Ebook – Análise de Mercado: Tudo que você precisa saber para conhecer profundamente o seu mercado

Pedro D'Angelo
Ebook   Análise de Mercado: Tudo que você precisa saber para conhecer profundamente o seu mercado

Empresas que querem se sobressair no seu mercado e ocupar a liderança entre os concorrentes precisam encontrar formas de se destacar e se diferenciar. Como fazer isso em mercados cada vez mais competitivos e acirrados? Vou te adiantar a resposta: é com informação e uma boa análise de mercado.

É preciso encontrar dados e insights que fortaleçam a sua inteligência competitiva. Neste material, nós vamos ensinar tudo o que você precisa saber para fazer uma análise de mercado completa, que te ofereça diferentes informações sobre o seu mercado, seus concorrentes e seus consumidores.

A análise de mercado pode ser utilizada por empresas de todos os segmentos, de diferentes tamanhos, e em diferentes momentos. É fundamental conhecer o seu mercado antes mesmo de iniciar as suas operações. Além disso, sempre que houver necessidade, refaça a sua análise. Você pode descobrir novos competidores que ainda não conhecia, identificar uma mudança de tendência no comportamento do consumidor ou conhecer um novo fornecedor melhor e mais barato.

Por que e quando fazer uma análise de mercado

Uma análise de mercado detalhada e bem feita oferece uma série de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa. Esse conjunto de informações vai mostrar oportunidades e riscos relacionados ao segmento, além de fornecer insumos para que diversas ações e estratégias sejam traçadas.

A análise de mercado pode ser feita em diferentes momentos de uma empresa. A primeira recomendação é que, já no plano de negócios da empresa, seja feita uma análise bem detalhada do mercado. Neste momento inicial, a análise de mercado vai inclusive determinar se vale a pena seguir com o empreendimento ou não.

Além disso, é recomendável que esse documento seja revisto e refeito de tempos em tempos. Quando surgir um novo player no mercado, quando as vendas começarem a sofrer algum tipo de variação aparentemente sem motivos, quando a empresa pretender fazer uma grande mudança – uma fusão ou uma expansão, por exemplo. Em todos esses casos, é necessário sentar e analisar detalhadamente o mercado, levando em conta todos os pontos que vamos tratar em mais um ebook exclusivo do Opinion Box.

Para aprender, na prática, a fazer uma análise de mercado completa e detalhada, baixe o nosso ebook clicando no banner abaixo.

Também poderá gostar de:

3 coisas que você precisa saber antes de criar seu questionário de pes... Seja para fazer uma pesquisa por email com seus clientes ou em nosso painel de respondentes, você vai precisar de um que...
Convite de pesquisa de mercado: Como escrever um email adequado Para ter uma boa taxa de resposta na sua pesquisa por email, é preciso escrever o convite de pesquisa de mercado ideal! ...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail