Curso de UX Research: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Curso de UX Research: tudo que você precisa saber

Para quem busca emprego ou deseja se especializar na área, o curso de UX Research é uma excelente oportunidade para ampliar os seus conhecimentos. Saiba mais!

 

Com uma grande ascensão nos últimos anos, a área de User Experience atualmente já pode ser considerada como uma das mais importantes em uma empresa. Dentro dela, o  profissional de UX Research desempenha um papel muito importante.

Pensando nisso, no post de hoje eu separei tudo que você precisa saber sobre a área que não para de crescer e as vantagens do curso de UX Research. Confira!

O que é UX Research?

O UX Research é o estudo dos usuários e seus requisitos, com o objetivo final de definir e analisar contextos e insights realistas aos processos que fazem parte do design de experiência.

Em outras palavras, esta área trata sobre pesquisas que estão ligadas a descobertas, problemas e validações dos usuários em relação a um produto ou serviço.

Para isso, utilizam-se ferramentas e metodologias voltadas para a área de UX, por meio de estudos que apresentam resultados eficazes.

O que faz um UX Researcher?

Os profissionais de UX Research utilizam diferentes métodos para descobrir problemas e, a partir deles, projetar oportunidades. Sendo assim, ao fazer isso, eles revelam informações valiosas que podem ser aplicadas no processo de design.

Sendo assim, é natural que o profissional de UX tenha potencial para se tornar pesquisador, uma vez que estruturar, aplicar pesquisas e mensurar resultados faz parte do trabalho do UX Researcher.

Por esse motivo, algumas empresas exigem que os candidatos para a vaga de UX Researcher dominem diferentes metodologias de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Além disso, outras responsabilidades que este profissional pode conduzir são:

  • Apoio na construção e aprimoramento de processos voltados para a área;
  • Suporte à equipe de design e produto para a execução de pesquisas exploratórias e de validação;
  • Analisar, cruzar e mensurar os dados e síntese das pesquisas executadas;
  • Planejar e conduzir estudos de usabilidade, entrevistas em profundidade, observações e questionários online;

Por que estudar UX Research?

O profissional de UX Research é uma peça fundamental para auxiliar o time de Design de Produto (Product Design) a entender o cenário do mercado em que o produto está inserido, o comportamento do usuário e auxiliar na tomada de decisões importantes para a área por meio da pesquisa.

Atualmente, existem muitas oportunidades em aberto na área. No entanto, existem poucos profissionais realmente qualificados, por se tratar de uma função relativamente nova.

Sendo assim, é uma grande oportunidade para que você possa aprimorar seus conhecimentos e se ingressar em uma área que está em constante ascensão. 

Quanto ganha um UX Researcher?

O salário do profissional de UX Research varia bastante.

No entanto, de acordo com o Panorama UX Research, a faixa salarial do UX Researcher variou entre 4 e mil reais no ano de 2019.

Nesse sentido, a variação do salário é de acordo com o nível de senioridade deste profissional.

Onde fazer um curso de UX Research?

Se você pretende se especializar na área de UX Research, é preciso ter em mente que ainda não existe uma graduação focada somente nesta área no Brasil.

Sendo assim, algumas empresas exigem qualquer tipo de curso superior como pré-requisito, mas outras focam mais na experiência na área.

Ainda assim, existem diversos cursos de especialização na área disponíveis. Pensando nisso, separei alguns deles para você conferir.

EBAC

No curso de UX Research da EBAC online, você aprenderá de forma aprofundada os principais conceitos sobre metodologias, pesquisa qualitativa, quantitativa, LGPD, Storytelling e Resultados de pesquisa.

O curso é indicado para UX designers nível júnior, gerentes de produtos digitais, empresários e empreendedores. As videoaulas são separadas em 13 módulos, com 13 horas de carga horária total.

Alura

A Alura é uma plataforma que reúne diversos cursos sobre temas variados. Nela, você encontra 9 cursos voltados para a área de UX Research, com 3 instrutores especializados na área.

Os cursos envolvem conceitos básicos até avançados e a carga horária total de todas as aulas, materiais e podcasts é de 64h.

Udemy

O Curso de UX Research da Udemy foca principalmente na pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico. O objetivo é entender qual a melhor maneira de entrar na realidade dos clientes, conversando cara a cara e extraindo o que poderá ser mais relevante.

O conteúdo vai do nível básico ao intermediário e a duração total do curso é de 4 horas. 

Curtiu o conteúdo? Então não deixe de acompanhar aqui no Blog do Opinion Box os nossos conteúdos voltados para customer experience e pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de: