Conteúdos para aprender em casa sem perder a produtividade

Pedro D'Angelo
Conteúdos para aprender em casa sem perder a produtividade

Diante das dificuldades do momento atual que vivemos, é bem possível que você esteja lendo este artigo direto da sua casa. Com um grande número de pessoas em isolamento social, as empresas brasileiras estão se voltando para regimes home office. Além disso, ainda há quem não consegue desempenhar seu trabalho de casa e, mesmo assim, precisa ficar em quarentena.

Pensando nisso, nós do Opinion Box separamos alguns conteúdos para você aprender em casa e aprofundar seu conhecimento. Estando trabalhando ou não, confira uma seleção de textos e materiais que vão te ajudar a ser produtivo, ao mesmo tempo que lida com situações novas e sobrevive à crise.

Lista de conteúdos para aprender em casa

Como desvendar o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor muda o tempo todo. Essas mudanças são estimuladas a partir de novas tecnologias, de novas formas de se relacionar com marcas, mas também por uma série de outros fatores, que vão muito além dos negócios.

Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas são impactadas e mudam seus hábitos diante desses fatores. Para as empresas, para qualquer pessoa que atende e vende para clientes, conhecer bem o seu consumidor a todo momento é essencial.

É a partir de dados sobre seu consumidor que você poderá elaborar ações de marketing, abordagens de vendas e demais estratégias que funcionam de verdade.

Para entender o comportamento do consumidor, veja nosso ebook especial sobre o tema.

Cultura de dados

Uma empresa que possui uma cultura orientada por dados é aquela que toma decisões de forma inteligente, baseada em dados e não em achismos.

Principalmente em momentos delicados, confiar em dados é essencial. Para as empresas, basear a tomada de decisões em informações concretas é o que ajuda a garantir um futuro mais tranquilo.

Quando bate a incerteza, o importante é ter uma cultura de dados forte e já enraizada nas práticas do seu negócio.

Mas como garantir que você tem a cultura de dados no seu DNA?

Nós elaboramos um ebook completo sobre cultura de dados para te ajudar nisso. Leia para entender o que é cultura de dados e como implantar essa mentalidade no seu negócio.

Conteúdos para aprender em casa sem perder a produtividade

Experiência do cliente (customer experience)

Quem acompanha notícias do mercado, tendências de consumo e as novidades do marketing já está cansado de saber: vivemos na era da experiência.

Mais do que apenas manter a satisfação do consumidor, as empresas tem que se preocupar em oferecer experiências marcantes para seu público.

Da mesma forma que é preciso estar de olho no comportamento do consumidor, se preocupar com a experiência é importante para garantir o desenvolvimento de ações efetivas para conquistar seu consumidor. Na prática, uma boa estratégia de customer experience garante clientes mais satisfeitos e até mais fiéis à empresa.

Para aprender sobre customer experience, o Opinion Box tem alguns materiais gratuitos para te guiar.

Conteúdos para aprender em casa sem perder a produtividade

Customer Success

Depois de falar sobre Customer Experience, nada mais natural que levar a conversa para o sucesso do cliente.

Customer Success é o caminho certo para garantir uma ótima experiência, um bom relacionamento e os melhores resultados para o seu cliente.

Nos últimos anos, esse termo invadiu as áreas de negócios e de marketing de diversas empresas. Jovens profissionais estão seguindo a carreira de Customer Success Manager e muitas marcas estão construindo áreas de Sucesso do Cliente ou adaptando seus setores de Retenção e Fidelização.

Saiba mais sobre o que é customer sucess e como implantar suas estratégias no nosso ebook gratuito sobre o assunto.

Pesquisa de mercado online: por que fazer?

Antes de mais nada, vamos direto ao ponto: fazer uma pesquisa de mercado online é rápido, fácil e barato.

A pesquisa digital funciona em todos os momentos, diante de quaisquer circunstâncias e podem ser decisivas em momentos difíceis de um negócio.

Pesquisas ajudam a entender seu público, o que ele pensa, como reage às situações, como está comprando, economizando e muito mais.

Em momentos de crise, pesquisas ajudam a basear até mesmo as decisões mais emergenciais.

Para que você conheça o mundo da pesquisa de mercado online e as suas vantagens, alguns materiais que o Opinion Box oferece gratuitamente:

NPS e metodologias de pesquisa de satisfação

Outra dica para aproveitar o tempo para aprender em casa é se aprofundar em temas específicos, mas ainda assim essenciais para qualquer negócio.

Pesquisas de satisfação são algumas das mais básicas que toda empresa pode fazer. Questionários simples, custos baixíssimos, pesquisas que podem ser feitas até gratuitamente. Isso, é claro, ainda rendendo ótimos resultados e dados importantíssimos para qualquer negócio.

Em momentos difíceis, acompanhar a satisfação do cliente se faz ainda mais importante.

Entender possíveis gargalos no seu atendimento ao cliente pode te ajudar a conversar melhor com ele. Insatisfações com o produto podem ser resolvidas rapidamente quando descobertas em uma pesquisa. E esses são só alguns exemplos do que é possível fazer com uma pesquisa de satisfação.

O NPS, enquanto metodologia de satisfação, é um exemplo famoso do que você pode fazer. Sendo uma pesquisa bastante simples, é impressionante como você pode aprender aplicando um questionário de NPS.

Por isso, não deixe de colocar na lista de materiais para aprender em casa:

Toda a lista acima tem como objetivo te informar, aprofundar seu conhecimento e ajudar não só a aprender em casa, mas também a tomar melhores decisões – mesmo em momentos difíceis.

Além de tudo isso, o Opinion Box está online e disponível para te atender. Se precisar discutir demandas de pesquisa, como os dados podem ajudar em momentos de crise, ou tiver alguma dúvida sobre pesquisa online e experiência do consumidor, não deixe de falar com a gente.

Você pode entrar em contato com nossa equipe por aqui ou agendar um bate-papo no banner abaixo.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.