O que faz um analista de pesquisa de mercado?

Daniela Schermann
O que faz um analista de pesquisa de mercado?

Analista de Pesquisa de Mercado: tudo que você precisa saber

A profissão de Analista de Pesquisa de Mercado vem ganhando cada vez mais força nos últimos tempos.

Afinal de contas, seja pelo cenário macroeconômico, pelas mudanças de comportamento causadas pelos avanços tecnológicos, a preocupação de encontrarmos formas mais sustentáveis de produzir e consumir produtos ou pelas transformações decorrentes da pandemia, o mercado está mais competitivo do que nunca para qualquer tipo de empresa. 

Nesse sentido, quando a competição é acirrada, a informação torna-se ainda mais estratégica e necessária. É aí que entra a importância deste profissional.

Mas afinal, como é o dia a dia de um analista de pesquisa de mercado? A seguir, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre essa importante profissão.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um estudo baseado na coleta e interpretação de dados e informações. O principal objetivo desse estudo é gerar insights e dar suporte no processo de tomada de decisões de uma marca ou empresa. Sendo assim, a partir de um problema específico, é traçada a melhor metodologia para coletar os dados necessários.

Nesse sentido, dependendo dos objetivos da pesquisa, é possível fazer uma pesquisa quantitativa ou qualitativa, além de estudos com questionários simples ou projetos mais complexos que podem envolver profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

O que faz um Analista de Pesquisa de Mercado?

O analista de pesquisa de mercado é o profissional que será responsável por coletar informações importantes, analisar as principais tendências de mercado, fazer benchmarking da concorrência e acompanhar reuniões com os clientes da empresa, com o objetivo de propor melhorias para desenvolver estratégias de negócios eficazes.

Em outras palavras, o papel desse profissional é ajudar empresas e instituições a tomar as decisões certas, com base em dados concretos. Além disso, esse profissional é responsável por executar um projeto de pesquisa do início ao fim, ou seja, desde a definição do problema até a análise e apresentação dos resultados.

Para isso, antes de mais nada, ele participará das reuniões de briefing com o objetivo de definir os objetivos e propor as melhores metodologias e amostras para aquele problema. A partir daí, o profissional ainda elabora o questionário de pesquisa, acompanha ou realiza a coleta dos dados, encontra os fornecedores e ferramentas necessárias para aquele projeto, consolida os dados coletados, analisa os resultados e prepara a apresentação com os insights e sugestões.

Por fim, o analista está sempre pesquisando tendências, estudando novas metodologias, testando ferramentas e acompanhando o mercado como um todo.

Qual a importância do analista de pesquisa de mercado?

O analista de pesquisa de mercado será uma peça chave em uma empresa para ajudar na tomada de decisões importantes. 

Afinal de contas, quando essas decisões são baseadas em dados concretos e não em achismos, essa tomada de decisão torna-se mais segura e assertiva.

Além disso, outras vantagens do trabalho desse profissional são:

  • Melhoria nos indicadores de satisfação;
  • Aprimoramento na experiência do consumidor;
  • Alinha a empresa com as principais tendências do mercado;
  • Redução de custos;
  • Campanhas de marketing mais assertivas;
  • E muito mais!

Habilidades do analista de pesquisa de mercado

Todo pesquisador deve ser curioso por natureza e ter sede de conhecimento. No entanto, ao mesmo tempo, ele precisa ter talento para a síntese e ser objetivo para conseguir atingir suas metas com foco e dentro dos prazos estabelecidos.

Nesse sentido, o analista também precisa ser uma pessoa analítica e capaz de lidar com números e dados, especialmente se trabalhar na área quantitativa. Além disso, é fundamental que esse profissional tenha boa redação, organização e atenção para entregar relatórios com qualidade, sejam eles textos escritos ou apresentações.

Quanto ganha um analista de pesquisa de mercado?

O salário de um analista de pesquisa de mercado irá variar de acordo com o grau de senioridade desse profissional.

Nesse sentido, quem está começando a se ingressar na área começa ganhando um salário inicial de aproximadamente 3 salários mínimos e o teto salarial do profissional de nível sênior pode alcançar até por volta de 9 salários mínimos.

Áreas de atuação

A área de pesquisa de mercado não para de crescer. Atualmente, o profissional dessa área pode trabalhar em diferentes mercados e tamanhos de empresa, dependendo do que deseja para a sua carreira. Nesse sentido, existem inúmeros institutos de pesquisa no Brasil, desde pequenas agências até multinacionais.

Além disso, muitas empresas têm uma área própria de inteligência, com uma equipe interna responsável pelo monitoramento constante da concorrência e da satisfação dos clientes, além de determinar quais projetos devem ser feitos para resolver os problemas estratégicos da empresa e apresentar soluções de melhoria com base nos dados coletados.

Para aqueles que gostam de inovação e de tecnologia, o campo da pesquisa digital também não para de crescer. Assim como o Opinion Box, outras empresas desenvolvem soluções de pesquisa digital, seja por email, aplicativo ou redes sociais. É uma área muito interessante que possui oportunidades incríveis.

E para quem não quer trabalhar em empresas, há sempre a possibilidade de ser um pesquisador freelancer, tanto realizando pesquisas qualitativas quanto se tornando especialista em alguma metodologia específica.

Recomendado para você: 3 informações valiosas que toda empresa precisa ter sobre o seu cliente

Áreas do conhecimento

Por se tratar de uma área bem ampla, o analista de pesquisa de mercado pode ter diferentes graduações, desde administração e economia até comunicação ou psicologia.

Mas é importante que ele tenha conhecimento dos fundamentos de marketing e facilidade para aprender, pois a cada novo projeto, ele precisará estudar, pesquisar novos dados e referências e entender muito sobre um assunto.

Aqui no Opinion Box, por exemplo, realizamos em uma mesma semana projetos com temas bem diversos. Nesse sentido, é importante que o analista estude os temas para entendê-los com profundidade e poder sugerir melhorias nos questionários e verificar se os dados estão corretos. Sendo assim, se você gosta de diferentes assuntos, essa área pode lhe interessar.

Você se interessou por essa profissão? Então não deixe de ver aqui os livros que indicamos para quem se interessa por pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de: