6 dicas para crescer o perfil do Instagram

Letícia Gloor
6 dicas para crescer o perfil do Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas por marcas que querem aumentar suas vendas. Mas o caminho para o sucesso pode parecer muito difícil. Confira 6 dicas para crescer o perfil do Instagram e fazer essa trajetória mais simples e curta.

1 – Conheça seu público

O primeiro passo para ter um bom perfil no Instagram é conhecer o seu público. Sem saber com quem você está falando, não será possível criar conteúdos que irão causar um bom impacto. E esse ponto deve ser o primeiro passo para toda a sua estratégia de marketing digital, não apenas do Instagram.

A melhor maneira de conhecer o seu público é conversando com ele. Através de um questionário online ou ligando para uma amostragem do seu público pode ser o primeiro passo.

A partir disso, você deve criar uma persona com todas as características que poderão te auxiliar na produção de conteúdo. Ou seja:

  • Quais são as dificuldades?
  • Qual é a idade?
  • Qual é o sexo?
  • Quais são os objetivos?
  • Como sua empresa pode ajudá-la?

Com todas essas respostas em mãos, ficará muito mais fácil saber qual o tipo de conteúdo e estratégia adotar.

2 – Tenha um perfil organizado

Com a quantidade de conteúdo sendo produzido, seus posts precisam se destacar. E para isso acontecer, além de ter um conteúdo de qualidade, você precisa ter um perfil que segue uma linha de raciocínio. Não adianta publicar somente por publicar.

Sobre a organização do perfil, alguns pontos precisam ficar claros:

Invista em uma linha editorial

Ter uma linha editorial é o primeiro passo para organizar sua estratégia. Todos os seus conteúdos precisam estar em sintonia. A linha editorial diz respeito tanto à linguagem quanto às imagens publicadas.

Imagina publicar um conteúdo com uma legenda muito coloquial e no post seguinte fazer uma legenda muito formal? Seus seguidores poderão sentir um ruído na comunicação e isso pode prejudicar o engajamento e, consequentemente, suas vendas.

E o mesmo vale para imagens. Por isso, vale a pena investir em um perfil organizado.

Tenha um perfil organizado

Um perfil bonito e harmônico pode fazer você ganhar várias curtidas e seguidores a mais. Mas vale lembrar que um perfil bonito não faz verão. Isso significa que todas as estratégias utilizadas no Instagram precisam estar focadas em converter seus seguidores em clientes. Então é preciso criar uma identidade para as imagens que tenha similaridade com o seu negócio.

Um bom exemplo é o perfil da artista plástica @aleksandrazee. Ela trabalha com madeira e o seu perfil no Instagram é todo em tons amadeirados. Além de muito bonito, o conteúdo segue um conceito e tem um objetivo claro. O resultado? O engajamento do perfil é incrível!

Tenha uma boa biografia

A biografia é o cartão de visitas do seu perfil e, por isso, precisa ficar sempre bonito e voltado para conversão.

O link do seu site, sua área de atuação e a melhor forma de entrar em contato com você são os pontos principais.

Saiba todos os detalhes para ter uma biografia incrível.

3 – Utilize hashtags

As hashtags são um ótimo caminho para crescer o perfil do Instagram. Através dessas palavras mágicas, você pode ficar em contato com o seu público.

Quando pessoas pesquisam hashtags no Instagram, todas as publicações feitas com aquele termo serão exibidas. Então, se você tiver um conteúdo interessante, é possível que você chame a atenção do seu cliente em potencial.

Mas é preciso ficar atento a alguns pontos:

Quantas hashtags utilizar

A indicação é que você aposte em até 5 hashtags por publicação. Apesar do Instagram permitir até 30, não vale a pena exagerar. Ao colocar muitas hashtags em uma mesma publicação, você corre o risco de ser visto como spam, fazendo com que os posts sequer apareçam no feed.

Seguir Hashtag

Com a novidade de seguir hashtag, os perfis precisaram mudar um pouco a estratégia. Antes, muitos apostavam em hashtags sobre o negócio e não tanto em hashtags sobre a publicação. Só que quem está seguindo uma hashtag específica não quer ver a mesma empresa publicando conteúdos que não tenham ligação direta com o termo. Nesse caso, é possível que essa empresa seja silenciada por vários seguidores dessa hashtag.

Então você precisa focar em hashtags que dialoguem com a publicação e não tanto com a sua empresa.

4 – Interaja com o público

Marcas que interagem com o seu público tem mais propensão de obter uma boa resposta dos seguidores. E essa troca é a base de qualquer relacionamento com cliente ou possíveis clientes. Para obter sucesso nessa estratégia, é possível ir por dois caminhos:

Interagir com o público no seu perfil

Toda vez que alguém comentar no seu perfil é importante que você responda. Cada comentário deve ser respondido por mais simples que possa parecer.

Com isso você consegue mais comentários na sua publicação, o que vai aumentar a chance dela ser vista por mais pessoas de acordo com o novo algoritmo do Instagram. Além disso, seus seguidores se sentirão bem de terem sido respondidos por uma marca e a chance de comentarem novamente é maior.

Interagir com o público no perfil deles

Quando uma marca curte publicações de seus seguidores a chance desses seguidores estarem mais dispostos a engajar com a marca cresce. Interagir com publicações interessantes do seu público é uma ideia para aumentar sua quantidade de seguidores e também o seu engajamento.

Aumentar seguidores

Quando alguém que você não conhece interage com uma publicação sua, é comum que você visite o perfil da pessoa em seguida, certo? Se é normal fazer isso em perfis pessoais, imagine o que a curtida de uma marca pode representar para uma pessoa?

Aumentar engajamento

O mesmo princípio pode ser aplicado para o engajamento. Quando alguém interage com o seu perfil é comum haver a tendência de curtir as publicações desse perfil. É claro que essa regra só será aplicada se os posts tiverem boa qualidade.

O problema dessa estratégia é que ela não é escalável. Interagir com perfis chave pode levar muito tempo. Mas você pode utilizar uma automação do Instagram para fazer esse trabalho de forma automática.

5 – Não esqueça do Direct

A mensagem direta, também conhecida como Direct ou DM, é outra forma de estabelecer um relacionamento com o seus seguidores. Talvez seja um método não tão conhecido como as curtidas e comentários, mas tem um efeito surpreendente.

Outro ponto importante é que a DM é um dos poucos locais do Instagram que permite inclusão de link. Então você pode enviar o site da sua empresa para seus seguidores e aumentar suas vendas.

A dificuldade dessa estratégia também é a escalabilidade. Enviar mensagens diretas individualmente é muito trabalhoso, mas com uma boa ferramenta de automação isso também pode ser solucionado. Algumas opções do mercado oferecem a possibilidade de enviar mensagem direta automática para novos seguidores já com o link do seu site, por exemplo.

6 – Contrate uma ferramenta de automação

Como foi dito em alguns dos tópicos anteriores, uma boa forma de crescer o perfil do Instagram é com a contratação de uma ferramenta de automação. Elas permitem:

  • Aumentar o número de seguidores de forma automática e segmentada;
  • Enviar mensagens diretas automáticas;
  • Agendar publicações para o dia e horário definido;
  • E interagir de forma automática com seus seguidores.

O Bume é uma das ferramentas mais conceituadas do mercado e uma ótima opção para o seu perfil. Além disso, é possível iniciar um teste grátis por 5 dias para avaliar os resultados antes de contratar.

Acompanhe o blog Marketing nas Redes Sociais para saber de todas as novidades do Instagram.

Também poderá gostar de: