6 dicas para crescer o perfil do Instagram

Letícia Gloor
6 dicas para crescer o perfil do Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas por marcas que querem aumentar suas vendas. Mas o caminho para o sucesso pode parecer muito difícil. Confira 6 dicas para crescer o perfil do Instagram e fazer essa trajetória mais simples e curta.

1 – Conheça seu público

O primeiro passo para ter um bom perfil no Instagram é conhecer o seu público. Sem saber com quem você está falando, não será possível criar conteúdos que irão causar um bom impacto. E esse ponto deve ser o primeiro passo para toda a sua estratégia de marketing digital, não apenas do Instagram.

A melhor maneira de conhecer o seu público é conversando com ele. Através de um questionário online ou ligando para uma amostragem do seu público pode ser o primeiro passo.

A partir disso, você deve criar uma persona com todas as características que poderão te auxiliar na produção de conteúdo. Ou seja:

  • Quais são as dificuldades?
  • Qual é a idade?
  • Qual é o sexo?
  • Quais são os objetivos?
  • Como sua empresa pode ajudá-la?

Com todas essas respostas em mãos, ficará muito mais fácil saber qual o tipo de conteúdo e estratégia adotar.

2 – Tenha um perfil organizado

Com a quantidade de conteúdo sendo produzido, seus posts precisam se destacar. E para isso acontecer, além de ter um conteúdo de qualidade, você precisa ter um perfil que segue uma linha de raciocínio. Não adianta publicar somente por publicar.

Sobre a organização do perfil, alguns pontos precisam ficar claros:

Invista em uma linha editorial

Ter uma linha editorial é o primeiro passo para organizar sua estratégia. Todos os seus conteúdos precisam estar em sintonia. A linha editorial diz respeito tanto à linguagem quanto às imagens publicadas.

Imagina publicar um conteúdo com uma legenda muito coloquial e no post seguinte fazer uma legenda muito formal? Seus seguidores poderão sentir um ruído na comunicação e isso pode prejudicar o engajamento e, consequentemente, suas vendas.

E o mesmo vale para imagens. Por isso, vale a pena investir em um perfil organizado.

Tenha um perfil organizado

Um perfil bonito e harmônico pode fazer você ganhar várias curtidas e seguidores a mais. Mas vale lembrar que um perfil bonito não faz verão. Isso significa que todas as estratégias utilizadas no Instagram precisam estar focadas em converter seus seguidores em clientes. Então é preciso criar uma identidade para as imagens que tenha similaridade com o seu negócio.

Um bom exemplo é o perfil da artista plástica @aleksandrazee. Ela trabalha com madeira e o seu perfil no Instagram é todo em tons amadeirados. Além de muito bonito, o conteúdo segue um conceito e tem um objetivo claro. O resultado? O engajamento do perfil é incrível!

Tenha uma boa biografia

A biografia é o cartão de visitas do seu perfil e, por isso, precisa ficar sempre bonito e voltado para conversão.

O link do seu site, sua área de atuação e a melhor forma de entrar em contato com você são os pontos principais.

Saiba todos os detalhes para ter uma biografia incrível.

3 – Utilize hashtags

As hashtags são um ótimo caminho para crescer o perfil do Instagram. Através dessas palavras mágicas, você pode ficar em contato com o seu público.

Quando pessoas pesquisam hashtags no Instagram, todas as publicações feitas com aquele termo serão exibidas. Então, se você tiver um conteúdo interessante, é possível que você chame a atenção do seu cliente em potencial.

Mas é preciso ficar atento a alguns pontos:

Quantas hashtags utilizar

A indicação é que você aposte em até 5 hashtags por publicação. Apesar do Instagram permitir até 30, não vale a pena exagerar. Ao colocar muitas hashtags em uma mesma publicação, você corre o risco de ser visto como spam, fazendo com que os posts sequer apareçam no feed.

Seguir Hashtag

Com a novidade de seguir hashtag, os perfis precisaram mudar um pouco a estratégia. Antes, muitos apostavam em hashtags sobre o negócio e não tanto em hashtags sobre a publicação. Só que quem está seguindo uma hashtag específica não quer ver a mesma empresa publicando conteúdos que não tenham ligação direta com o termo. Nesse caso, é possível que essa empresa seja silenciada por vários seguidores dessa hashtag.

Então você precisa focar em hashtags que dialoguem com a publicação e não tanto com a sua empresa.

4 – Interaja com o público

Marcas que interagem com o seu público tem mais propensão de obter uma boa resposta dos seguidores. E essa troca é a base de qualquer relacionamento com cliente ou possíveis clientes. Para obter sucesso nessa estratégia, é possível ir por dois caminhos:

Interagir com o público no seu perfil

Toda vez que alguém comentar no seu perfil é importante que você responda. Cada comentário deve ser respondido por mais simples que possa parecer.

Com isso você consegue mais comentários na sua publicação, o que vai aumentar a chance dela ser vista por mais pessoas de acordo com o novo algoritmo do Instagram. Além disso, seus seguidores se sentirão bem de terem sido respondidos por uma marca e a chance de comentarem novamente é maior.

Interagir com o público no perfil deles

Quando uma marca curte publicações de seus seguidores a chance desses seguidores estarem mais dispostos a engajar com a marca cresce. Interagir com publicações interessantes do seu público é uma ideia para aumentar sua quantidade de seguidores e também o seu engajamento.

Aumentar seguidores

Quando alguém que você não conhece interage com uma publicação sua, é comum que você visite o perfil da pessoa em seguida, certo? Se é normal fazer isso em perfis pessoais, imagine o que a curtida de uma marca pode representar para uma pessoa?

Aumentar engajamento

O mesmo princípio pode ser aplicado para o engajamento. Quando alguém interage com o seu perfil é comum haver a tendência de curtir as publicações desse perfil. É claro que essa regra só será aplicada se os posts tiverem boa qualidade.

O problema dessa estratégia é que ela não é escalável. Interagir com perfis chave pode levar muito tempo. Mas você pode utilizar uma automação do Instagram para fazer esse trabalho de forma automática.

Recomendado para você:  Técnicas de fidelização de clientes: como fidelizar o consumidor e vender mais

5 – Não esqueça do Direct

A mensagem direta, também conhecida como Direct ou DM, é outra forma de estabelecer um relacionamento com o seus seguidores. Talvez seja um método não tão conhecido como as curtidas e comentários, mas tem um efeito surpreendente.

Outro ponto importante é que a DM é um dos poucos locais do Instagram que permite inclusão de link. Então você pode enviar o site da sua empresa para seus seguidores e aumentar suas vendas.

A dificuldade dessa estratégia também é a escalabilidade. Enviar mensagens diretas individualmente é muito trabalhoso, mas com uma boa ferramenta de automação isso também pode ser solucionado. Algumas opções do mercado oferecem a possibilidade de enviar mensagem direta automática para novos seguidores já com o link do seu site, por exemplo.

6 – Contrate uma ferramenta de automação

Como foi dito em alguns dos tópicos anteriores, uma boa forma de crescer o perfil do Instagram é com a contratação de uma ferramenta de automação. Elas permitem:

  • Aumentar o número de seguidores de forma automática e segmentada;
  • Enviar mensagens diretas automáticas;
  • Agendar publicações para o dia e horário definido;
  • E interagir de forma automática com seus seguidores.

O Bume é uma das ferramentas mais conceituadas do mercado e uma ótima opção para o seu perfil. Além disso, é possível iniciar um teste grátis por 5 dias para avaliar os resultados antes de contratar.

Acompanhe o blog Marketing nas Redes Sociais para saber de todas as novidades do Instagram.

Também poderá gostar de:

Pesquisa de mercado para PMEs Importância da pesquisa de mercado para as PMEs Muita gente acha que apenas grandes empresas podem fazer pesquisa de me...
Quanto custa uma pesquisa de mercado? Como investir em pesquisa do jei... Você ainda acha que pesquisa de mercado é caro demais? Descubra quanto custa uma pesquisa de mercado neste post que prep...
AUTOR
Letícia Gloor

Letícia Gloor

É jornalista de formação, mas a paixão pelo Marketing Digital fez mudar de áreas. Hoje é especialista em SEO e responsável pelas parcerias do Bume e do blog Marketing nas Redes Sociais.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail