Coleta de dados: o que é quais são os melhores métodos

Maria Luísa Andrade
Coleta de dados: o que é quais são os melhores métodos

Uma das etapas cruciais de uma pesquisa é a coleta de dados. É nessa etapa que vamos em busca das entrevistas que depois se transformaram em insights valiosos e nos guiaram  durante a tomada de decisões. 

Se você tem um negócio, sabe da importância de estar sempre buscando informações sobre os consumidores, o mercado e sobre as novas tendências. São esses dados que nos ajudam a tomar decisões, planejar estratégias e até mesmo evitar erros no dia a dia.  Contudo, só é possível conseguir análises precisas e factuais através da coleta de dados recorrentes. 

Para saber mais sobre coleta de dados e qual o melhor tipo para a sua empresa, leia o post e fique por dentro do assunto!

O que é coleta de dados? 

A coleta de dados é o processo que vai coletar entrevistas de pessoas para a investigação de uma pesquisa. É a partir dessas respostas que vamos analisar e estudar as informações para responder uma hipótese, buscar a solução de um problema e até mesmo observar novas tendências no mercado.

Esses dados coletados são fundamentais para o planejamento de estratégias e a tomada de decisões em uma empresa.

Qual a importância da coleta de dados?

A coleta dos dados é de extrema importância pesquisa porque vai gerar os dados para a validação de uma pesquisa. Não adianta ter o questionário perfeito se a coleta for feita de maneira incorreta que vai invalidar os resultados. 

Um erro durante a coleta pode prejudicar todas as outras etapas de uma pesquisa. Por isso, é essencial trabalhar com profissionais qualificados que irão conduzir a coleta de dados da forma correta.

Qual metodologia devo usar na coleta de dados?

Você deve estar se perguntando: mas qual tipo de coleta de dados eu devo usar? Para definir isso, primeiro é preciso estabelecer qual metodologia de pesquisa você vai utilizar. 

Uma pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa, entender a diferença entre essas suas abordagens vai te ajudar a determinar como será feita a coleta.

Pesquisa qualitativa

Uma pesquisa qualitativa é aquela que examina informações mais subjetivas e em profundidade. Nesse sentido, sua metodologia é exploratória e não estruturada, se baseia em pequenas amostras que irão proporcionar percepções e ajudarão na compreensão do problema.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa busca responder questionamentos com base em dados. Ou seja, é um estudo estatístico que vai explicar numericamente as hipóteses levantadas em estudo. 

Nesse tipo de pesquisa, é feito um estudo estruturado, com questões objetivas que levantam um grande volume de dados a partir das respostas dos entrevistados.

Amostragem dos dados

Pronto, agora que você já sabe qual a metodologia usar é necessário determinar a amostra. Isto é, grupo de pessoas que vão participar e responder a sua pesquisa. Assim, a partir dessas respostas, vamos extrair informações valiosas para o seu negócio. 

Em uma pesquisa a amostra pode ser probabilística ou não probabilística.

Amostra probabilística

Em uma amostra probabilística todos os elementos do universo têm a mesma chance de ser selecionado para a amostragem, porque ela garante o acaso na escolha da amostra. Dessa forma, mesmo que a população tenha 70.000 pessoas, cada uma delas tem a mesma probabilidade de participar da pesquisa.

Amostra não probabilística

Na amostra não probabilística, existe uma escolha determinada dos participantes da pesquisa. Nessa amostragem, a escolha das pessoas depende do pesquisador.

Tipos de coleta de dados

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre coleta de dados, vou te contar um pouco sobre cada tipo de coleta. Dessa maneira, você pode conhecer e entender melhor como funciona cada uma delas, escolhendo a que faz mais sentido para o seu negócio e pesquisa. 

Coleta de dados qualitativas 

  • Grupos de discussão 

Os grupos de discussão reúnem pessoas que fazem parte do público alvo da pesquisa ou possuem perfis similares. Através das conversas e trocas entre os participantes, vão sendo tiradas percepções para a compreensão de uma questão.

  • Entrevistas em profundidade

As entrevistas em profundidade são direcionadas para aquelas pessoas que não possuem disponibilidade para participar de um grupo de discussão. Esse tipo de coleta também pode ser usado por empresas que optem por fazer entrevistas individuais para explorarem melhor as respostas de cada um dos participantes.

  • Observação informal

A observação informal consiste em observar continuamente comportamentos de consumidores e objetos na situação que está sendo feita a pesquisa. Esse tipo de coleta permite que o pesquisador realmente veja como a pessoa objeto se comporta no dia-a-dia, mostrando dados que não veria de outra forma. 

Apesar disso, impede aprofundamentos em determinados aspectos e dependendo de como é feita a observação o comportamento pode ter alterações.

Coleta de dados quantitativas 

  • Correios 

Neste modelo de coleta, os questionários de pesquisa podem ser enviados através do Correios para os entrevistados. Uma desvantagem é que a coleta de dados leva mais tempo, já que depende do tempo de entrega ao destinatário e da postagem do questionário respondido. 

  • F2F

A coleta F2F é aquela em que as pesquisas são conduzidas pessoalmente, como é o caso do censo realizado pelo IBGE. Nesse tipo de coleta de dados, é comum que o pesquisador realize entrevistas na rua, em pontos com grandes fluxos de pessoas, ou também podem ser realizadas de porta a porta, com visitas domiciliares. 

  • CATI

O Computer-assisted Telephone Interviewing, mais conhecido como CATI, é um método de coleta de entrevistas por telefone. Esse é um dos métodos mais conhecidos, porém para a sua realização é necessário uma central de ligação telefônica, com um grande número de entrevistadores para conduzirem a pesquisa. 

  • Coleta de dados online

Na coleta de dados online ou CAWI (Computer Assisted Web Interview), as entrevistas são feitas digitalmente através de link, mailing ou plataforma de consumidores. 

Um grande diferencial desse tipo de coleta é o tempo demandado para realizar as entrevistas. Depois de programar e enviar o questionário para os respondentes, você consegue ter os dados coletados em poucos dias.

Por fim, se você deseja fazer uma pesquisa de mercado online com milhares de consumidores em poucos dias e a um custo acessível, a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box é a solução ideal. 

Quer saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e faça uma pesquisa de mercado voltada para o seu segmento de atuação!

Também poderá gostar de: