Dia dos namorados: o que esperar para a data?

Danielle Salgado
Dia dos namorados: o que esperar para a data?

O amor está no ar! Com o dia dos namorados chegando, muitas lojas do varejo já se preparam para uma das datas mais esperadas das vendas no ano. 

E o que se pode esperar das compras para o dia dos namorados em 2022?

Em um momento de (quase) pós pandemia, o comportamento do consumidor sofreu grandes mudanças, mostrando principalmente que o omnichannel chegou para ficar.

Nesse sentido, para entender melhor sobre as intenções de compra dos consumidores para a data mais romântica do ano, o Opinion Box realizou mais uma pesquisa em parceria com a All In.

Confira a seguir os principais resultados.

Intenção de compra para o dia dos namorados 2022

Ao que tudo indica, grande parte dos consumidores pretendem agradar seus amores com um presente. De acordo com a pesquisa, 61% têm intenção de comprar no dia dos namorados e 13% ainda não sabe se irão presentear alguém na data.

Além disso, 26% não pretendem comprar presentes. No entanto, não se preocupe caso tenha achado a proporção alta. Entre eles, 59% justificaram que não irão presentear alguém porque ainda não encontraram sua metade da laranja.

Em contrapartida, 34% mudariam de ideia e decidiram comprar na data caso tivessem um companheiro(a). Além disso, 12% queriam uma oferta que valesse a pena também. 

Como as pessoas pesquisam presentes para a data?

Com a chegada da pandemia no início de 2020, marcas e consumidores tiveram que se adaptar à nova realidade do isolamento social. E foi assim que o e-commerce se fortaleceu como nunca.

No entanto, e agora que as lojas físicas voltaram a todo vapor? 

Atualmente, mais do que nunca, as lojas precisam se adaptar à estratégia omnichannel, ou seja, estarem presentes em todos os canais que forem possíveis. Afinal, é preciso alcançar o consumidor onde quer que ele esteja, e ele está em todos os lugares.

As respostas sobre como as pessoas pesquisam por presentes para o dia dos namorados deixa isso bem claro.

Nesse sentido, de acordo com a pesquisa, 49% preferem pesquisar ofertas no site da loja, enquanto 48% preferem pesquisar nas próprias lojas físicas – lembrando que esse valor se refere aos 74% que pretendem ou ainda não sabem se vão presentear na data.

Sendo assim, dá pra perceber que é importante estar presente nos meios físicos e online para que os consumidores cheguem à sua marca.

Também chama a atenção que 42% buscam por ofertas em sites de pesquisa e 39% procuram pelo app da loja.

Além disso, as redes sociais vêm ganhando valores cada vez mais expressivos quando o assunto é a busca por ofertas e produtos. Nesse sentido, 26% costumam pesquisar pelo Instagram, 12% pelo Facebook e 11% pelo WhatsApp.

Da mesma forma, isso também significa que investir em anúncios nas redes sociais é uma excelente ideia de conquistar novos clientes para a data. Nesse sentido, 39% afirmam interagir com ofertas em anúncios nesses canais.

Dia dos namorados 2022: como ganhar a atenção dos clientes?

Ao compararmos com o relatório do ano de 2021, percebemos que o valor do frete aumentou levemente. No entanto, já é o suficiente para afetar a jornada do cliente.

Não obstante, 64% dos consumidores afirmaram que as vantagens no frete são fatores essenciais para convencê-los a fechar o pedido. Mais importante que isso, apenas a oferta de bons preços e promoções, escolhida por 76% dos entrevistados. 

E por falar em frete, 57% dos clientes desistiriam de uma compra por valores de frete ruins e 53% por prazos de entrega ruins.

Sendo assim, imagine unir condições de frete grátis + cupons de desconto? É a receita de sucesso para fisgar seu cliente de vez nesta data!

Além disso, a diferença de opiniões de acordo com os gêneros também se destacou em alguns pontos da pesquisa: 56% das mulheres se preocupam com avaliações positivas de outros clientes, contra 45% do público masculino. 

O que os consumidores querem comprar neste dia dos namorados?

Segundo o relatório, neste ano as pessoas têm mais intenção de presentear seus amores com algo do segmento de moda e acessórios, com 53% de preferência.

Em segundo lugar vem o segmento de beleza e cosméticos, com 39%, eletrônicos e informática, com 29% de preferência e alimentos e bebidas, com 20%.

E o orçamento?

Será que os pombinhos apaixonados pretendem desembolsar muito na data mais romântica do ano?

A faixa de preço em que as pessoas têm a intenção de gastar na data ficou entre R$51 e R$200. Nesse sentido, 26% pretendem gastar entre 101 e 200 reais e 23% acreditam que desembolsarão entre 51 e 100 reais no dia dos namorados.

Além disso, em relação à forma de pagamento, metade dos entrevistados pretendem pagar as compras do dia dos namorados parceladas no cartão de crédito e 38% pretendem realizar o pagamento com cartão de crédito à vista.

Também chama a atenção a rápida popularização do pagamento via PIX, principalmente entre a classe CDE, na qual 24% deste público CDE considera pagar com este meio, contra 15% do público AB.

Dia dos namorados 2022: sobre a pesquisa

As 1085 entrevistas para a pesquisa do Opinion Box em parceria com a All In foram coletadas entre 11 e 15 de maio de 2022. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3pp.

Acesse agora o relatório completo da pesquisa de intenção de compra para o dia dos namorados e confira todos os dados na íntegra!

Você também pode realizar a sua pesquisa de mercado por meio da nossa Plataforma de Pesquisa ou fazer uma pesquisa com a ajuda de nossos especialistas. Quer saber mais? Clique no banner abaixo e converse com o nosso time!

Também poderá gostar de: