que sugerimos para os especialistas em pesquisa de mercado, e também os melhores TEDs para quem trabalha com pesquisa.

    Também poderá gostar de: