Análise de mercado: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Análise de mercado: tudo que você precisa saber

A análise de mercado é fundamental para qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho ou segmento.

Afinal de contas, ela é fundamental para auxiliar no planejamento estratégico, ajuda as marcas a se diferenciarem da concorrência e realizarem campanhas mais assertivas com seu público alvo, além de diversas outras vantagens.

Mas quais são os passos necessários para realizar uma análise de mercado da melhor maneira possível para o seu negócio? Eu vou te contar tudo isso no post de hoje. Confira!

O que é uma análise de mercado?

A análise de mercado é o processo de coleta, análise e interpretação de dados e informações relevantes sobre um determinado mercado ou segmento. Dessa forma, ela visa compreender as condições, tendências e características do mercado em que uma empresa opera ou pretende operar.

Sendo assim, o objetivo principal da análise de mercado é obter insights valiosos que possam orientar a tomada de decisões estratégicas e ajudar uma empresa a identificar oportunidades, entender a concorrência, segmentar o público-alvo, posicionar seus produtos ou serviços e antecipar as mudanças e tendências do mercado.

Tudo isso, é claro, com base em dados concretos e não em achismos. Além disso, a análise de mercado envolve a coleta de dados primários e secundários.

Desse modo, os dados primários são obtidos diretamente por meio de pesquisas de mercado, entrevistas, questionários, observações ou experimentos.

Já os dados secundários são informações já existentes, como relatórios de pesquisa, estatísticas governamentais, dados de concorrentes, análises setoriais, entre outros.

Qual o objetivo de uma análise de mercado?

Uma análise de mercado detalhada e bem feita oferece uma série de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa. Esse conjunto de informações mostra as oportunidades e riscos do segmento, além de fornecer insumos para traçar uma série de ações e estratégias. 

Afinal de contas, sem dados, é muito difícil tomar decisões com segurança. Desse modo, a análise de mercado vai oferecer todos os dados para que a empresa decida os caminhos a seguir. 

Nesse sentido, a análise de mercado permite que você compreenda melhor o seu público-alvo, incluindo suas preferências, comportamentos de compra, necessidades e desejos. Isso ajuda a direcionar suas estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos de forma mais eficaz.

Além disso, ao analisar o mercado, é possível identificar oportunidades de negócio que ainda não podem ter sido bem exploradas. Isso permite que a sua empresa possa  desenvolver soluções inovadoras, destacando-se da concorrência.

Quando fazer uma análise de mercado?

A análise de mercado pode ser feita em diferentes momentos de uma empresa. A primeira recomendação é que, já no plano de negócios da empresa, seja feita uma análise bem detalhada do mercado. Neste momento inicial, a análise de mercado vai inclusive determinar se vale a pena seguir com o empreendimento ou não. 

Além disso, é recomendável que esse documento seja revisto e refeito de tempos em tempos. Quando surgir um novo player no mercado, quando as vendas começarem a sofrer algum tipo de variação aparentemente sem motivos, quando a empresa pretender fazer uma grande mudança – uma fusão ou uma expansão, por exemplo.

Em todos esses casos, é necessário sentar e analisar detalhadamente o mercado, levando em conta todos os pontos que vamos tratar aqui. 

Análise de mercado: como fazer

A análise de mercado, como o próprio nome diz, consiste em analisar o mercado de uma forma geral. Por isso, para fazer esse estudo, é preciso levantar o maior número de informações sobre os diferentes fatores que compõem esse mercado. 

Confira alguns exemplos a seguir.

Defina os objetivos do seu negócio

O primeiro passo para fazer uma análise de mercado é ter as metas e objetivos da sua empresa definidos de uma forma bem clara.

Desse modo, com base na visão da empresa e na análise do ambiente, estabeleça objetivos gerais que a empresa deseja alcançar. Em seguida, desenvolva metas específicas que apoiem cada objetivo geral.

Essas metas devem ser detalhadas, quantificáveis e com prazos definidos. Por exemplo, se o objetivo geral é aumentar a participação de mercado, uma meta específica pode ser alcançar uma participação de mercado de 10% nos próximos dois anos.

Vale lembrar que é muito importante avaliar a viabilidade e a importância de cada meta. Classifique-as com base em sua relevância estratégica e na capacidade da empresa de alcançá-las. Isso ajudará a identificar quais metas são mais críticas e merecem maior atenção.

Identifique o perfil do seu público-alvo

Todo produto ou serviço se destina a alguém. Quem é o público-alvo do seu negócio?

É fundamental identificar o perfil do seu público-alvo e conhecê-lo a fundo. Uma excelente forma de se fazer isso é a partir da pesquisa de buyer persona.

A buyer persona é uma representação dos clientes ideais da sua empresa. Em outras palavras, é um personagem criado, com nome, idade, profissão, desejos e anseios, para ajudar a empresa a entender quem é o seu consumidor ideal.

A pesquisa de buyer persona vai te dar não só as características sociodemográficas do seu cliente, mas também outras informações muito relevantes. Você vai conhecer, por exemplo seus desejos e medos, seus hábitos de compra, sua relação com o universo digital, seus hábitos de mídia e muito mais,

Com essas informações em mãos, fica fácil traçar o perfil do seu cliente ideal e, assim, entender as melhores formas de se relacionar com ele e encantá-lo. 

Além disso, é importante também levantar dados secundários sobre o seu público. Você pode encontrar informações relevantes nos sites do IBGE e do IPEA, por exemplo. 

Por fim, vale avaliar também se uma pesquisa qualitativa, como grupos de discussão, pode ser feita para complementar as informações obtidas. 

Estude as tendências de mercado

Se você está entrando em um novo mercado, ou se sente que precisa obter mais informações sobre o seu mercado atual, o primeiro passo é observá-lo de uma forma mais abrangente.

Qual o tamanho potencial do mercado? Qual o seu impacto na economia? Quantas empresas atuam nesse setor? Ele está em crescimento ou em decadência? Quais as principais dificuldades enfrentadas por quem atua nesse segmento? Quais as leis e normas específicas que regem esse mercado?

Essas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas sobre o contexto atual e as tendências do seu mercado. Existem diferentes formas de se obter essas respostas. Sendo assim, comece realizando uma pesquisa em sites, jornais e revistas.

Dessa forma, ao reunir tudo que já saiu na imprensa sobre o setor, você pode identificar as principais empresas e seus executivos, números relevantes do mercado, previsões e expectativas do mercado e as últimas notícias que aqueceram esse segmento.

Procure saber também se existe algum veículo ou portal especializado deste mercado. Nesses canais, além de notícias e informações, você também normalmente encontra dados financeiros sobre o setor.

Além disso, conversar com profissionais que já atuam nesse mercado, advogados e outros especialistas também pode trazer informações valiosas.

A velocidade com que os mercados estão se transformando, de uma forma geral, estabeleceu um novo ponto de atenção ao estudar o contexto do seu mercado: a transformação digital.

Sendo assim, é preciso entender a maturidade digital do seu mercado, o estágio de automação em que ela se encontra, as soluções digitais específicas desse segmento e outras características significativas da transformação digital no setor.

Faça benchmarking da concorrência

É fácil pensar em uma série de vantagens que o benchmarking da concorrência pode trazer para o seu negócio. Entender o cenário do mercado, descobrir como você está posicionado em relação aos seus concorrentes e encontrar oportunidades, pontos de melhoria e desafios são algumas delas.

Mas será que isso é correto? Se esta é uma preocupação para você, saiba que é algo bem comum. Além de várias empresas realizarem a análise da concorrência, a prática é altamente recomendada por grandes autores e empresários.

Sendo assim, pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para analisar a concorrência é definir quem são os seus concorrentes. E isso não necessariamente é uma tarefa simples.

Primeiramente, identifique os concorrentes diretos, ou seja, aqueles que possuem produtos iguais aos seus e que disputam o mesmo mercado que a sua marca. Em seguida, defina os seus concorrentes indiretos, que são aqueles que oferecem produtos semelhantes aos seus, ou que satisfazem a mesma necessidade ou desejo que o seu. Os concorrentes indiretos disputam o mesmo perfil de consumidor que você.

Ao definir os seus concorrentes diretos e indiretos, é importante buscar identificar quais aqueles que competem de forma mais acirrada com o seu negócio. Podem ser empresas que estão localizadas geograficamente mais próximas ou que praticam estratégias de comunicação semelhantes à sua.

Faça uma análise SWOT

Traduzida como análise FOFA, a análise SWOT é um acrônimo que representa os seguintes elementos: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Dessa forma, ela permite identificar os pontos fortes e fracos internos de uma empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas que ela enfrenta no mercado.

Análise de mercado: tudo que você precisa saber

Comece a fazer a sua análise de mercado agora mesmo

Por fim, agora que você já sabe o que é, a importância e como fazer uma análise de mercado, que tal dar o primeiro passo para colocar tudo isso em prática?

Nós podemos ajudar você nisso! Com as nossas soluções especializadas em pesquisa de mercado e customer experience, você pode realizar suas pesquisas para analisar o seu mercado de atuação.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais!

Também poderá gostar de: